Duas formas fáceis de monitorar seus concorrentes no Facebook

Facebook | 4 Comentários

Diversas empresas têm por hábito avaliar seus resultados, desempenho e estratégias. Mas algo que nem todas fazem, e que pode ser muito importante para o negócio, é ficar de olho no que seus concorrentes estão fazendo.

Grandes marcas investem muito para monitorar seus concorrentes, pois isso as mantém à frente no mercado. Quando você avalia o que outras empresas estão fazendo, acaba criando uma visão mais clara sobre os diferenciais do seu próprio negócio.

Para facilitar a vida de quem não dispõe de muito tempo e dinheiro para isso, dentro do próprio Facebook é possível encontrar algumas funcionalidades que auxiliam na análise da concorrência.  

Separamos aqui duas formas de monitorar seus concorrentes. Na primeira, você consegue acompanhar o crescimento deles no Facebook. Já com a segunda, poderá ver quais anúncios as outras empresas estão veiculando.

Como acompanhar o crescimento de outras empresas

O Facebook disponibiliza uma função para que você possa acessar alguns dados sobre seus concorrentes. Ela fica dentro da parte de informações sobre a sua página.

Com ela, você obtém os seguintes dados sobre as páginas das empresas que quer acompanhar: número de curtidas, crescimento da página, número de publicações feitas e o envolvimento com as publicações feitas na semana.

Veja como é fácil usar esse recurso:

1. Entre em sua página do Facebook e acesse a guia Informações;

2. Em seguida, acesse Visão geral e role a página até encontrar a seção Páginas para acompanhar;

3. Nesta seção, clique em Adicionar páginas;

4. No pop-up que irá abrir, use a caixa de pesquisa para localizar a página de seus concorrentes. Selecione os que deseja acompanhar e clique em Concluir.

Feito isso, sempre que você acessar essa seção, verá as informações sobre as páginas dos seus concorrentes.

Agora, se você não quer ver apenas o crescimento das outras empresas, mas também deseja acompanhar o trabalho que elas estão desenvolvendo, pode monitorar os anúncios que elas estão veiculando.

Veja como:

Como ver os anúncios dos meus concorrentes

Para aumentar a transparência do que é feito dentro da rede social, o Facebook permite ver quais anúncios cada página está veiculando. Essa ferramenta tem como principal objetivo evitar publicidade fraudulenta, mas você pode usá-la para monitorar sua concorrência.

1. Acesse a página que você deseja ver os anúncios e role a tela até encontrar a seção Transparência da Página;

2. Em seguida, clique em Ver mais;

3. No pop-up que irá aparecer, clique em Ver na biblioteca de anúncios;

4. Pronto! Uma nova página irá abrir e nela você poderá ver todos os anúncios ativos naquela página no momento.

Por esse caminho, além de verificar os anúncios ativos, você também fica sabendo quando a página foi criada, se o nome foi alterado, de onde são os administradores e até mesmo se ela foi mesclada com alguma outra.

O mais legal dessa funcionalidade é que você não precisa usá-la apenas para ficar de olho em seus concorrentes. Você também pode acessar para acompanhar o que as grandes marcas estão fazendo, como o mercado vem inovando nos anúncios e se inspirar.

CONTINUE NO BLOG

Agora que você sabe como monitorar seus concorrentes, quero saber se você também tem monitorado os números da sua empresa.

O Facebook Analytics é uma ferramenta nativa do Facebook que te ajuda a obter informações importantes sobre a sua fanpage e o seu site. Confira:

6 motivos para você começar a usar hoje o Facebook Analytics

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Tags:
  • anúncios nas mídias sociais

4 Comentários

  1. Parabéns pelos ótimos conteúdos aqui disponibilizados de forma gratuita, seu site é muito top. Acompanho o seu trabalho a um certo tempo, e você é uma das referência no assunto do marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscrições Social Sell

As inscrições para a próxima turma do Social Sell com uma OFERTA ESPECIAL estão abertas, acesse e garanta a sua vaga agora!

Inscrições Social Sell