SEO no Facebook: Vídeo de dicas e como fazer

Facebook | Nenhum comentário

SEO é uma das áreas, senão a mais, importante de uma estratégia de marketing online. De nada adianta ter um bom conteúdo se ele não oferece as mínimas condições de ser encontrado. Podemos pensar as fanpages no Facebook da mesma forma. Vamos falar sobre SEO no Facebook?

É muito legal ter uma página bonita e com bom conteúdo, mas permitir que ela seja facilmente encontrada pelos nossos clientes é muito importante.

SEO no FACEBOOK

Na parte estratégica do Curso de Facebook para Empresas, o Facebook Essencial, sempre bato na tecla da importância do SEO, não só em blogs e sites, mas em toda a comunicação da empresa na web.

Já apresentei algumas dicas de otimização no post “Como otimizar sua fan page para buscas” e na apresentação “Facebook: sua empresa está curtindo?“.

Agora, encontrei um vídeo bem completo que apresenta dicas de SEO no Facebook. Apesar de antigo, as dicas são interessantes e podem ser aplicadas por qualquer dono de fanpage.

Traduzi o vídeo de 7 minutos e disponibilizo o texto logo abaixo. Assim, é possível acompanhar as legendas e ajudo a posicionar este post com SEO e conteúdo 😉

A otimização de páginas é simples, investir em ações simples e básicas, já oferece bons resultados.

Legendas

Distilled está aqui para ajudar as páginas de empresas no Facebook a utilizar o Search Engine Optimization, ou SEO, para aparecerem no top dos resultados de pesquisa.

As páginas no Facebook são uma grande forma de promover negócios online.

Mas você precisa que elas apareçam nos resultados de busca quando as pessoas procuram pelo seu negócio.

Estas dicas simples podem ser aplicadas em qualquer negócio. Desde um negócio local, uma banda ou uma organização global.

O que é SEO?

Mecanismos de pesquisa ranqueiam sites baseados em algoritmos muito complexos que foram desenvolvidos para manter o Spam fora dos resultados de busca.

O princípio básico é quando digitamos um termo de pesquisa, os primeiros resultados aparecem porque aqueles sites contém aqueles termos que buscamos em suas páginas.

Entretanto, muitos sites podem ser ranqueados com a mesma palavra. Portanto, um dos fatores fundamentais que levam um site para o topo é o número de links que apontam para ele, este dado ajuda a determinar a importância desta página para aquele termo de pesquisa.

Por exemplo, o site da Milk Pail Market está linkado no site da Universidade de Stanford como um ótimo lugar para comprar os ingredientes de um Poutine. Então, como a Universidade de Stanford dá este link para a página da Milk Pail Market, ela pode estar bem ranqueada no Google quando as pessoas procuram por “Poutine”. Entendeu?

Quando aplicamos o SEO para páginas no Facebook, estes mesmos princípios se aplicam. Certifique-se de que a página possui os termos que as pessoas provavelmente buscariam na internet.

Dica da Camila:

Atraia links de outros sites direcionando para a sua fan page, isso ajuda o SEO no Facebook 😉

Construindo uma página no Facebook

O Facebook oferece um guia passo a passo ensinando como construir uma página e uma central de ajuda, onde é possível encontrar muitas respostas e perguntas frequentes sobre as fanpages.

No ponto sobre SEO, quando uma página é criada, reserve um tempo para pensar sobre o nome da página 😉

Ter um nome obscuro significa que ela será mais difícil de encontrar pelos seus clientes. Igualmente, se o nome é muito longo e específico, os clientes serão menos propensos a curtir sua página. Geralmente, o nome da empresa é a melhor opção, pois é a forma mais comum das pessoas procurarem por você.

Depois de definir um nome simples e fácil de lembrar, é muito importante inserir informações sobre sua empresa no campo “Sobre”. Por exemplo, você pode inserir a localização e mais informações sobre sua empresa.

Tenha certeza de ter a URL da sua página personalizada, o que a deixará ainda mais fácil de ser encontrada.

Depois que a página estiver pronta, o próximo passo é conseguir pessoas linkando para sua página.

Há duas formas de conseguir isso:

Ganhe Likes e Links

Toda vez que alguém curte uma página, um link é inserido em seu perfil, direcionando para a fan page da empresa.

