Facebook F8 2017: confira as principais novidades apresentadas no evento

 Em Facebook

O Facebook F8 é o evento anual da rede social voltado para desenvolvedores e empresas se reunirem para explorar o futuro da tecnologia. Todos os anos, esse evento apresenta diversas novidades tanto para quem é da área técnica quanto para nós, profissionais de marketing e os usuários finais.

É a nossa chance de entender como o Facebook conecta o mundo por meio de novos produtos e inovação. A conferência acontece nos dias 18 e 19 de abril, na cidade de San Jose, na Califórnia, Estados Unidos.

Eu preparei um resumo para te ajudar a conferir todas as principais novidades que Mark Zuckerberg apresentou. O evento de 2017 é considerado o maior de todos os tempos, reunindo mais de 50 apresentações, experiências interativas e a chance dos participantes conhecerem mais cada membro da equipe do Facebook.

Vamos lá?

Facebook F8: principais novidades do dia 18 de abril

Normalmente, nas conferências da F8, Mark traz dados da empresa com uma participação maior e mais detalhada. Porém, esse ano rolou uma mudança de planos e o fundador do Facebook começou a conferência mostrando um overview sobre o que o Facebook está trabalhando.

Vou comentar as novidades para você:

1. Realidade aumentada

Facebook F8

Pense em tudo o que temos na vida que poderia ser digital. Pense como poderia ser útil você andar pelas ruas de uma cidade histórica e simplesmente apontar seu celular para um monumento e obter informações sobre ele.

Foi assim que Mark começou a introdução sobre realidade aumentada no Facebook F8 e em como o Facebook está apostando nessa ideia. Durante a breve conferência, Mark comentou que acredita que os óculos VR são muito populares na utilização da realidade aumentada, mas o objetivo do Facebook é trazer essa possibilidade para a câmera dos celulares.

Plataforma para desenvolvimento de realidade aumentada

Facebook F8

Com isso em mente, o CEO do Facebook anunciou o lançamento da versão Beta do Camera Effects Platform, uma plataforma que permite aos desenvolvedores criarem essa realidade aumentada usando a câmera dos celulares para garantir a interação.

Ou seja, o Facebook quer ser a fonte de recurso para as pessoas produzirem esses conteúdos, transformando as câmeras dos smartphones no dispositivo de interação, sem ter a necessidade do uso de óculos de realidade aumentada.

Benefícios do uso da realidade aumentada

A aplicação pode ser bem abrangente, principalmente se pensarmos na evolução que as ferramentas e plataformas terão no futuro. O uso e benefícios pode ser para:

  • Mostrar informações de mapas;
  • Trazer um ponto digital para coisas analógicas;
  • Oferecer benefícios para a Medicina;
  • Apresentar melhorias para coisas que já existem, por exemplo, em sua casa;
  • Deixar o seu dia mais divertido com as interações de realidade aumentada, com máscaras e feitos 3D;
  • Avaliar ou ler as avaliações de um restaurante, por exemplo, apenas apontando sua câmera para o estabelecimento e muito mais.

A plataforma lançada durante o Facebook F8 ainda é uma tecnologia simples, mas que em breve pode mudar a vida das pessoas. Há um longo caminho de desenvolvimento, mas esse é um novo passo justamente porque se falam muito de realidade aumentada usando óculos e, aqui, o objetivo é usar sua câmera.

O recurso pode ser uma proposta interessante para construtoras, arquitetos, experimentação de novos produtos.

Facebook Spaces

Facebook F8

Aproveitando o gancho com realidade aumenta, foi lançado, para Oculus Rift, o Facebook Spaces. Este é um aplicativo em fase beta de realidade virtual para que você possa interagir virtualmente com seus amigos como se todos estivessem reunidos em um mesmo ambiente.

Os vídeos em 360° e conteúdos do próprio Facebook podem ser acessados nesse app. Chamadas de vídeo também podem ser feitas dentro do Facebook Spaces, para aproximar ainda mais as pessoas. Os integrantes da sala virtual podem desenhar e criar itens com ajuda de uma caneta virtual.

