Ferramentas para criar conteúdos que geram engajamento no Facebook

 Em Facebook

10 entre 10 administradores de páginas desejam uma coisa: aumentar o engajamento em sua fanpage! O problema é que muitos empreendedores têm dificuldades em criar conteúdos que geram engajamento. Mas usando as ferramentas certas, você pode virar esse jogo!

Engajamento no Facebook é o quanto você consegue prender a atenção da sua audiência. É o envolvimento com as postagens e a interação dos seus fãs com sua fanpage. De forma resumida, o engajamento é o relacionamento que sua empresa tem com seus seguidores. E isso vai muito além de números ou de quantidade de curtidas que uma página pode ter na rede social.

Uma coisa que sempre reforçamos no treinamento Facebook Essencial é que curtida na página não paga contas! De nada adianta você ter uma página no Facebook com 1 milhão de curtidas, sendo que seus posts não possuem comentários e tudo o que você publica é sumariamente ignorado!

Para virar esse jogo, você precisa de ferramentas e estratégias certas! Assim, você passa a gerar conteúdos que envolvem mais e, consequentemente, melhora o engajamento na fanpage.

Como sabemos que isso é complicado e demanda tempo, nós separamos alguns sites e aplicativos que podem te ajudar demais a criar conteúdos que geram engajamento no Facebook.

Ferramentas para criar conteúdos que geram engajamento no Facebook

Antes de tudo, temos algo muito importante para te alertar. De nada adianta você usar todas essas ferramentas que vamos listar abaixo se você não conhecer realmente o seu cliente. Você estará perdendo seu tempo!

Antes de dar início em suas criações, saiba exatamente com que você está falando. Sim, isso mesmo! Você precisa entender profundamente o perfil do seu cliente para saber exatamente o que ele gosta e não gosta de consumir nas redes sociais.

Para isso, vamos deixar a indicação de dois e-books:

  • Checklist de engajamento: um e-book gratuito com as táticas que seguimos aqui na nossa empresa para atrair a atenção dos clientes, além de um módulo com táticas para definição de personas.
  • Guia de definição de personas: um guia completíssimo com tudo o que você precisa saber sobre personas. O e-book apresenta, inclusive, 51 perguntas para te ajudar a definir sua persona.

Feitos os avisos, vamos para a ação!

1. Lumen5

Ferramentas para criar conteúdos que geram engajamento no Facebook

Os vídeos são os conteúdos que mais geram engajamento. Você já deve estar cansado de ouvir nosso time falando isso, não é mesmo? Mas é real, por isso sempre vamos reforçar (até que o Facebook decida mudar tudo rs).

E um tipo de vídeo que bomba no Facebook é aquele formato estilo slideshow. Esses vídeos apresentam imagens e vídeos com legendas. As pessoas podem consumir esse material sem necessariamente ativar o áudio. Essa é uma tendência forte nas redes sociais e você deveria aproveitá-la em seu negócio.

Para produzir esses vídeos, a recomendação é o Lumen5. Esse site permite que você crie vídeos estilo slideshow em menos de 5 minutos! É super rápido, prático e funciona de verdade. Esses vídeos com legendas são legais caso você morra de vergonha de aparecer vídeos. Isso porque você usa fotos e texto para ilustrar a sua fala. A ferramenta é gratuita e possui muitas funções.

2. Rocketium

Ferramentas para criar conteúdos que geram engajamento no Facebook

Seguindo a mesma linha do Lumen5, queremos apresentar para você o Rocketium. Com essa ferramenta online, você consegue criar vídeos para as redes sociais em poucos minutos.

Seja com ilustrações de imagens ou outros vídeos, você faz a pesquisa dentro do próprio Rocketium ou pode enviar seus conteúdos para criar vídeos. E, sempre reforçando: vídeos são os conteúdos que mais geram engajamento no Facebook.

3. CLIPS

Ferramentas para criar conteúdos que geram engajamento no Facebook

O Clips permite criar vídeos divertidos para usar no Facebook e no Instagram, sendo uma alternativa ótima entre os editores de vídeo para redes sociais.

