Já pensou em usar emoji nos anúncios do Facebook e de outras redes sociais?

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A carinha amarela sorrindo :)! Todo mundo conhece esse ícone visual – presente principalmente nas mensagens de textos nos celular. Ele é um emoji, ou emoticon, como também é conhecido. Mas, você sabia que usar emoji nos anúncios do Facebook pode ser considerado mais um segredinho que muitas marcas estão apostando?

Esses símbolos trazem uma ideia mais leve para os textos das campanhas. As carinhas amarelas estão presentes no dia a dia de muitas pessoas que usam o Messenger, o WhatsApp e tantas outras redes sociais. É uma maneira de se expressar sem usar textos. “Uma imagem vale mais que mil palavras”, você conhece esse velho ditado, não é mesmo?

Se pararmos para pensar na quantidade de emojis que nós mesmos usamos durante o nosso dia, podemos perceber como as marcas podem começar a acompanhar essa tendência de comunicação e, por que não, passar a usar emojis nos anúncios do Facebook?

Estratégia e foco no cliente

Com a estratégia certa, usar emoji nos anúncios do Facebook e de outras redes sociais pode trazer benefícios para seu negócio.

Mas, antes de começar a fazer posts cheios de emojis, analise bem seu público. Esse é o passo inicial para pensar nesse tipo de planejamento. Se você tem uma empresa com clientes mais conservadores, nem sempre essa aposta vai funcionar.

É bom ficar atento a alguns itens:

  • Estude os tipos de emoji: entenda o que cada símbolo significa. Tem que ser um estudo para você aprender o “idioma das carinhas”;
  • Trace estratégias: após entender essa nova língua, estude e descubra formas de usá-lo em seus anúncios quando conveniente. Sabendo usar o emoji certo, no timing certo, as chances de ter um engajamento maior na sua postagem aumentam;
  • Saiba com que você está falando: o básico! Você precisa conhecer sua persona para saber a forma correta de se comunicar com ela. Afinal, escrever uma mensagem para alguém de 50 anos é diferente do que escrever uma mensagem para quem tem 16 anos;
  • Responda seus clientes com emojis: se usar emojis combina com seu público, uma forma de começar a adotá-los na sua estratégia é respondendo seus fãs com emojis. Esse pode ser o pontapé inicial para você sentir a recepção deles com esses símbolos;
  • Humanize sua marca: assim como nós usamos emojis para expressar algo no nosso cotidiano, usar em um anúncio da sua marca também faz com que sua empresa fique mais humana para seu cliente. Rola essa aproximação da marca-cliente.

Como usar emoji nos anúncios do Facebook e de outras redes sociais

Lá em 2015, quem identificou e usou essa estratégia de marketing em anúncios foi a Chevrolet. A empresa emitiu um comunicado de imprensa todo feito com emoticons, veja abaixo:

Fonte: Chevrolet

O resultado foi um verdadeiro sucesso, sendo que diferentes sites noticiaram essa campanha irreverente, que foi muito bem recebida. Os ícones transmitiam imediatamente o tom e sentimento da conversa, característica clássica dos emojis.

Outra marca que apostou nos emoticons foi a Domino’s. Os clientes da empresa podiam encomendar pizzas usando os emojis em mensagens no Twitter.

Mas até aí você deve pensar: ok, são duas empresas com orçamentos enormes para investir e testar campanhas assim. Mas e EU, como EU posso usar esses recursos no meu negócio?

Para te ajudar a entender essa estratégia, nós separamos alguns estudos de caso para trazer os resultados desses testes de campanhas que se deram bem usando emojis:

Engajamento de 25,4% maior no Twitter

O primeiro é do fundador e CTO da agência de publicidade online WordStream, Larry Kim. O especialista decidiu fazer um teste A/B para verificar se o uso dos emojis influenciava no engajamento de suas campanhas no Twitter.

Fonte: Wordstream

Após o período de testes, Kim observou que os anúncios com emoji tiveram 25,4% mais engajamento do que os tweets “normais”. E o custo por engajamento também foi menor nesse teste com os emoji.

241% de taxa de clique maior no Facebook

A startup Scoro teve um resultado incrível. A ideia da empresa era reduzir o custo por clique e aumentar as taxas de cliques (CTR) em seus anúncios no Facebook. Fazendo um teste A/B, a empresa só adicionou um emoji em um título de sua campanha.

Fonte: Adespresso

O resultado? O anúncio com esse emoticon teve 241% mais cliques. Depois desse resultado, a empresa passou a usar mais emojis em seus posts no Facebook e vem tendo bons resultados.

Segundo eles, a taxa de cliques nessas publicações fica em torno de 30% a 40% maior do que os demais posts. O custo por clique da Scoro, nesse teste A/B, foi 20% mais baixo.

Taxa de cliques 12% maior, mas custo um pouco mais elevado

Outra empresa que abriu o teste A/B feito com anúncios no Facebook foi a Adespresso. Ele fizeram uma campanha, colocando emoticons no título da publicação e também no texto da postagem.

Fonte: Adespresso

O primeiro resultado em relação à taxa de cliques trouxe bons frutos e um aumento de 12% na CTR. Mas, eles também observaram que o custo por clique também ficou maior. O anúncio normal tinha um custo de US $ 0,639 enquanto a campanha com emoji US $ 0,720. Nem sempre tudo vai sair perfeitamente certo, não é mesmo?

Por isso é extremamente importante você fazer um teste A/B com suas campanhas e testar se essa estratégia faz sentido para seu negócio.

Para você conhecer listas de emojis, vale a pena acessar o Facebook Symbols e também o Get Emoji. Esses dois sites apresentam os emoticons e você pode copiar e colar em suas postagens.

Agora conte para nós: você acredita que já pode começar a usar emoji nos anúncios no Facebook da sua empresa? Após seus testes, compartilhe sua experiência conosco, vamos adorar saber seus resultados.

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Outro recurso que faz a diferente em um anúncio é o botão de call to action. Isso porque é nesse botão que a pessoa vai clicar para fazer um cadastro, saber mais sobre um assunto e até fechar uma compra.

Mas, você sabia que é possível fazer posts normais no Facebook usando um botão de CTA assim… E DE GRAÇA?

Confira nosso tutorial com o passo a passo a comece hoje mesmo a fazer postagens assim em sua página:

COMO ADICIONAR UM BOTÃO DE CALL TO ACTION EM UM POST DO FACEBOOK DE GRAÇA

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