LikeAlyzer: tudo sobre a ferramenta para analisar páginas no Facebook

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O LikeAlyzer é uma das nossas ferramentas favoritas para analisar o desempenho de páginas no Facebook. Isso porque, com ele, você vai analisar e mensurar o potencial da sua fanpage.

Esse site é um pontapé inicial para você identificar o que pode melhorar na página no Facebook da sua empresa. Informações como evolução e até insights sobre tipos de postagens você consegue ter com o LikeAlyzer.

De olho na concorrência

Você também vai monitorar, comparar e explorar as páginas de seus concorrentes, vendo o que eles estão fazendo melhor do que você na rede social.

Para usar o LikeAlyzer, você precisa simplesmente colar a URL de uma página no Facebook. Por isso, fazer uma sondagem de seus concorrentes é possível.

LikeAlyzer: desvendando todas as funções

O primeiro passo é acessar o LikeAlyzer. Clique aqui para acessar a ferramenta.

Ao abrir o site, você vai encontrar de cara um campo para colar a URL de uma página no Facebook.

LikeAlyzer: tudo sobre a ferramenta para analisar páginas no Facebook

Atenção: deixe a URL da página “limpa”, sem nenhum parâmetro de pesquisa do Facebook. Por exemplo, para analisar a página da Camila Porto, devemos usar o link exatamente dessa maneira:

CERTO: https://www.facebook.com/camilaporto.com.br/

ERRADO: https://www.facebook.com/camilaporto.com.br/?ref=br_rs

Se você usar o parâmetro de pesquisa ?ref=br_rs, você irá restringir a pesquisa a nível nacional — e a ferramenta não vai gerar resultados.

Você pode acessar os dados de qualquer página desde que tenha a URL dela. Mas, quando você for administrador da página que quer analisar, se fizer login no Facebook por meio do LikeAlyzer, terá acesso a um número maior de dados.

O LikeAlyzer possui um montão de recursos para avaliar as páginas. Ele pega a análise do último mês na sua fanpage e gera vários dados sobre ela.

Confira o que cada um deles significa:

Personal Advice

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Essa é a primeira informação que o LikeAlyzer vai gerar para você. Ela se refere a principal mudança que você pode fazer para melhorar o desempenho da sua página.

No exemplo acima, a mudança seria acrescentar um número de telefone na página. Mas poderiam ser outras como: adicionar uma localização ou abrir a página para que os usuários possam interagir.

Frontpage

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Essa seção do LikeAlyzer faz uma análise sobre as informações da sua página. Se tudo está preenchido corretamente, como:

  • Username (Nome de usuário): se você já definiu um nome de usuário para a sua página, aquele que aparece na URL da fanpage. Não sabe como fazer isso? Clique aqui e confira o tutorial.
  • Cover photo (Foto de capa): se você usa uma imagem como capa da sua página. Nós temos um gabarito para você montar sua capa com boa visualização tanto para desktop quanto para mobile. Confira!
  • Profile picture (Foto de perfil): se você já usa uma imagem como avatar da sua página.
  • Call to Action (Botão de chamada para ação): diz respeito ao botão de chamada para ação que fica logo abaixo da capa da sua página.
  • About (Sobre): páginas que possuem uma descrição no campo “Sobre” são melhor avaliadas. Faça um texto bem completo. Quanto mais completo, maiores são as chances do seu cliente te encontrar na rede social.

About

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Nessa seção, o LikeAlyzer vai analisar as informações de contato sobre a sua página.

  • Contact Information (Informações de contato): essa é uma análise sobre as informações de contato da sua página, como: website, telefone e e-mail, por exemplo. Nem sempre você terá disponibilizado todas essas informações e isso não é necessariamente um problema.
  • Milestones (Marcos): são marcos ou acontecimentos que você inclui na sua página e que vão ajudar a contar mais sobre a história do seu negócio. Você pode colocar marcos para a inauguração, para a data em que sua empresa ganhou algum prêmio, para alguma mudança de endereço ou para qualquer outro fato que tenha sido relevante para a sua empresa.
  • Personal Interests e Personal Info (Interesses e informações pessoais): apenas as páginas ligadas a pessoas possuem esse campo que serve para incluir interesses e informações pessoais.
  • Location (Localização): esse é outro campo que costuma aparecer na seção about, mas apenas para páginas de negócios que possuem endereço físico.

