42 ferramentas para mídias sociais que você precisa conhecer

Postado em Facebook 13 Comentários

Para algumas pessoas, gerar relatórios ou editar imagens e vídeos pode parecer um bicho de sete cabeças, pois demanda conhecimento e tempo. Porém, com a ajuda de ferramentas para mídias sociais, podemos tornar todo esse trabalho muito mais rápido e fácil.

Conhecer essas ferramentas é muito importante, pois facilita a execução de atividades ligadas às mídias sociais. Ao utilizá-las, você ganha tempo para cuidar de outras questões importantes do seu negócio.

Para te ajudar a criar mais conteúdos bacanas, reunimos 42 ferramentas para mídias sociais que vão tornar seu trabalho muito mais fácil.

42 Ferramentas para mídias sociais

Confira as 42 ferramentas para mídias sociais que escolhemos e poderão te ajudar a ganhar tempo no seu trabalho de produção de conteúdo, gerenciamento e análise. Você não precisa usar todas elas, mas é sempre bom conhecê-las.

FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RESULTADOS DAS MÍDIAS SOCIAIS

1. LikeAlyzer
Grátis

O LikeAlyzer já apareceu outras vezes aqui no blog, fizemos até um tutorial para te ensinar como usá-lo.

Essa é uma das nossas ferramentas para mídias sociais preferidas. Com ela, você pode mensurar e analisar os resultados da sua fanpage, além de acompanhar a evolução e até ter insights de novos tipos de postagens.

Com essa ferramenta, você também pode analisar facilmente os resultados dos seus concorrentes. Legal, né?

42 ferramentas para mídias sociais

2. Cyfe
Possui versão grátis e planos pro

A Cyfe veio com a promessa de revolucionar a forma de acompanhar as métricas das suas contas. Ela reúne, em uma única tela, os gráficos com os principais dados de várias redes sociais. Com isso, você tem uma visão macro dos seus resultados.

Em sua versão gratuita, o Cyfe deixa que o usuário acompanhe até cinco gráficos. Na versão paga, é possível acompanhar até 100 métricas diferentes.

42 ferramentas para mídias sociais

3. Quintly
Pago – 14 dias de teste

Outra ferramenta bem legal é a Quintly. Com ela, é possível medir o desempenho da sua empresa em várias mídias sociais, exportar relatórios, comparar dados com a concorrência e muito mais.

42 ferramentas para mídias sociais

4. SimplyMeasured
Possui versão grátis e planos pro

A SimplyMensured é mais uma alternativa para quem precisa coletar e mensurar dados das redes sociais. Ela possui planos pagos, mas também disponibiliza uma excelente versão gratuita.

42 ferramentas para mídias sociais

5. Reportei
Pago – 3 dias de teste

O Reportei é uma opção para quem quer gerar relatórios de forma rápida. A ferramenta analisa os dados de várias redes sociais e compila tudo de forma intuitiva e de fácil entendimento.

Para quem tem dificuldade em interpretar gráficos mais robustos, essa é uma ótima ferramenta.

42 ferramentas para mídias sociais

6. Power BI
Possui versão grátis e paga

O Power BI é uma ferramenta de análise para criação de painéis de acompanhamento de dados e relatórios.

Ele possui uma versão desktop gratuita para quem quer gerar relatórios e também tem uma versão web para quem precisa compartilhar os dados dos painéis com outros colaboradores.

42 ferramentas para mídias sociais

FERRAMENTAS PARA CRIAR CAMPANHAS E PROGRAMAR POSTAGENS

7. LeadLovers
Pago

Essa é uma ferramenta sobre a qual já falamos algumas vezes por aqui. Com ela, você pode gerir campanhas de e-mail marketing e leads e muito mais.

42 ferramentas para mídias sociais

8. AdEspresso
Pago

A AdEspresso auxilia na criação de anúncios para o Facebook.

Com ela, você pode criar e testar diversas variações de anúncios e segmentações de público, escolher quais veicular e ainda tem insights para melhorar o desempenho das suas campanhas.

