Tudo que você precisa saber sobre o Facebook Insights

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Se você quer analisar as métricas da sua fanpage e saber o que realmente funciona para o seu negócio, você precisa entender como fazer isso por meio do Facebook Insights.

Muitos empreendedores sentem dificuldade em interpretar os dados apresentados nessa ferramenta de métricas.

Porém, é muito importante saber que sem essa análise, você não vai descobrir se a sua estratégia está sendo bem executada ou não.

Por isso, nesse post vamos te explicar as principais métricas que o Facebook Insights disponibiliza.

O QUE É FACEBOOK INSIGHTS

O Insights ou Informações do Facebook é uma ferramenta gratuita que disponibiliza os dados de desempenho da sua página na rede social.

Nela, você pode acessar as informações de interação da sua audiência, de concorrentes, alcance das publicações e entre outros.

Com isso, fica mais fácil analisar a sua estratégia, eliminar o que não funciona e multiplicar o que funciona.

Lembre-se: o Facebook Insights é visível apenas para perfis comerciais.

COMO ACESSAR O FACEBOOK INSIGHTS

Para utilizar o Facebook Insights, você precisa ser administrador de alguma fanpage dentro da rede social.

Você ainda não tem uma página? Então clique aqui e confira um conteúdo exclusivo que separamos para você criar uma página no Facebook.

Depois que a sua fanpage estiver pronta, para acessar a guia de informações da página, basta você seguir os passos a seguir:

1. Acesse a sua página comercial do Facebook;

2. Clique na opção informação na guia superior da página.

Nessa guia, você vai ver todas as métricas de acesso da sua página.

MÉTRICAS DO FACEBOOK INSIGHTS

A métrica é uma forma de avaliar ou medir o desempenho da sua empresa na internet. E é dentro do Facebook Insights que você vai encontrar as informações sobre a performance sua página.

São esses dados que vão te ajudar a montar a melhor estratégia para a sua marca e consequentemente aumentar seus resultados através do Facebook.

Mas como falamos, analisar métricas não é assim tão fácil. Por isso, trouxemos nesse conteúdo uma explicação de cada funcionalidade do Facebook Insights.

1. VISÃO GERAL

Na página inicial do Insights, por padrão, ele vai apresentar uma prévia rápida do desempenho da sua página nos últimos 7 dias. Porém, você pode personalizar para: resumo do dia, resumo do dia anterior ou resumo dos últimos 28 dias.

VISÃO GERAL - Facebook Insights

Nesta opção, é possível conferir um resumo do desempenho da sua página através de vários gráficos, os principais são:

Curtidas na Página: número total de curtidas e de novas curtidas na sua página.

Alcance das publicações: número total de pessoas individuais que viram sua página e suas publicações.

Envolvimento: número total de pessoas individuais que se envolveram com a sua página, assim como os diversos tipos de envolvimento.

Para saber mais sobre cada gráfico, você pode clicar no ícone de informação ao lado do nome do gráfico.

Além disso, você pode alterar o período que os dados estão sendo mostrados e exportar todas as informações em XML e CSV.

Logo abaixo dos resumos dos gráficos, você também pode acompanhar o desempenho das suas últimas 5 publicações.

Clicando em “ver todas as publicações” você será direcionado para a guia de “Publicações” e pode acessar todo o histórico de postagens.

ACOMPANHE SEUS CONCORRENTES

Outra funcionalidade muito importante no Facebook Insights que está presente na visão geral, é a opção de “páginas para acompanhar”.

Com essa função, você pode comparar e analisar até 5 páginas e obter os dados de: número total de curtidas, aumento de fãs, publicações realizadas e o envolvimento da audiência com a página.

Esse é uma ótima forma de analisar como os seus concorrentes estão se saindo no Facebook.

2. CURTIDAS

Nesta seção, você pode acompanhar a evolução de curtidas da sua página.

A diferença entre seguidores e curtidas é por questões de customização de feed dos usuários. O Facebook permite que os usuários possam optar em curtir uma marca, mas não seguir os conteúdos postados.