Muitos perfis são públicos no Facebook, o que significa que os buscadores podem ver estes links, o que ajuda a posicionar a fan page nos mecanismos de busca. Recentemente, isso demostra a importância em construir uma página excepcional e que as pessoas gostarão de se engajar.

Quanto mais interessante e chamativa uma página for, maiores as chances de conseguir fãs e, consequentemente, mais links.

Milk Pail Market é um grande exemplo de página que busca o engajamento de seus fãs. Nós vemos perguntas e discussões, descontos e vouchers e doações para caridade.

Se sua página no Facebook já possui um ótimo conteúdo, outra forma de conseguir mais visitas e fãs é utilizando os anúncios. Especialmente os destinados aos amigos dos seus fãs.

Check in

Se sua empresa é um negócio local, certifique-se de que sua página está categorizada como tal. Isso significa que os consumidores podem efetuar o check in em sua página e melhorar o SEO no Facebook.

Em smartphones e tablets, se você usar o app do Facebook para buscar algum lugar, ele exibirá o botão de “Curtir”.

O que pode gerar mais curtir em sua página.

Você pode incentivar seus clientes a dar check in oferecendo descontos e promoções especiais. Para permitir que seus clientes possam dar o check in, certifique-se que sua página possui um endereço definido. Ok?

Link seu site para o Facebook

A segunda forma de conseguir links para a sua página é inserir um link na home do seu site ou blog, se você tiver um. Esta é uma grande forma de promover a sua fan page para os visitantes do seu site.

O Facebook oferece uma grande variedade de plugins que permitem os visitantes do seu site facilmente curtir ou comentar em seu conteúdo. No entanto, é importante manter em mente que estes plugins não geram links para sua página no Facebook que os mecanismos de pesquisa possam ler.

Então, é uma boa ideia inserir links diretos para a sua fan page em seu site.

Criar links é fácil:

Apenas digite sua URL e crie um código simples como o exibido aqui para gerar um link em seu site.

Para links mais complexos, é interessante contar com profissionais com mais experiência, como um webmaster, para ajudá-lo.

Recursos adicionais

Para demais informações sobre as páginas no Facebook, acesse o site de recursos no Facebook. Lá você encontra informações interessantes sobre como se conectar com as pessoas que visitam sua página.

O Facebook também desenvolveu uma página para ajudar pequenos e médios empresários e ONGs. Para inserir aplicativos e mais recursos em sua fan page, explore a área de aplicativos, para deixar sua página mais interessante.

Análise

Outra parte importante do SEO no Facebook é coletar e analisar dados.

O Facebook Insights oferece aos administradores acesso aos dados da página. Usar esta ferramenta permite aos administradores acompanhar qualquer alteração no crescimento de fãs ou encontrar tendências.

O Facebook Insights está disponível apenas para páginas que possuem pelo menos 30 fãs.

Para mais informações sobre o Facebook Insights, incluindo como começar e como definir métricas importantes, dê uma olhada no guia do Facebook Insights.

Coisas para tomar cuidado

O mercado de SEO pode ser parecido como Velho Oeste. Muitos sites são acostumados a enviar spam oferecendo milhares de links ou garantido a primeira posição no Google.

EVITE ESTAS PESSOAS

Para oferecer suporte adicional, Distilled oferece em seu site, vários outros recursos para SEO, Social Media Marketing e como conseguir links.

Para mais informações sobre SEO, dê uma olhada nestas excelentes fontes que citei.

Gostou do post SEO Facebook: Vídeo de dicas e como fazer? Deixe seu comentário para mim 😉

QUER MAIS?

SEO no Facebook é muito importante para quem quer estar bem ranqueado no Google, não é mesmo?

Então, agora que você já aprendeu essas técnicas, que tal aprender os meus “3 Pilares para o sucesso nas redes sociais“?

É só clicar na imagem abaixo que você terá acesso à minha aula de como usar todo o potencial das redes sociais no seu negócio. Acesse para aprender, é GRÁTIS:

cursos pilares para o sucesso em midias digitais-seo no facebook

Tags:
  • dicas
  • facebook
  • otimizar
  • seo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscrições Social Sell

As inscrições para a próxima turma do Social Sell com uma OFERTA ESPECIAL estão abertas, acesse e garanta a sua vaga agora!

Inscrições Social Sell