Ferramentas para criar conteúdos que geram engajamento no Facebook

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A maioria dos administradores de páginas do Facebook deseja uma coisa: aumentar o engajamento em sua fanpage! O problema é que muitos empreendedores têm dificuldades em criar conteúdos que geram engajamento. Mas, usando as ferramentas certas, você pode virar esse jogo!

Engajamento no Facebook é quanto você consegue prender a atenção da sua audiência. É o envolvimento com as postagens e a interação dos seus fãs com sua fanpage.

De forma resumida, o engajamento é o relacionamento que sua empresa tem com seus seguidores. E isso vai muito além de números ou de quantidade de curtidas que uma página pode ter na rede social.

Uma coisa que sempre reforçamos no treinamento Facebook Essencial é que curtida na página não paga conta! De nada adianta você ter uma página no Facebook com 1 milhão de curtidas, sendo que seus posts não possuem comentários e tudo o que você publica é miseravelmente ignorado!

Para reverter essa situação, você precisa de ferramentas e estratégias certas! Assim, você passa a gerar conteúdos que envolvem mais e, consequentemente, melhoram o engajamento na fanpage.

Como sabemos que isso é complicado e demanda tempo, nós separamos alguns sites e aplicativos que podem te ajudar a criar conteúdos que geram engajamento no Facebook.

Ferramentas para criar conteúdos que geram engajamento no Facebook

Antes de tudo, temos algo muito importante para te alertar. De nada adianta você usar todas essas ferramentas que vamos listar abaixo se você não conhecer realmente o seu cliente. Você estará perdendo seu tempo!

Antes de dar início em suas criações, saiba exatamente com que você está falando. Sim, isso mesmo! Você precisa entender profundamente o perfil do seu cliente para saber exatamente o que ele gosta e não gosta de consumir nas redes sociais.

Para isso, vamos deixar a indicação de dois e-books:

  • Checklist de engajamento: um e-book gratuito com as táticas que seguimos aqui em nossa empresa para atrair a atenção dos clientes.
  • Guia de definição de personas: um guia com tudo o que você precisa saber sobre personas, que é o perfil de cliente ideal para sua empresa. O e-book apresenta, inclusive, 51 perguntas para te ajudar a definir sua persona.

Avisos feitos, vamos para a ação!

1. Lumen5

Os vídeos são os conteúdos que mais geram engajamento no Facebook. Você já deve estar cansado de ouvir nosso time falando isso, não é mesmo? Mas é real! Por isso, sempre vamos reforçar essa informação.

Um estilo de vídeo que funciona bem no Facebook é aquele no formato slideshow. Esses vídeos apresentam imagens ou vídeos com legendas. As pessoas podem consumir esse material sem necessariamente ativar o áudio. Essa é uma tendência forte nas redes sociais e você deveria aproveitá-la em seu negócio.

Para produzir esses vídeos, a recomendação é o Lumen5. Esse site permite que você crie vídeos estilo slideshow em menos de 5 minutos! É rápido, prático e funciona de verdade.

Esses conteúdos com legendas são legais caso você morra de vergonha de aparecer nos vídeos. Isso porque você usa fotos e texto para ilustrar a sua fala. A ferramenta é gratuita e possui muitas funções.

2. Rocketium

Seguindo a mesma linha do Lumen5, queremos apresentar para você o Rocketium. Com essa ferramenta online, você consegue criar vídeos para as redes sociais em poucos minutos.

Você faz a pesquisa de imagens dentro do próprio Rocketium ou pode enviar seus conteúdos para criar vídeos.

3. CLIPS

O Clips permite criar vídeos divertidos para usar no Facebook e no Instagram.

No aplicativo, gratuito para quem tem um aparelho com iOS, você encontra efeitos, opções gráficas, adição de textos e muito mais.

Um recurso muito bacana do Clips é que você pode falar o texto que a ferramenta detecta a sua fala e a transforma em texto. Legal, hein?

4. Canva

O Canva é maravilhoso, não acha? Esse é um dos melhores sites gratuitos para você editar de imagens. Essa é a ferramenta número um que indicamos para todos os alunos do treinamento Facebook Essencial.

Isso porque, com ela, você consegue fazer montagens e edições de forma simplificada! Se você precisa criar conteúdos que geram engajamento no Facebook, postar uma foto bem diagramada e bonita faz toda a diferença!