42 ferramentas para mídias sociais

9. Swonkie
Possui versão grátis e planos pro

O Swonkie é uma ferramenta que permite gerenciar e programar postagens em diversas redes sociais. Além disso, ele ainda oferece relatórios das suas métricas, possibilita acompanhamento de concorrentes e tem uma função que auxilia na publicação de conteúdos para blogs.

O bacana é que ele tem uma versão gratuita para quem gerencia apenas uma conta e diversos planos individuais — para empresas ou para agências. Assim, fica fácil encontrar um que se encaixe melhor no orçamento do seu negócio.

42 ferramentas para mídias sociais

FERRAMENTAS PARA CONHECER MELHOR O SEU PÚBLICO

10. Grytics
Pago – 14 dias de teste

O Grytics é uma ferramenta muito útil para quem deseja analisar dados de seus grupos no Facebook.

Nós mesmos a usamos para coletar os dados de influência e engajamento dos membros do nosso grupo de alunos. Assim, conseguimos saber quais participantes vão para o nosso ”Hall da Fama”.

42 ferramentas para mídias sociais

11. Who Likes Us
Pago – 30 dias de teste

Essa é mais uma das ferramentas para mídias sociais que te permite analisar páginas e fãs, comparar páginas e identificar estratégias usadas pelos seus concorrentes.

Um dos recursos mais legais do Who Likes Us é que ele te mostra quais são os top posts de suas páginas, considerando o número de reações, comentários e compartilhamentos.

42 ferramentas para mídias sociais

EDITORES DE IMAGEM PARA REDES SOCIAIS

12. Adobe Spark
Grátis

O Adobe Spark é ideal para quem quer criar postagens em imagem e vídeo para as redes sociais, mas não domina os softwares de edição, como o Photoshop.

Ele tem um grande catálogo com opções que você pode editar e ainda permite criar postagens no tamanho correto para a rede social em que você quer usá-la.

42 ferramentas para mídias sociais

13. Canva
Grátis

Assim como o Spark, o Canva é um aplicativo que permite criar postagens para redes sociais. Porém, ele não tem opção de editar vídeos.

Também possui uma biblioteca com modelos prontos, os quais você pode apenas editar.

42 ferramentas para mídias sociais

14. Crello
Grátis

O Crello também tem uma grande biblioteca pronta para ser editada até por quem não é tão experiente com edições. A ferramenta traz a opção de usar animações e vai além, disponibilizando modelos para materiais impressos.

42 ferramentas para mídias sociais

15. Snapseed
Grátis

O Snapseed é um aplicativo de edição de imagens desenvolvido pelo Google. Ele permite desde edições básicas, como ajuste de cor, até edições mais complexas, como recorte e exclusão de objetos da imagem.

42 ferramentas para mídias sociais

16. Facetune
Pago

O Facetune é um aplicativo muito usado pelos instagramers. Ele se destaca pelos excelentes recursos para edição de selfies, que vão desde ferramentas para clarear os dentes até um grande número de pincéis para retocar a pele.

Ideal para quem tira fotos pelo celular e quer editá-las antes de postar nas redes sociais.

42 ferramentas para mídias sociais

17. Vsco cam
Grátis

O Vsco cam é mais uma alternativa para quem quer bons aplicativos de edição de fotos. Ele permite que você faça ajustes básicos nas imagens e coloque filtros profissionais para melhorá-las. Além disso, o app tem uma rede social interna para quem gosta de fotografia.

Você pode baixar e usar o Vsco cam de forma gratuita. Mas, se quiser deixar ele ainda mais poderoso, pode comprar pacotes com novos filtros.

42 ferramentas para mídias sociais

EDITORES DE VÍDEOS PARA REDES SOCIAIS

18. Quik
Grátis

O Quik é um aplicativo para Android, iPhone (iOS), MacOS e Windows que permite a edição rápida de vídeos.

Ele auxilia na inserção de transições, cortes, vinhetas e legendas. Tudo isso sem deixar marca d’água nos vídeos (o que é um grande diferencial, já que se trata de um app gratuito).