CURTIDAS - Facebook Insights

Dentro da guia curtidas, os gráficos são divididos em:

Curtidas na Página: total de curtidas de Página em cada dia, durante um período de 28 dias.

Total líquido de curtidas: número total de novas de curtidas menos o número de descurtidas.

Onde as curtidas de Página aconteceram: número de curtidas que sua Página recebeu, detalhado conforme o local onde elas aconteceram.

3. ALCANCE

Na seção de alcance, os dados são referentes a quantas pessoas são impactadas pelos seus conteúdos diariamente.

Essa com certeza é uma das métricas mais comentadas. Isso porque, a rede social anunciou, em Janeiro de 2018, que vai priorizar as interações de amigos e familiares no feed de notícia dos usuários.

Alcance - Facebook Insights

Aqui, você pode analisar 4 métricas principais:

Alcance das publicações: representa o número de pessoas às quais suas publicações foram exibidas. No gráfico apresentando no Facebook Insights, a métrica é dividida entre alcance orgânico e pago.

Curtidas, comentários e compartilhamentos: envolvimento positivo, que ajuda você a alcançar mais pessoas.

Ocultar, Denunciar como spam e Descurtidas: envolvimento negativo, que reduz o número de pessoas que você pode alcançar.

Alcance total: refere-se ao número de pessoas que receberam alguma atividade da sua página, independentemente de onde a tenham visto. Podendo ser as suas próprias publicações, publicações de outras pessoas na sua página, anúncios, menções e check-ins.

Se você quer saber mais sobre essa métrica, separei aqui um conteúdo para você se aprofundar sobre o Alcance no Facebook.

4. PUBLICAÇÕES

Nessa sessão, você pode acompanhar o desempenho das publicações feitas na página.

Publicações - Facebook Insights

Aqui, você vai descobrir os melhores dias e horários para fazer postagens. Além de verificar quais tipos de conteúdos estão obtendo os melhores resultados.

Essa é uma métrica muito importante, pois mostra quais conteúdos estão funcionando e podem ser replicados.

Os principais dados apresentados nesta seção são:

Quando seus fãs estão conectados: mostra quando as pessoas que curtem a sua página acessam o conteúdo do Facebook.

Tipos de publicação: mostra o êxito de vários tipos de publicação com base na média de alcance e envolvimento.

Principais publicações de páginas que você acompanha: informa o envolvimento das publicações a partir das páginas que você está acompanhando.

Todas as publicações enviadas: mostra o histórico de publicações feitas na sua página. Assim como os dados de alcance, envolvimento e tipo de conteúdo.

5. PESSOAS

A seção de pessoas apresenta os dados demográficos com base nas informações de idade e gênero disponíveis nos perfis dos usuários.

Pessoas - Facebook Insights

Essa métrica pode te auxiliar a identificar possíveis erros de segmentação. Por exemplo, se você tem um negócio local em Curitiba e seu público se concentra em São Paulo, você já sabe que está se comunicando com o público errado.

Nessa sessão, você vai encontrar os seguintes dados:

Seus fãs: veja o gênero, a idade, a localização e o idioma das pessoas que curtem a sua página.

Seus seguidores: as pessoas que seguem a sua página.

Pessoas alcançadas: veja para quem suas publicações foram exibidas nos últimos 28 dias.

Pessoas envolvidas: descubra quem curtiu, comentou, compartilhou suas publicações ou interagiu com a sua página nos últimos 28 dias.

Quando você souber qual o seu público mais envolvido, poderá adequar melhor suas publicações impulsionadas para eles.

Agora que você já tem conhecimento sobre as principais métricas do Facebook Insights, você vai poder analisar seus dados com mais precisão e construir uma estratégia de sucesso.

Conta pra gente nos comentários qual foi o seu maior insight sobre esse conteúdo. 🙂

CONTINUE NO BLOG

Se você quer usar uma ferramenta ainda mais poderosa e com mais possibilidades de análise, conheça o Facebook Analytics.

Selecionamos um conteúdo que explica como ele funciona e como você pode usá-lo para maximizar seus resultados. Saiba mais:

Facebook Analytics: entenda como usar esse recurso de métricas

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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