Orçamento diário ou vitalício para anúncios? Qual é a melhor opção para o seu negócio?

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Ao começar a criar anúncios no Facebook, uma das principais dúvidas que recebemos é sobre o orçamento de campanha. Isso porque, a maioria dos empreendedores não sabe escolher entre os tipos de orçamento diário ou vitalício.

O orçamento de campanha no Facebook é o valor que você está disposto a pagar para exibir determinado anúncio para o seu público-alvo. Ao definir seu orçamento, você estará informando ao Facebook quanto está disposto a gastar com eles. Isso não significa que você vai gastar aquele valor.

Por exemplo. Você tem R$10,00 para investir em tráfego para o seu site. Nesse caso, você vai fazer um anúncio com esse objetivo e escolher entre o orçamento diário ou vitalício. Além disso, você também precisa selecionar o tipo de cobrança que o Facebook vai fazer no seu anúncio, se será por CPM (custo por mil impressões) ou CPC (custo por clique). A partir de então, o Facebook vai entregar o seu anúncio para a sua segmentação respeitando a configuração de orçamento e também de cobrança que você definiu. Tudo isso levando em consideração o orçamento de R$10,00 que você definiu no início.

Algo que você precisa saber é que não existe um valor “padrão” para se investir em anúncios no Facebook. Tudo vai depender do quanto você pode gastar, dos seus objetivos e da sua experiência com anúncios.

Por exemplo, nos cases de sucesso dos nossos alunos você vai encontrar empresas investindo de R$5,00 a R$200,00 reais em anúncios diariamente. Por isso, não fique preso a um valor fixo, pois tudo vai depender da sua verba de marketing.

ORÇAMENTO DIÁRIO OU VITALÍCIO?

Existem 2 tipos de orçamento de campanha:

Diário: você define um valor máximo que será utilizado diariamente.

Por exemplo: você definiu que seu orçamento diário será de R$5,00 durante 7 dias. Todos os dias, o Facebook pode gastar no máximo R$5,00 para impactar pessoas. Sendo assim, no final do período de 7 dias você terá gasto R$35,00.

Vitalício: você define o valor total que você está disposto a pagar pela campanha. Nesse caso, o algoritmo do Facebook vai escolher os melhores dias e horários para direcionar o seu anúncio para as pessoas.

Por exemplo: você definiu que seu orçamento vitalício, ou seja, o valor total da sua campanha vai ser de R$35,00 que serão gastos ao longo de 7 dias. Durante o período, o Facebook vai selecionar o melhor dia e horário para entregar o seu anúncio para os usuários. Porém, ele não terá um limite de gasto diário. Nesse caso, ele pode gastar R$5,00 em um dia e em outro dia R$3,00. Mas, no final da campanha o valor gasto será de R$35,00.

Para nós, o orçamento que mais traz retorno é o diário. Isso porque, ele é uma forma eficiente de controlar os gastos e a entrega diária dos anúncios. Além disso, com ele, fica mais fácil adaptar o orçamento para mais ou menos de acordo com os resultados.

Porém, isso não é uma regra, ok? Nós chegamos a essa conclusão com base em testes que fizemos. Você também pode testar as duas formas e ver qual delas se adapta melhor ao seu modelo de negócio.

LANCES NO ANÚNCIO – CPC OU CPM?

A opção de escolher se você é cobrado por clique no link (custo por clique ou CPC) ou por impressão (custo por mil ou CPM) é apresentada quando você executa uma campanha com base no objetivo Tráfego ou no objetivo da Conversão.

CPC: selecionando a opção CPC (custo por clique), você só será cobrado quando o usuário clicar no seu anúncio.

O custo por clique é indicado caso você esteja usando um público grande. Levando em consideração que a sua segmentação é ampla, se você definir a estratégia de pagamento a cada 1000 exibições (CPM), você vai gastar mais dinheiro para atingir o seu público-alvo sem saber se alguém vai clicar ou não no anúncio. Porém, se você selecionar o pagamento por clique, você pode atingir uma grande quantidade de pessoas e pagar só pelos cliques recebidos.

CPM: selecionando a opção CPM (custo por mil), você será cobrado a cada mil vezes que o seu anúncio for exibido.

O custo por mil impressões é indicado caso você já tenha testado a sua segmentação e identificado que ela é o seu público-alvo. Assim, teoricamente o seu público tende a ser menor, por isso, você vai gastar menos usando o CPM.

Por exemplo: a média de preço de um anúncio com estratégia de lance de CPC é de R$0,50 (por clique) e da estratégia de lance em CPM é de R$5,00 (para cada 1.000 impressões). Digamos que desses 1000 que foram impactados, seu anúncio receba 50 cliques. Se você escolheu pagar por CPC (custo por clique) o valor será 50X R$0,50, por outro lado, pagando por CPM (custo por mil) você vai pagar R$5,00.

Lembrando que, essas são dicas com bases em nossos testes. Cada negócio se comporta de uma forma diferente quando falamos em anúncios. Por isso, sempre estude a melhor estratégia para o seu negócio.

A principal lição que você deve tirar desse texto é: TUDO DEPENDE. Depende de verba de marketing, depende de estratégia, depende de conhecimento…

Se você estiver começando a anunciar no Facebook, sugerimos que inicie investindo aos poucos. Criar campanhas com grandes verbas logo no início pode ser dinheiro jogado fora por falta de conhecimento. Por isso, faça testes e aprenda com os resultados.

Em suas campanhas você usa o orçamento diário ou vitalício? Conta pra gente aqui nos comentários.

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