42 ferramentas para mídias sociais

19. Filmora e FilmoraGO
Possui versão grátis e planos pro

O Filmora é uma ferramenta que promete a edição rápida e simplificada de vídeos, corrigindo tremidos, permitindo sobreposição de molduras e acrescentando músicas e textos. Ele também possui uma versão mobile, o FilmoraGO, para quem precisa editar via smartphone.

Em sua versão pro, a ferramenta disponibiliza uma série de efeitos e músicas para serem usados (sem deixar marca d’água nos vídeos).

42 ferramentas para mídias sociais

20. Camtasia
Pago – 3 dias de teste

O Camtasia é um aplicativo muito completo para quem quer editar vídeos. Ele permite, inclusive, a gravação da tela do seu computador e ainda possui uma biblioteca com diversos recursos para você usar no seu vídeo.

Essa ferramenta se destaca por permitir a gravação de uma narração para vídeo e a inclusão de legendas. Vale a pena testar.

42 ferramentas para mídias sociais que vão bombar as suas páginas

21. Video Rotate
Grátis

Se você gravou um vídeo na vertical e precisa deixá-lo na horizontal (ou vice-versa), essa pode ser uma das ferramentas para mídias sociais que vai te ajudar. O Vídeo Rotate é um site no qual você faz o upload do seu vídeo e ele automaticamente rotaciona o arquivo para você.

Ideal para quem não tem aplicativos mais completos de edição, pois é uma opção online, gratuita e muito simples de usar.

42 ferramentas para mídias sociais

22. Go Animate
Pago – 3 dias de teste

A Go Animate é uma ferramenta para quem deseja criar animações rapidamente. Com uma biblioteca de modelos que você pode editar e diversos recursos que você pode inserir em seus vídeos, o site promete que você vai criar seu primeiro projeto em apenas cinco minutos.

Além dos recursos gráficos para sua animação, a Go Animate também permite que você adicione uma gravação de voz aos seus vídeos.

42 ferramentas para mídias sociais

23. Video Scribe
Pago – 7 dias de teste

Essa também é uma das ferramentas para mídias sociais para quem deseja criar vídeos de animação. Diferente do Go Animate, o Video Scribe tem em sua biblioteca animações com “desenhos feitos à mão” para você inserir em seus projetos.

Ideal para quem quer fazer vídeos explicativos, ele também possui recurso de gravação de voz e ainda permite escolher uma grande variedade de fontes para usar no seu vídeo.

42 ferramentas para mídias sociais

24. Moovly
Pago – 7 dias de teste

Mais uma opção de criador de vídeos que incluímos em nossa lista de ferramentas para mídias sociais. Além das animações, o Moovly também tem em sua galeria uma variada opção de vídeos. São ao todo 500 mil vídeos, sons, músicas e imagens para você usar.

O Moovly é parceiro do Shutterstock, considerado um dos melhores bancos de imagens da atualidade. Você pode testar os vídeos e imagens desse banco em suas produções e terá desconto para comprá-los.

42 ferramentas para mídias sociais

25. OBS Studio
Grátis

O OBS é um programa que auxilia na gravação de vídeos e em transmissões ao vivo.

Ideal para quem quer gravar videoaulas, tutoriais e, principalmente, para quem quer fazer uma Live no Facebook diretamente pelo computador.

42 ferramentas para mídias sociais que vão bombar as suas páginas

CRIADOR DE GIFS PARA REDES SOCIAIS

26. Giphy
Grátis

Se o que você deseja é criar um GIF, o Giphy pode ser o que você procura. Ele permite a criação de GIFs diretamente no site, por meio do upload de imagens ou de vídeos do YouTube. É ideal para quem não tem afinidade com os softwares de edição.

O legal é que os GIFs ficam armazenados no site e você pode encontrá-los por meio de hashtags.

