Como o Facebook aplica a regra dos 20% nas imagens dos anúncios?

 Em Facebook

Desde o dia 15 de fevereiro, uma nova regra para imagens começou a ser aplicada pelo Facebook. Novas regras para imagens de capa e posts patrocinados entraram em vigor e tem preocupado muitos gestores de páginas. O fato é que a aplicação mais efetiva se dá nos momentos em que usamos o recurso “Post Patrocinado”. A regra é clara: imagens com mais de 20% de texto não podem ser usadas em neste formato de anúncio. Ao promover uma publicação feita em páginas no Facebook, em muitos casos, a imagem não é aceita e o anúncio acaba recusado.

No post “Infográfico: Novas regras para imagens de capa e posts patrocinados” trouxe um guia que pode ajuda-lo a se precaver e criar imagens dentro das regras do Facebook antes de postá-la em sua página. Assim, você evita aborrecimentos com anúncios bloqueados e perda de tempo com a criação de novas campanhas. Vale lembrar que as imagens se referem aos posts com exibição no Feed de Notícias.

Como o Facebook aplica a regra dos 20%?

Devido ao grande volume de anúncios feitos no Facebook, há um período de tempo entre a imagem ser transformada em um anúncio e ser avaliada pela ferramenta. Por isso, em muitos casos o anúncio funciona por um dia ou algumas horas, depois acaba sendo bloqueado.

A regra dos 20% de texto é aplicada por uma ferramenta de detecção de texto (ah vá!). Desta forma, todas as imagens passam por essa ferramenta que “corta” a imagens em 25 quadrados.  A fórmula é simples: se 25 quadros correspondem a 100% da imagem, 5 quadros correspondem a 20%. O ideal é pegar a imagem original e dividir em 5 quadros de largura e 5 de altura, já que elas podem ter tamanhos variados e serem redimensionadas proporcionalmente (dica do Willian Nandi).

Para ficar mais fácil o Facebook lançou a “Ferramenta oficial do Facebook para calcular porcentagem de texto em anúncios

Como calcular?

Uma forma simples de calcular seria dividindo as imagens com que você deseja promover em 25 quadros.

Como exemplo, usei um banner de divulgação de um curso. Na primeira imagem, o conteúdo dividido entre os quadros. Na segunda, os quadros que provavelmente o leitor de texto do Facebook pegaria. No caso, foram 8 quadros, o que daria 32% de texto e a imagem seria reprovada.

Proporção de texto em imagens de posts patrocinados

Mais exemplos temos nas imagens a seguir.

Via: Adespresso

Via: Adespresso

Espero que este molde ajude suas campanhas a serem mais efetivas e ágeis. Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos e bons negócios!

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Via: Adespresso


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10 comentários
  • Marcos Rezende
    Responder

    Oi Camila, o uso dos grides auxilia e muito a criação dos novos anúncios. Obrigado por compartilhar esta dica.

  • Victor Suriano
    Responder

    Olá Camila… seu conteúdo, como sempre, é perfeito. Parabéns….

    • Camile Woinarski
      Responder

      Obrigada, Victor 🙂

      Continue por aqui com a gente.

      Grande abraço.

      #equipecamilaporto

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