São efeitos, opções gráficas, adição de textos e muito mais disponível gratuitamente para quem tem um aparelho com iOS.

Um recurso muito bacana do aplicativo é que você pode falar o texto que a ferramenta detecta a sua fala e a transforma em texto. Legal, hein?

4. Canva

Ferramentas para criar conteúdos que geram engajamento no Facebook

O Canva é maravilhoso, não acha? Esse é um dos melhores sites gratuitos para você editar de imagens. Essa é a ferramenta número 1 que indicamos para todos os alunos do treinamento Facebook Essencial.

Isso porque, com ela, você consegue fazer montagens e edições com requintes profissionais! E se você precisa criar conteúdos que geram engajamento no Facebook, postar uma foto bem diagramada e bonita faz toda a diferença!

5. ADOBE SPARK

Ferramentas para criar conteúdos que geram engajamento no Facebook

Essa ferramenta online é uma boa opção para criar imagens elegantes para o Facebook. O site possui modelos prontos e criativos para atender as necessidades de quem administra redes sociais. Se você quer fazer uma montagem para uma data especial, com certeza vai encontrar ideias aqui.

Se você está em busca de ideias para criar conteúdos que geram engajamento no Facebook, aproveitar datas comemorativas é uma boa saída!

6. Stencil

Ferramentas para criar conteúdos que geram engajamento no Facebook

Qualidade! Esse é o ponto principal quando pensamos em atrair a atenção das pessoas nas redes sociais. Criar conteúdos que geram engajamento no Facebook requer isso: faça algo para se diferenciar.

Quer que mais pessoas compartilhem um post seu? Faça a imagem ou o vídeo para esse post com a maior qualidade possível!

E o Stencil pode te ajudar. Esse editor online permite criar imagens com textos, que são ideias para você gerar fotos de frases motivacionais, por exemplo. Se isso combina com seu público, as chances de aumentar as taxas de engajamento podem subir pra valer!

7. Manychat

Ferramentas para criar conteúdos que geram engajamento no Facebook

Sim, uma ferramenta para criar robôs no Messenger pode aumentar o engajamento em sua página, vamos te explicar como. Ao criar um robô no Messenger, você automatiza uma série de envios de mensagens para os fãs que passam a interagir com o bot.

E sabe como você pode usar essa ferramentar para criar conteúdos que geram engajamento na página? Você faz um post na fanpage e, na mensagem, escreve algo como “Você quer vender mais? Digite EU QUERO aqui nos comentários” (só jogando um exemplo). Caso seus fãs desejem saber mais sobre o assunto, eles vão deixar um comentário — o que já é um bom indicativo de engajamento.

Ao usar o Manychat e selecionar uma ferramenta de Growth Tolls, todas as pessoas que digitarem EU QUERO vão receber uma mensagem sua. E essa mensagem pode ter algum link de download ou de acesso para seu site.

O fato é: você incentiva as pessoas a deixarem um comentário e o robô do Messenger se encarrega de fazer o trabalho pesado para você! Defina a sua estratégia para usar os robôs do Messenger com muita atenção. Teste o robô antes de colocá-lo no ar para que tudo esteja fluindo bem, combinado?

Aproveite e confira aqui 4 motivos para você começar hoje mesmo a usar os robôs do Messenger em seu negócio.

Criar conteúdos que geram engajamento no Facebook requer dedicação e muito estudo. Por isso, indicamos o download de mais um e-book gratuito para você se aprofundar ainda mais no assunto: 22 táticas comprovadas para aumentar o engajamento no Facebook.

Agora, com todas as ferramentas, você está pronto para preparar conteúdos que realmente vão chamar a atenção dos seus clientes.

Ah, dica extra: quer conhecer os melhores bancos de vídeos gratuitos para baixar conteúdos requintes profissionais sem gastar nada? Acesse nosso top banco de vídeos gratuitos aqui.