42 ferramentas para mídias sociais

FERRAMENTAS PARA GERENCIAR INSTAGRAM

27. Leetags
Grátis

O Leetags é um aplicativo para smartphones que permite identificar quais são as melhores hashtags de acordo com o tema da sua publicação.

Além disso, você ainda pode salvar as hashtags que mais usa e copiar todas com apenas um clique.

42 ferramentas para mídias sociais

28. Websta for Instagram
Grátis

Esse é um aplicativo para o Google Chrome que transforma a janela do seu navegador em uma versão do Instagram.

Com ele, você pode fazer suas postagens, responder comentários e navegar no seu feed de maneira simples direto do seu desktop.

42 ferramentas para mídias sociais

29. Unum
Grátis

Para quem gosta de ter o feed do Instagram super organizado com imagens que conversem entre si, esse é um ótimo aplicativo.

Além de gerar relatórios com vários dados interessantes sobre a sua conta, ele ainda permite que você faça um teste colocando as imagens que planeja postar dentro do aplicativo, para saber exatamente como seu feed ficará depois que você postá-las.

42 ferramentas para mídias sociais

30. Stories Ads
Grátis

O Stories Ads é um editor gratuito para você criar de maneira rápida e fácil Stories para o Instagram.

Ele tem uma biblioteca com vários modelos de vídeos prontos para você editar e usar no seu Stories.

42 ferramentas para mídias sociais

FERRAMENTAS PARA WHATSAPP

31. Whats Day
Pago

Essa é uma ferramenta voltada para o WhatsApp que tem como uma das principais funções auxiliar o contato com clientes que tenham deixado de comprar da sua empresa.

Esse recurso funciona de forma parecida com o e-mail marketing e com as notificações no Facebook. Mas, nesse caso, o seu cliente irá receber uma mensagem no WhatsApp.

42 ferramentas para mídias sociais

32. SKEDit
Grátis

É um aplicativo mobile para agendamento de postagens em redes sociais, mas sua função mais bacana talvez seja a de agendar mensagens para serem enviadas via WhatsApp.

Se você tem clientes no Whats, essa talvez seja uma das ferramentas para mídias sociais que vai te ajudar a manter um bom relacionamento com a sua audiência.

42 ferramentas para mídias sociais

FERRAMENTAS DE ORGANIZAÇÃO PARA QUEM TRABALHA COM MÍDIAS SOCIAIS

33. Evernote
Grátis

O Evernote é ideal para quem quer se organizar. Nele, você pode criar e compartilhar cadernos e notas com suas anotações.

A ideia é que você pode usá-lo para criar seus cronogramas de postagens, salvar pesquisas que tenha feito para seus posts ou qualquer outra informação que achar necessária e acessá-la de qualquer lugar.

42 ferramentas para mídias sociais

34. Trello
Grátis

O Trello é um aplicativo para gerenciamento de projetos. Você pode criar quadros com as tarefas que deve fazer e tem diversas opções para marcá-las como feitas, incluir imagens, marcar o prazo de entrega, criar checklists e muito mais.

Os quadros podem ser usados individualmente ou compartilhados com outras pessoas. Por isso, se você tem mais membros que cuidam das suas mídias sociais, pode criar um quadro com eles para saber, por exemplo, qual tarefa cada um está realizando.

42 ferramentas para mídias sociais

35. Google Keep
Grátis

É um serviço do Google para você armazenar suas ideias. Funciona quase como um bloco de notas, para você fazer anotações ou salvar até mesmo imagens de notas e recibos, por exemplo.

Ideal para quem tem o costume de fazer pequenas anotações e quer tê-las sempre à mão em qualquer lugar. Você pode usar para salvar uma ideia de post para sua página que teve enquanto você passeava no shopping, por exemplo.

42 ferramentas para mídias sociais

FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DE CHAT BOTS

36. ManyChat
Possui versão grátis e pro

O Chatbots são uma das grandes apostas nas redes sociais e o ManyChat é uma das ferramentas para mídias sociais que promete te ajudar a configurar um robô para sua página.