 2. Novidades no Messenger

Em 2015, quando a plataforma do Messenger foi criada, o pedido do Facebook era “criem aplicativos que ajudem as pessoas a se conectarem”. Ano passado, já pudemos ver o avanço com os chatbots (robôs que conversam com seus seguidores por meio do Messenger). Porém, a ideia acabou ficando meio de lado para muita gente.

O chefe de produto do Messenger, Stan Chudnovsky, comentou que o Facebook já tem 60 milhões de empresas no ecossistema e uma grande quantidade delas está no Messenger. O chefão citou, inclusive, que a ferramenta de bate-papo é “a nova sala de estar social para o mundo”.

Por isso, a novidade no Facebook F8 é que, a partir de hoje, o Messenger vai receber uma atualização com abas e seções dedicadas a interação com marcas, possibilidade de jogar com seus amigos e interagir ainda mais com seus contatos.

A volta dos bots

E nisso, o uso de bots também ressurge, principalmente com a chegada da área Discovery (que permite encontrar bots de uma forma mais simples). Chudnovsky comentou que o objetivo não é lançar uma infinidade de bots, mas sim fazer com que seu negócio seja bem-sucedido com o auxílio deles. Os robôs podem encurtar o tempo de retorno na resposta de uma empresa com o consumidor, por exemplo, e até interagir com seus seguidores.

Um exemplo disso é o Spotify, que anunciou um novo bot para o Messenger que vai ajudar os usuários a compartilhar e encontrar músicas diretamente no programa de bate-papo, legal, hein?

Outro perfil que já implementou o uso dos robôs é de um time de basquete da NBA, o Golden State Warriors. O robô vai enviar para os seguidores trechos das partidas – tudo diretamente no Facebook Messenger.

As novidades do Messenger citadas no Facebook F8 incluem, ainda:

  • Conversas com várias pessoas ao mesmo tempo;
  • Opção de realização de encomendas e pedidos de delivery com ajuda do Messenger M, o assistente de inteligência artificial do Messenger;
  • Bots de jogos e novas funcionalidades para a jogatina da galera;
  • Aprimoramento dos bots.

3. Facebook tem 800 milhões de jogadores mensais ativos na rede social

Facebook F8

Só com esse dado apresentado no Facebook F8 já dá para ter noção do tamanho monstruoso que a comunidade de jogadores possui na rede social. Esses 800 milhões correspondem tanto aos usuários que jogam diretamente no Facebook quanto aqueles que usam o login da rede social para se conectar a um game.

Esse é mais um indicativo para vermos como a comunidade só cresce no Facebook. Não é à toa que temos 1,86 bilhões de pessoas que se conectam no Facebook todos os meses. Independente do nicho que você atua, essa notícia é importante para você ter ideia do tamanho da rede e de como vale a pena divulgar seu produto ou serviço nela.

4. Places Graph

Facebook F8

Outra novidade mostrada no Facebook F8 é essa ferramenta para desenvolvedores que traz gratuitamente dados de mais de 140 milhões de lugares ao redor do mundo. O objetivo é que os desenvolvedores utilizem essa API para criarem aplicativos que usem esses dados para gerar experiências locais.

A finalidade é ajudar pessoas a descobrirem mais sobre o local que estão visitando, por exemplo. Informações como nome de estabelecimentos, endereços, fotos e avaliações feitas nas páginas desses locais podem ser acessadas.

5. Facebook Analytics

Facebook F8

O Facebook Analytics para Aplicativos passa a se chamar apenas Facebook Analytics. Esta é uma ferramenta gratuita para desenvolvedores que possibilita o acesso a dados demográficos para medir o comportamento de clientes.

A novidades apresentada no Facebook F8 foi uma atualização que permite compreender e otimizar essas informações. A ferramenta Insights Automatizados vai usar machine learning, que é uma técnica de aprendizado automático, para coletar e minerar esses dados.

