Pixel do Facebook: o que você precisa saber para otimizar e mensurar seus anúncios no Facebook

Postado em Facebook 8 Comentários

Para você que busca entender mais sobre o comportamento dos seus clientes e com isso otimizar a mensuração de resultados dos seus anúncios, o pixel do Facebook é a ferramenta ideal.

Com ele, você rastreia a atividade dos usuários em seu site, blog ou página de captura de leads e consegue analisar as conversões, quais páginas o visitante passou e o número de cadastros gerados pelos seus anúncios do Facebook.

Vamos te mostrar os principais pontos sobre o Pixel do Facebook para que você comece a implementá-lo o quanto antes e comece a ter acesso aos dados para otimizar suas campanhas no Facebook.

O que é o Pixel do Facebook?

O pixel do Facebook é um recurso que permite monitorar conversões em um site e criar públicos para as campanhas de anúncios no Facebook. Com ele, você consegue saber quantas vendas, visualizações de conteúdo ou quantos leads a sua empresa conquistou com os anúncios do Facebook.

Basicamente, o pixel do Facebook é um código que deve ser instalado em todas as páginas do seu site. A partir de então, ele vai começar a registrar as compras, visualizações, cadastros e enviar esses dados para o seu gerenciador de anúncios.

Quem pode usar o Pixel do Facebook?

Esse recurso é destinado para pessoas que possuem site, blog ou páginas de captura. Nesse caso, não é possível instalar o pixel na sua página do Facebook, por exemplo. Isso porque, ele é uma forma de medir resultados fora do Facebook.

Alguns pontos que você precisa saber sobre o Pixel do Facebook

  • O pixel do Facebook é para ser usado em sites, blogs e páginas de captura;
  • Não é possível instalar o pixel na sua página do Facebook;
  • Cada conta de anúncios possui 1 pixel atrelado a ela.

Criando seu pixel do Facebook

O primeiro passo para você começar a otimizar suas campanhas é criar o seu pixel do Facebook na sua conta de anúncios e instalá-lo em seu site.

Para criar o seu Pixel do Facebook siga estes passos:

  1. Acesse a guia Pixel do Facebook no Gerenciador de Anúncios;

Pixel do Facebook: o que você precisa saber para otimizar e mensurar seus anúncios no Facebook

2. Clique em Criar um pixel;

Pixel do Facebook: o que você precisa saber para otimizar e mensurar seus anúncios no Facebook

3. Dê um nome para o seu Pixel. Escolha um nome que represente seu negócio e a conta de anúncio. Em seguida, clique em Criar.

Pixel do Facebook: o que você precisa saber para otimizar e mensurar seus anúncios no Facebook

4. Agora, chegou a hora de instalar o seu pixel. Nesse momento, se você não possui conhecimentos em programação, sugerimos que converse com alguém que possa te ajudar.

Pixel do Facebook: o que você precisa saber para otimizar e mensurar seus anúncios no Facebook

Nessa etapa, o Facebook gera um código que você deve instalar na raiz do seu site. E para fazer essa instalação, você pode seguir as instruções descritas na opção “Instalar o código manualmente por conta própria” ou enviar o código gerado pelo Facebook para a pessoa que desenvolveu o site da sua empresa.

Lembrando que esse processo não é algo complicado e geralmente funciona em todas as plataformas que hospedam os sites. Nas centrais de ajuda, existem materiais que podem te ajudar a fazer a instalação.

Para te dar uma ajuda-extra , selecionamos alguns tutoriais de como instalar o pixel nas principais plataformas de sites:

Como instalar o pixel do Facebook na Loja Integrada

Como instalar o pixel do Facebook no Wix

Como instalar o pixel do Facebook no WordPress

Como instalar o pixel do Facebook na NuvemShop

Depois que instalar o pixel em seu site, certifique-se que ele está funcionando. Para isso, instale o Facebook PixelHelper, uma ferramenta que te ajuda a identificar os problemas e as possíveis soluções na hora de testar se o pixel está funcionando. Para ver mais sobre o PixelHelper, clique aqui.