CONTINUE NO BLOG

Criar vídeos nas redes sociais absurdamente importante para seu negócio. Esse é o tipo de conteúdo que gera maior engajamento e alcance orgânico, principalmente no Facebook.

Por isso, descobrir boas opções de editores de vídeo para redes sociais ajuda muito na busca do engajamento perfeito. E se eles forem fáceis de usar, fica ainda melhor, não acha?

Por isso, confira uma seleção que fizemos com os melhores editores de vídeos:

EDITORES DE VÍDEO PARA REDES SOCIAIS: OS MELHORES PROGRAMAS E APLICATIVOS

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É só baixar AGORA o material abaixo, aplicar no seu negócio e bombar as suas redes sociais.

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12 comentários
  • Tom
    Responder

    Nossa, quanta coisa valiosa. Suas postagens tem proporcionado um bom crescimento. Muito obrigado!!!

  • PAULO BERTAIA
    Responder

    Obrigado Camila pelas informações que com certeza são muito valiosas. Estou inscrito no teu curso e penso que será muito proveitoso.
    Tenho um blog que está com 67 matérias sobre saúde e quase 45.000 acessos pelo mundo, estamos finalizando o site, e este blog vai para dentro do site.
    São matérias reveladoras e relevantes. Sou fisioterapeuta de formação com grande conhecimento na área da saúde e distribuidor da multinacional japonesa Kenko Patto Photon do Brasil empresa da qual faço parte a 8 anos.
    Tenho facilidade para escrever por isso penso que tanto o site como a fanpage farão a diferença em termos de conteúdo, pois são muito ricos.
    Você apareceu na hora certa, e com sua ajuda certamente o retorno será grande.
    Forte abraço
    Att
    Paulo Bertaia

  • José Ribeiro
    Responder

    Boa noite, Camila

    Obrigado por compartilhar conosco, artigos interessantes e relevantes.

    Inicialmente acessei que site indicado, em seu artigo.

    Salvo meu juízo todos os vídeos disponibilizados nos sites tem “marca d’água” que ao meu ver torna o seu uso inviável em nossos projetos.

    Desde já agradeço a atenção e mais uma vez agradeço pelo excelente artigo.

    Cordialmente,
    José Ribeiro

  • Alessandra
    Responder

    Olá Camila,
    Sigo direto seus posts e eles me ajudam absurdamente, mas ainda tenho dúvidas sobre as cobranças de anúncios.
    Por ex: impulsionei uma publicação no valor de 16 reais para veicular durante 7 dias. Fiz como teste mesmo pois sou nova no meio e quero entender como tudo funciona antes de ficar gastando muito. Ai eu entendi a diferença entre anúncio e impulsionar, mas não entendi como que o face gasta este dinheiro investido, por exemplo, estou no terceiro dia que impulsionei e até o momento tive um alcance de 190 pessoas e um gasto de 4,65 reais…ai no face fala sobre leilão de anúncios, mas não entendi muito bem…vc pederia por favor, me clarear o que tudo isso significa?
    grata
    Alessandra

  • Wolner
    Responder

    Gostei muito

    • Andressa Pellanda
      Responder

      Que bom, Wolner 😀

      #EquipeCamilaPorto

  • kleber verissimo
    Responder

    Boa noite! eu tenho uma pequena fabrica de confecção e tenho uma pagina no meu fcebook com varias curtidas mais nem uma venda. fiquei muito empolgado com suas dicas mais confessso que sou muito lento pra entender tudo que seja relacionado com sites, edirores de video e etc. preciso realmente de ajuda

  • Rosana Ribeiro
    Responder

    Bom dia Adorei as dicas vou fazer e contínuo aguardando o dia 23 ao 29 o workshop.muito obrigada.

    • Andressa Pellanda
      Responder

      Uhul, que show Rosana!

      #EquipeCamilaPorto

  • Camila
    Responder

    Muito bom esse conteúdo. Super útil!

    • Andressa Pellanda
      Responder

      Que bom que gostou, Camila!

      Um abraço
      #EquipeCamilaPorto