A ideia é criar bots que possam manter uma conversa completa com seus clientes de maneira rápida e intuitiva.

42 ferramentas para mídias sociais

37. Chat Fuel
Possui versão grátis e pro

O Chat Fuel é uma das ferramentas para mídias sociais que possibilita a criação de Chatbots para responder as pessoas que entram em contato com sua página.

A ferramenta em si é completamente gratuita, mas existe a possibilidade de adquirir uma versão pro, caso você precise de recursos adicionais.

42 ferramentas para mídias sociais

OUTROS APLICATIVOS QUE QUEM TRABALHA COM MÍDIAS SOCIAIS PRECISA CONHECER

38. Fluid
Possui versão grátis e pro

Esta é uma ferramenta exclusiva para quem usa Mac. A ideia do Fluid é transformar qualquer site em um aplicativo para Mac e, com isso, facilitar — e muito — a vida de quem precisa logar com várias contas em uma rede social, por exemplo.

42 ferramentas para mídias sociais

39. Keeper
Pago – 30 dias de teste

O Keeper é um gerenciador de senhas e um cofre digital. Ele cria senhas fortes, preenche senhas automaticamente e as organiza.

Ideal para empresas que precisam compartilhar senhas entre seus colaboradores ou até mesmo para quem sempre acaba esquecendo uma ou outra senha das redes sociais.

42 ferramentas para mídias sociais

40. Pixel Helper
Grátis

O Pixel Helper é um aplicativo para Google Chrome que vai te ajudar a descobrir se os seus pixels de remarketing e conversão do Facebook estão funcionando corretamente.

Sempre que você acessar uma página que tenha um pixel, ele mostrará se o pixel está funcionando, o que ele está medindo e outras informações como ID e velocidade de carregamento, por exemplo.

42 ferramentas para mídias sociais

41. LeadsZAPP
Pago

O LeadsZAPP é uma ferramenta com vários recursos para quem trabalha com marketing digital, como construção de funil de automação e páginas. Porém, um de seus recursos mais bacanas é a possibilidade de enviar notificações via Facebook para seus leads.

Ele funciona como um e-mail e vai te auxiliar a gerar tráfego para sites e blogs. É uma forma muito eficaz de manter contato com sua audiência.

42 ferramentas para mídias sociais

42. Crazy Comment Export
Grátis

Essa é mais uma das ferramentas para mídias sociais simples de usar e gratuita. Ela serve para você que quer gerir os comentários dos seus posts no Facebook.

Basta inserir a URL do post, do qual você deseja extrair as informações, e ela vai gerar uma planilha com todos os comentários. Mas só funciona para posts com até 1000 comentários, ok?

42 ferramentas para mídias sociais

E aí, já conhecia alguma dessas ferramentas para mídias sociais?

Se você usa outras, conta aqui nos comentários quais são. Nós vamos adorar conhecer!

CONTINUE NO BLOG

Empreender é uma difícil missão que traz uma série de responsabilidades para quem embarca nessa área. Por isso, encontrar maneiras de otimizar tempo e aumentar a produtividade é primordial.

Sabemos que ferramentas são extremamente úteis e facilitam muito a vida de quem precisa ganhar tempo.

Por isso, que tal continuar aqui no nosso blog e conhecer mais oito ferramentas que vão te ajudar a ser mais produtivo?

OITO FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE PARA EMPREENDEDORES

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Tags:
  • 22 táticas

13 Comentários

  1. artigo muito bem escrito, Para gerenciamento de projetos eu gostaria de sugerir o ProofHub. Ele vem com tantos recursos incríveis. deve tentar.

  2. Oiii! Fiquei com uma dúvida!
    A maioria das métricas não é melhor pegar dentro do Facebook?
    Essas ferramentas são mais completas?
    Muito obrigada pela atenção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Semana Venda + com as Mídias Sociais

DE 15 A 21 DE OUTUBRO
Quer entender como usar as Mídias Sociais para faturar alto e atrair mais clientes? (começando com R$5 por dia)

Semana Venda + com as Mídias Sociais