LikeAlyzer: tudo sobre a ferramenta para analisar páginas no Facebook

 Em Facebook

LikeAlyzer é uma das nossas ferramentas favoritas para analisar o desempenho de páginas no Facebook. Isso porque, com ele, você vai analisar e mensurar o potencial da sua fanpage.

Esse site funciona como um pontapé para você começar a turbinar a página no Facebook da sua empresa. Informações como evolução e até insights de novos tipos de postagens você consegue ter com o LikeAlyzer.

De olho na concorrência

Você também vai monitorar, comparar e explorar as páginas de seus concorrentes, vendo o que eles estão fazendo melhor do que você na rede social.

Já que para usar o LikeAlyzer você precisa simplesmente colar a URL de uma página no Facebook, fazer uma sondagem em seus concorrentes é possível.

LikeAlyzer: desvendando todas as funções

O primeiro passo é acessar o LikeAlyzer. Clique aqui para acessar a ferramenta.

Ao abrir o site, você vai encontrar de cara um campo para colar a URL de sua página no Facebook.

likealyzer

Atenção: deixe a URL da página “limpa” e não com algum parâmetro de pesquisa do Facebook. Por exemplo, para eu analisar a página da Camila Porto, eu devo usar o link exatamente dessa maneira:

CERTO: https://www.facebook.com/camilaporto.com.br/

ERRADO: https://www.facebook.com/camilaporto.com.br/?ref=br_rs

Se você acabar usando o parâmetro de pesquisa ?ref=br_rs, você restringe a pesquisa a nível nacional — e a ferramenta não gera nenhum resultado.

O LikeAlyzer possui um montão de recursos para avaliar as páginas. Ele pega a análise do último mês na sua fanpage. São esses os dados desse período que ele coleta para gerar esse relatório.

Confira o que cada um deles significa:

Page Information

LikeAlyzer

Essa seção do LikeAlyzer faz uma análise sobre as informações da sua página. Se tudo está preenchido corretamente, como:

  • Pagename: praticamente, toda página terá esse ícone verde, porque é o nome que você dá para sua página.
  • Category: se você já escolheu uma categoria para sua página. Clique aqui para aprender como escolher a melhor categoria para uma página.
  • Username: se você já definiu um nome de usuário para a sua página, aquele que aparece na URL da fanpage. Não sabe como fazer isso? Clique aqui e confira o tutorial.
  • Website: adicione a URL do seu site. Isso é bem avaliado no LikeAlyzer, sem contar que é importante para sua audiência encontrar o site oficial da sua empresa no Facebook.
  • About: páginas que possuem uma descrição no campo “Sobre” são melhor avaliadas. Faça um texto bem completo. Quanto mais completo, maiores são as chances do seu cliente te encontrar na rede social.
  • Location: defina o local da sua página, o país.
  • Milestone: se você publica marcos na sua página, isso é bem avaliado no LikeAlyzer. Sempre que você bater uma meta ou ter uma conquista, faça esse tipo de publicação. Clique aqui para aprender a publicar um marco em sua página no Facebook.
  • Pages liked: mostra o número de páginas que você curtiu com sua página. Isso é um fator que mostra que sua fanpage interage com outras marcas. Já sabe como fazer isso? Clique aqui para aprender. Se você curtiu mais de 10 páginas, o LikeAlyzer avalia melhor sua página.

Page Performance

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Nessa seção, o LikeAlyzer vai analisar itens de desempenho da sua página, como:

  • Likes: quantidade de curtidas que sua página possui.
  • Likes growth: porcentagem de crescimento que sua página teve no último mês. Geralmente, o LikeAlyzer mostra um valor quando esse número está ruim. Quando está bom, normalmente acaba aparecendo N/A, dizendo que a ferramenta não conseguiu calcular.
  • PTAT: significa people talking about this. É o número de seguidores engajados que você tem em sua página. Se o valor estiver baixo, clique aqui e entenda o que você pode fazer para aumentar o engajamento no Facebook.
  • Engagement rate: é a taxa de engajamento de sua página. É um cálculo do total do PTAT dividido pelo número total de curtidas que sua página possui.
  • Checkins: se você autoriza check-in em sua página, o número é apresentado na análise — mas não chega a ser um item que pesa na avaliação.

Posts by Pages

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Nessa seção, o LikeAlyzer vai analisar a qualidade das suas postagens:

  • Posts per Day: quantidade de posts que você faz por dia na sua página. Com 1 post por dia, ao longo do mês, já vem uma boa avaliação. Lembre-se que isso depende do seu segmento, do seu negócio. Ter um post por dia é o mínimo, se for necessário, você pode aumentar a quantidade com base na sua persona.
  • Likes, comments & shares per post: a ferramenta faz um cálculo entre o número de curtidas que sua página tem e a quantidade média de likes, comentários e compartilhamentos que seus posts possuem. Não adianta ter 2 milhões de seguidores e 300 curtidas nos posts.
  • Posts per type: a ideia é incentivar os administradores de páginas a publicarem mais formatos de posts, como fotos, vídeos e links. Variar esses formatos é importante para oferecer formatos de conteúdos diferentes para sua audiência.
  • Timing: essa opção se refere ao horário das postagens no Facebook. Aqui temos um problema, porque a ferramenta considera um horário bom os posts feitos entre os horários de 15 – 18 (GMT). Lembre-se que o melhor horário para postar no Facebook é quando seu fã está online — você acessa isso pelo Facebook Insights em sua fanpage.
  • Length of posts: dependendo da categoria que for sua página, posts com menos de 100 caracteres são considerados melhores no LikeAlyzer. Isso também vai variar de acordo com sua persona, ok? Se para seu negócio produzir textos grandes é mais vantajoso, continue assim!
  • Curiosity: nós sempre falamos de “faça perguntas poderosas”. E é isso que esse itens se refere: a quantidade de perguntas que você faz em seus posts. Quanto mais perguntas você fizer, melhor.
  • Hashtags: usar hashtags em posts ajuda a mostrar mais sua marca e empresa no Facebook. A ideia é usar hashtags em todos os posts, segundo o LikeAlyzer.

Posts by others

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Essa seção analisa dois itens em sua página:

  • Everyone can post to your timeline?: se você deixa a função para que qualquer pessoa possa publicar algo em sua página (e que fica na seção de postagens do visitante, não em sua timeline).
  • Posts by fans: aqui são as postagens dos fãs. Se você habilitou o recurso acima, para que as pessoas postem na página, é interessante que você tenha uma movimentação nesse aspecto aqui nesse item.

Page Comparison

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Esse item mostra o seu resultado comparado com os resultados médios de outras páginas da mesma categoria que a sua.

Conte nos comentários: qual posição sua fanpage se encontra no LikeAlyzer e quais itens você pode mudar hoje mesmo para melhorar esse ranqueamento?

CONTINUE NO BLOG

Você já entendeu que é muito importante avaliar os resultados da página do Facebook. Avaliando resultados é possível saber se o seu trabalho está indo bem ou não.

E, para analisar os resultados da página é preciso que você escolha as métricas. Confira quais são as três principais para você descobrir se está indo no caminho certo:

3 MÉTRICAS FUNDAMENTAIS PARA AVALIAR OS RESULTADOS DA PÁGINA DO FACEBOOK

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