Facebook F8: principais novidades do dia 19 de abril

As conferências do dia 19 trouxeram mais novidades para os desenvolvedores:

6. Novo SDK para desenvolvedores

O Facebook anunciou um novo kit de desenvolvimento (SDK) chamado de 360 Capture SDK que permite ao usuário capturar vídeos ou fotos em 360°. Esse conteúdo é gravado em um formato de alta qualidade e totalmente pronto para ser reproduzido em um ambiente de realidade aumenta (que foi muito comentado nas conferências do dia 18).

Com essa ferramenta de desenvolvimento, o intuito é que os programadores elaborem aplicativos que façam a captura para que esse arquivo seja compartilhado e visto por todos os seus amigos no feed de notícias da rede social.

O SDK, em um primeiro momento, acaba sendo bem útil para desenvolvedores de jogos, mas já podemos imaginar como o recurso pode ser aproveitado pelas marcas na divulgação de seus produtos: pense, em vez de uma foto 2D, você pode fazer com que seu anúncio salte nos olhos do consumidor.

7. GIFs em transmissões ao vivo

Facebook F8

O Giphy, site que reúnem diversos GIFs, lançou mais três produtos para facilitar o uso de GIF no Facebook. Um deles é para garantir efeitos de câmera criativos, outro em vídeo ao vivo e o terceiro para funcionar nativamente no Messenger como uma extensão de bate-papo.

Os GIFs podem ter um impacto grande na hora de nos expressarmos, principalmente a partir do momento que for possível usá-los em lives.

Continue no blog

Você já percebeu que o Facebook está pronto para lançar muitas novidades. Sem dúvidas, esse campo possui MUITAS possibilidades para você se desenvolver ou até mesmo mudar de área, por que não?

Se esse é um desejo seu, eu te apresento o caso do Carlos Martins, que largou a profissão de bancário e hoje trabalha exclusivamente administrando páginas no Facebook. Vale a pena conhecer a história dele:

COMO UM BANCÁRIO MUDOU DE ÁREA E HOJE ADMINISTRA 14 PÁGINAS NO FACEBOOK

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2 comentários
  • Alexandre
    Responder

    Camila, boa tarde!!

    Meu nome é Alexandre, sou do Rio de Janeiro e tenho, junto com minha uma esposa, uma (ainda) pequena loja de Moda Plus Size feminina, e devo parte da nossa sobrevivência nesses tempos de severa crise financeira no país, vendo inúmeros comerciantes, alguns grandes, quebrarem, à você.
    Então, de ante mão, um muito obrigado.

    Mas vamos lá…preciso de um help, se é que é possível, com o Facebook.
    Estamos adicionando valores para impulsionar posts da nossa loja porém, e não sei porque, os valores simplesmente evaporam. Essa semana, por exemplo, coloquei R$ 20,00 em post, para rodar 24 hs e, em apenas 01 hora, foi consumido a metade do valor. E post não chegou pra quase ninguém. Sei disso porque faço o trabalho de impulsionamento há mais de 01, toda semana. Tenho noção de quanto é possível um post impulsionado rodar. E isso está acontecendo há 01 mês, mais ou menos. E o pior dessa história: estou relatando o problema ao Facebook, e a empresa não responde nada. Dá uma resposta evasiva e mecânica, padrão, quando envio mensagens pelos canais de comunicação existente. Só! E já foram inúmeras mensagens. Essa semana, pelo menos, umas 10.
    Desculpe Camila…..mas já não sabia mais a quem recorrer.

    Muito obrigado……..sucesso. Sempre!

    • Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Alexandre.

      Ficamos muito felizes em saber que nossos conteúdos ajudaram você.

      Sobre o seu problema, infelizmente, não temos como saber exatamente o que aconteceu com o seu anúncio.
      Mas temos uma hipótese: você fez algum ajuste na segmentação? Pois talvez você tenha feito uma segmentação muito limitada.

      Se não for isso, acredito que somente o suporte do Facebook pode responder você.
      Você já tentou o suporte via este link: https://www.facebook.com/business/resources

      Abraço.