6 ferramentas que você pode usar para criar um Robô do Messenger

Postado em Facebook 23 Comentários

Você já deve ter pensado em ter um atendimento mais rápido e eficiente no inbox de sua página, certo? No Facebook Messenger, uma das melhores soluções é criar um robô do Messenger.

Isso porque, os robôs são um tipo de tecnologia que simula diálogos com humanos por meio de uma série de comandos pré-programados.

Um robô do Messenger é uma ferramenta essencial para qualquer negócio que deseja agilizar o atendimento e melhorar o relacionamento com o cliente dentro do Facebook.

Já citamos aqui no blog 4 motivos para usar e criar um robô do Messenger para a sua empresa. Agora, vamos apresentar as melhores ferramentas para você criar o seu bot do zero.

Ferramentas para Criar um Robô do Messenger

Existem várias ferramentas para você criar um robô do Messenger. Por isso, selecionamos as melhores e mais usadas aqui para você. Olha só:

1. ChatClub

6 ferramentas que você pode usar para criar um Robô do Messenger

O ChatClub é um dos mais conhecidos aqui no Brasil. A ferramenta é responsável pelos robôs de empresas como: UFC, AVON e FOX, e também de artistas, como o Luan Santana.

Ao entrar na ferramenta, você pode escolher entre 2 objetivos para a criação de um bot:

Chatbot de Conteúdo: indicado para marcas e celebridades, pois com ele você pode divulgar conteúdos de forma interativa. É possível criar quiz, chats em grupo, enquetes, autógrafos e mais.

Chatbot FAQ: indicado para empresas que desejam usar o Messenger como suporte de dúvidas de seus clientes, por exemplo. Ele usa a Inteligência Artificial para mostrar a melhor resposta à pergunta do seu cliente, o que torna menos necessária a intervenção de um humano.

Os dois objetivos oferecem a opção de visualizar uma demonstração dos bots. Esse preview é interessante para você descobrir tudo o que é possível ser feito.

Para começar a criar um robô do Messenger no ChatClub, é preciso preencher um formulário. Você deve aguardar o contato da empresa ou conectar diretamente o seu perfil do Facebook com a ferramenta.

2. ManyChat

6 ferramentas que você pode usar para criar um Robô do Messenger

O Manychat é uma ferramenta que também permite criar um robô do Messenger.

Dentro do Manychat, você pode criar sequências de conteúdos programadas, segmentações entre o seu público através de tags e até enviar mensagens com anexos.

A ferramenta conta com uma versão gratuita que inclui vários recursos e também possui uma versão PRO para quem quiser se aprofundar.

3. ChatFuel

6 ferramentas que você pode usar para criar um Robô do Messenger

O Chatfuel é mais uma ferramenta para criação de robôs no Messenger. O ponto forte do serviço é que ele segue a filosofia “what you see is what you get”, que preza pela facilidade de uso, inclusive para pessoas que não entendem de programação.

Marcas como Adidas, BuzzFeed, MTV e UBER usam o Chatfuel para a criação de seus conteúdos e suporte via bot.

A ferramenta tem versões diferentes para cada tipo de negócio:

  • Meios de Comunicação;
  • Equipe de Esportes;
  • Empresa de serviços;
  • Negócios que necessitam de FAQ;
  • Empresas de eventos.

A plataforma é totalmente gratuita e você só terá que pagar a versão premium se o objetivo for atingir mais de 500.000 usuários ativos mensais.

4. Microsoft Bot Plataform

6 ferramentas que você pode usar para criar um Robô do Messenger

A Microsoft também criou a sua versão para os bots. Porém, com ela é necessário que você entenda de programação e desenvolvimento web para que seja implementado.

Uma notícia boa é que para o Messenger alguns canais já estão pré-configurados. Porém, a ferramenta, por enquanto, está em inglês e exige conhecimentos mais avançados.

5. Imperson

6 ferramentas que você pode usar para criar um Robô do Messenger

Entre as empresas que usam o Imperson estão: Disney, AmazonStudios e a Paramount.

Com o Imperson, é possível criar bots para Facebook Messenger, Skype, Kik, Slack, Twitter, Amazon e outros.

A maior promessa da ferramenta é que com ela uma equipe criativa vai auxiliar você na criação de uma linguagem e personalidade correta para o seu robô. Assim, você vai criar uma experiência autêntica e extremamente positiva com o seu cliente.

A ferramenta também fica responsável pela implantação e hospedagem do seu bot, fornece dados avançados para análise e informações em tempo real.

Um ponto negativo é que, para a criação do seu robô, você terá que entrar em contato com a empresa por e-mail. Ela não tem versão gratuita e os valores não são divulgados no site.

6. Bots For Messenger do Facebook

6 ferramentas que você pode usar para criar um Robô do Messenger

No principal evento do Facebook de 2017, o Facebook F8, foi lançado o “Bots for Messenger”.

Essa ferramenta permite a criação de robôs por desenvolvedores e empresas que querem mais com o Messenger.

Com ela, desenvolvedores ou programadores podem construir bots e enviar para análise da equipe do Facebook que, em seguida, decide se entra ou não no Messenger.

As maiores vantagens desta ferramenta são:

  • A API de envio e recepção;
  • Os modelos genéricos e semi-prontos de mensagens;
  • Personalização da tela de boas-vindas do Messenger.

Essa ferramenta é totalmente gratuita, mas exige conhecimentos mais avançados em programação. Você também precisa de mais tempo para que sejam criados seus bots do zero.

Você já conhecia alguma dessas ferramentas? Elas são opções bem interessantes para você seguir a tendência da automatização do atendimento na sua fanpage.

Agora, queremos saber de você! Em seu negócio, você já usa os robôs do Messenger? Conte aqui nos comentários!

CONTINUE NO BLOG

Os robôs do Messenger podem agilizar muito o atendimento na sua empresa.

Mas mesmo com toda essa automatização, você deve ter estratégias de relacionamento com seu cliente bem definidas.

Confira cinco dicas para melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa:

FACEBOOK MESSENGER ADS: COMO CRIAR UM ANÚNCIO DENTRO DO MESSENGER

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Tags:
  • 22 táticas

23 Comentários

    1. Bom dia, Gabriel
      Parece que sim, mas que era por um tempo determinado. É preciso verificar junto ao próprio Facebook.
      Um abraço, #EquipeCP

  1. Bom Dia, Tem algum bot que funcione para paginas de grupo ? Eu tenho a minha fã page vinculada a minha pagina de grupo mas não consigo que o bot ative automaticamente no grupo.

    1. Se você apenas quiser uma mensagem de saudação para as pessoas que acessam sua página, pode fazer isso na própria ferramente de inbox nativa do Facebook ou usar uma das recomendadas aqui no texto, Evelyn

      Um abraço,
      #EquipeCP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Semana Venda+ com o Facebook

Um intensivo de 3 dias, ao vivo, para você descobrir como gerar mais vendas usando o Facebook. Garanta sua vaga!

Semana Venda+ com o Facebook