Activity

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Aqui, você vai encontrar informações sobre a atividade da sua página. São elas:

  • Posts per day (Posts por dia): quantidade de posts que você faz por dia na sua página. Com um post por dia, ao longo do mês, já vem uma boa avaliação. Lembre-se que isso depende do seu segmento. Ter um post por dia é o mínimo! Se for necessário, você pode aumentar a quantidade com base na sua persona.
  • Post variation (Variação de posts): a ideia é incentivar os administradores de páginas a publicar mais formatos de posts, como: fotos, vídeos e links. Variar esses formatos é importante para oferecer conteúdos diferentes para sua audiência.
  • Average post length (Tamanho médio dos posts): dependendo da categoria da sua página, posts com menos de 100 caracteres são considerados melhores no LikeAlyzer. Isso também vai variar de acordo com sua persona, ok? Se para seu negócio produzir textos grandes é mais vantajoso, continue assim!
  • Native Facebook Vídeos (Vídeos nativos): aqui a ferramenta considera o número de vídeos postados diretamente no Facebook.
  • Events (Eventos): o número de eventos criados na sua página também é analisado. Mais uma vez, pode ser que essa opção não se aplique à sua marca.
  • Pages liked (Páginas curtidas): número de páginas que sua página curte. O LikeAlyzer incentiva o diálogo entre páginas e afirma ele pode ajudar a aumentar o engajamento. Clique aqui e descubra como curtir uma página com sua fanpage.

Response

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Nessa seção, o LikeAlyzer vai analisar a sua taxa de resposta e interação com seu público.

  • Users can post (Usuários podem postar): ganham um check nesta opção todas as páginas que permitem que o usuário publique em sua página, seja através de comentários, avaliações ou inbox.
  • Response rate (Taxa de resposta): é a taxa de resposta da sua página. O ideal é responder o maior número possível de usuários que entram em contato com você.
  • Response time (Tempo de resposta): diz respeito a quão rápido você costuma responder às interações do seu público.

Quando a ferramenta apresenta “N/A” para algum dado, significa que a taxa é 100% e, portanto, ela não tem resultados para mostrar ou que aquele dado não se aplica aquele tipo de página.

Likerank

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O Linkerank é um rank criado pelo LikeAlyzer, com o objetivo de dar uma nota para a sua página. Quanto maior a nota, melhor o desempenho da sua fanpage.

Leaderboard

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Nessa seção do relatório, você pode colocar as páginas dos seus concorrentes para que o LikeAlyzer faça a comparação da sua página com a deles.

Likes Grownth

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Nesse quadro, você vai encontrar a porcentagem de crescimento no número de likes da sua página no período analisado, que pode ser filtrado de 7, 14 ou 30 dias.

Além do valor percentual, ele também vai mostrar o número total de likes e o de novas curtidas.

Engagement

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Nessa seção, o LikeAlyzer verifica dados referentes ao engajamento do público em sua página. Aqui também é possível filtrar a análise para 7, 14 ou 30 dias.

Os dados informados são:

  • Engagement rate: é a sua taxa de engajamento. A ferramenta informará o percentual e dirá se está ruim, bom ou excelente.
  • People talking about this (PTAT): esse dado diz respeito ao número de usuários do Facebook que estão falando sobre a sua página.
  • Interactions per post: apresenta uma média no número de interações por post na sua página. Considera-se reações, compartilhamentos e comentários. Mais uma vez, o LikeAlyzer vai dizer se o número é ruim, bom ou excelente.

Ranking

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A próxima seção vai mostrar em que lugar do ranking do LikeAlyzer sua empresa está de acordo o seu Likerank.

Você pode saber sua posição dentre todas as páginas do Facebook, as do seu país, as do seu segmento ou entre as que são do seu país e do seu segmento.

Similar Pages

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O último quadro que você vai encontrar no LikeAlyzer é o de páginas similares, que traz 5 páginas parecidas com sua — e a pontuação delas para que você possa comparar e se inspirar.

Gostou de conhecer todas as funções do LikeAlyzer?

Conta aqui nos comentários: qual posição sua fanpage está no LikeAlyzer e quais itens você pode mudar hoje mesmo para melhorar esse ranqueamento?

CONTINUE NO BLOG

Você já entendeu que é muito importante avaliar os resultados da página do Facebook. Assim, é possível saber se o seu trabalho está indo bem ou não.

Para analisar os resultados da página, você deve definir quais métricas precisa mensurar.

Confira quais são as três principais para você descobrir se está indo no caminho certo:

3 MÉTRICAS FUNDAMENTAIS PARA AVALIAR OS RESULTADOS DA PÁGINA DO FACEBOOK

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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