COMO MENSURAR AS CONVERSÕES?

Quando o seu pixel está ativo, ele começa a medir o que acontece no seu site. Mas, para você começar a medir conversões, existem duas formas:

Baseadas em eventos: as conversões personalizadas baseadas em eventos permitem que você defina um conjunto de eventos padrão como conversões com base em parâmetros que você insere no pixel. Veja mais aqui.

Colocando os eventos em seu site, blog ou página de conversão, você pode criar públicos personalizados com base no tráfego nestas páginas. Assim, o Facebook vai criar segmentações com o perfil parecido com as pessoas que entraram em sua página de destino.

Por exemplo: nós trabalhamos com páginas de captura para os usuários baixarem nossos e-books.

Pixel do Facebook: o que você precisa saber para otimizar e mensurar seus anúncios no Facebook

Por isso, ao instalar o pixel na página de obrigado utilizando o evento de conversão, é como se nós mostrássemos para o Facebook que todo usuário que chegar na página de “obrigado” ele deve marcar essa pessoa como uma conversão, nesse caso um lead.

Baseadas em conversões personalizadas: as conversões personalizadas baseadas em URLs permitem que você defina um conjunto de eventos padrão como conversões com base em palavras-chaves da URL. É uma maneira mais simples para medir as suas conversões. Como, por exemplo, compras ou cadastros. Veja mais aqui.

Se você não conseguir adicionar eventos padrões em seu site, você pode usar as conversões personalizadas baseadas em URLs para equivaler ao evento padrão.

Por exemplo: você pode sinalizar para o Facebook que toda vez que o usuário chegar na página www.seusite.com.br/produto/confirmacaodepedido, o sistema deve registrar essa ação como uma “compra” em seu site.

O pixel do Facebook é uma ferramenta indispensável para quem busca mais controle e otimização em suas campanhas no Facebook. Porém, deixamos claro que não é obrigatório ter um site para anunciar, ok?

E você, já utiliza o pixel do Facebook para mensurar os dados de tráfego, compras e cadastros? Se sim, deixe seu comentário aqui no post 🙂

QUER MAIS?

Quer aprofundar mais os seus conhecimentos em segmentações? Conheça a função de públicos personalizados do Facebook.

Ele pode melhorar as suas estratégias de captação de fãs ou transformar leads em clientes usando os anúncios no Facebook. Saiba mais:

Públicos personalizados: como usar listas de e-mails para segmentar anúncios no Facebook

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Tags:
  • webinar anúncios

8 Comentários

  1. Obrigada pelo post. Mas fiquei com essas dúvidas:
    No caso de uma pessoa gerenciar várias páginas, ela deve criar uma conta de anúncio para cada página e, dentro de cada conta de anúncio, criar o pixel?
    A criação do Pixel não é vinculada à uma página específica?

    1. Oi, Ligia
      Sim, o ideal é você ter uma conta de anúncios para cada página. Já que cada conta só pode criar um pixel.
      Um abraço, #EquipeCP

  2. Boa tarde!!!
    Como eu crio pixels para acompanhar páginas diferentes? Tentei criar e o Facebook diz que posso ter um pixel por Conta de Anúncio.
    Comprei seu livro, Camila.. Muito bom!

  3. Olá Camila. Excelente explicação sobre o pixel do facebook. Mas ficou-me umas dúvidas. Posso usar o mesmo pixel em dois sites diferentes? É possível criar mais do que pixel na mesma conta do facebook? Obrigado.

    1. Oi, Alfredo
      Não, se você usar em dois sites diferentes você não vai saber de quais dados cada um se refere. Cada pixel deve ser usado para um determinado tipo de negócio. Você pode ter 2 contas de anúncios, cada uma delas com um pixel.
      Um abraço, #EquipeCP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Social Sell esta com as inscrições abertas!

Como usar o Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger para atrair, engajar e converter seguidores em clientes.

O Social Sell esta com as inscrições abertas!