5. ADOBE SPARK

Essa ferramenta online é uma boa opção para criar imagens elegantes para usar no Facebook. O Adobe Spark possui modelos prontos e criativos para atender às necessidades de quem administra redes sociais. Se você quer fazer uma montagem para uma data especial, com certeza vai encontrar ideias aqui.

Se você está em busca de ideias para criar conteúdos que geram engajamento no Facebook, aproveitar datas comemorativas é uma boa saída!

6. Stencil

Ferramentas para criar conteúdos que geram engajamento no Facebook

Qualidade! Esse é o ponto principal quando pensamos em atrair a atenção das pessoas nas redes sociais. Criar conteúdos que geram engajamento no Facebook requer isso: faça algo para se diferenciar.

Quer que mais pessoas compartilhem uma publicação da sua página? Faça a imagem ou o vídeo para esse post com a maior qualidade possível!

E o Stencil pode te ajudar. Esse editor online permite criar imagens com textos, ideias para você gerar fotos de frases motivacionais, por exemplo. Se isso combina com seu público, as chances de aumentar as taxas de engajamento podem subir para valer!

7. Manychat

Sim, uma ferramenta para criar robôs no Messenger pode aumentar o engajamento em sua página, vamos te explicar como. Ao criar um robô no Messenger, você automatiza uma série de envios de mensagens para os fãs que passam a interagir com o bot.

E sabe como você pode usar essa ferramenta para criar conteúdos que geram engajamento na página? Você faz um post na fanpage e, na mensagem, escreve algo como “Você quer vender mais? Digite EU QUERO aqui nos comentários” (só jogando um exemplo para você, ok?). Caso seus fãs queiram saber mais sobre o assunto, eles vão deixar um comentário — o que já é um bom indicativo de engajamento.

Ao usar o Manychat e selecionar uma ferramenta de Growth Tolls, todas as pessoas que digitarem EU QUERO vão receber uma mensagem da sua página no Facebook Messenger. E essa mensagem pode ter algum link de download ou de acesso para seu site.

O fato é: você incentiva as pessoas a deixarem um comentário e o robô do Messenger se encarrega de fazer o trabalho pesado para você! Defina a sua estratégia para usar os robôs do Messenger com muita atenção. Teste o robô antes de colocá-lo no ar para que tudo esteja fluindo bem, combinado?

Aproveite e confira aqui 4 motivos para você começar hoje mesmo a usar os robôs do Messenger em seu negócio.

8. Crello

8 ferramentas poderosas para criar imagens para o Facebook

O Crello é uma ferramenta online para criação de imagens. Você pode usar os conteúdos para publicar no Facebook e também no Instagram.

O bacana desse site é o fato dele possuir modelos pré-definidos. Ou seja: você escolhe um template, edita do jeito que quiser e salva.

Um ponto de destaque são os posts animados, que nada mais são do que imagens que possuem efeitos, dando uma sensação de movimento.

Existem opções gratuitas e pagas disponíveis no Crello. Clique aqui para acessar.

Criar conteúdos que geram engajamento no Facebook requer dedicação e muito estudo. Por isso, indicamos o download de mais um e-book gratuito para você se aprofundar ainda mais no assunto: 22 táticas comprovadas para aumentar o engajamento no Facebook.

Agora, com todas essas ferramentas, você está pronto para preparar conteúdos que vão chamar a atenção dos seus clientes.

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Criar vídeos nas redes sociais é importante para seu negócio.

Por isso, descobrir boas opções de editores de vídeo para redes sociais ajuda muito na busca do engajamento perfeito. E se eles forem fáceis de usar, fica ainda melhor, não acha?

Confira uma seleção que fizemos com os melhores editores de vídeos:

EDITORES DE VÍDEO PARA REDES SOCIAIS: OS MELHORES PROGRAMAS E APLICATIVOS

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Tags:
  • engajamento

13 Comentários

  1. Boa noite! eu tenho uma pequena fabrica de confecção e tenho uma pagina no meu fcebook com varias curtidas mais nem uma venda. fiquei muito empolgado com suas dicas mais confessso que sou muito lento pra entender tudo que seja relacionado com sites, edirores de video e etc. preciso realmente de ajuda

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