Como vender mais no Natal usando o Facebook e o Instagram

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O Natal é a época mais lucrativa do comércio brasileiro. Antes mesmo do final do ano, muitas empresas já planejam as ações que podem realizar para vender mais no Natal e nas festas de fim de ano.

Para aproveitar a oportunidade, temos algumas dicas para você aplicar nas suas redes sociais e garantir que seu negócio lucre ainda nesse período.

COMO VENDER MAIS NO NATAL E FESTAS DE FIM DE ANO

Segundo dados do Facebook Business, de Outubro de 2017, 49% dos compradores espalhados pelo mundo afirmam que a rede social influencia suas compras de Natal.

É um número grande de pessoas que se inspiram em ideias de presentes de Natal que encontram nas redes sociais. Use esse dado a favor da sua empresa para impactar mais pessoas e aumentar suas vendas.

Veja o que você pode fazer:

1. FAÇA UM PLANEJAMENTO

Para começar a pensar em uma estratégia de sucesso para vender mais no Natal, o primeiro passo é fazer um planejamento.

Com ele, você traça todas as suas ações do período e consegue criar conteúdos mais criativos, postagens engajadas e ganhar agilidade na tomada de decisão. O que com certeza irá trazer ótimos resultados para as suas vendas.

Lembre-se: ninguém entra no Facebook para ver propaganda. Por isso, é importante considerar no seu planejamento que 80% das mensagens precisam gerar valor para o usuário e só 20% das atualizações podem ser promocionais. Veja mais sobre essa regra no vídeo venda mais com a regra 80/20.

Complemente seu planejamento, criando uma agenda e um cronograma de postagens para o Facebook e Instagram. Leve em consideração os horários e dias de maior acesso dos seus usuários. Esses dados ficam disponíveis no Facebook Insights e Instagram Insights.

2. CRIE ANÚNCIOS IMPOSSÍVEIS DE IGNORAR

A comunicação com o seu cliente não precisa (e nem deve) iniciar apenas quando você pretende fazer alguma venda. O ideal é iniciar o seu cronograma de postagens com antecedência para atrair e engajar a sua audiência.

Mas como encontrar o melhor formato de anúncio para atrair seus potenciais compradores?

Listamos os principais tipos de anúncio para você utilizar para vender mais no Natal:

a) FORMATO DE ANÚNCIO CARROSSEL

FORMATO DE ANÚNCIO CARROSSEL

Crie uma sequência de imagens para atrair a atenção do seu público. Aproveite o espaço usando até 10 imagens ou vídeos.

Você pode usar o formato carrossel para apresentar a sua linha de produtos completa, mostrar detalhes do seu produto ou contar uma história para o seu público.

Esse é o formato ideal para empresas que possuem um portfólio extenso.

b) FORMATO DE ANÚNCIO VÍDEO

FORMATO DE ANÚNCIO VÍDEO

Dê vida a sua mensagem de Natal!

Divulgue vídeos mostrando seu portfólio ou crie uma transmissão ao vivo demonstrando o seu produto ou serviço.

Já não é a primeira vez que falamos que os vídeos são os conteúdos que mais engajam e geram alcance no Facebook. Por isso, não tem desculpa para você não investir nesse tipo de publicação, ok?

Não é necessário muito para criar seus vídeos. Basta uma câmera de celular e a sua criatividade para capturar a atenção dos seus clientes nas redes sociais.

Para ajudar na edição dos seus vídeos, temos um post com várias dicas e programas de edição de vídeos.

Se você tem vergonha de aparecer em frente às câmeras, crie um vídeo usando apenas imagens. Clique aqui e descubra como!

3. SEGMENTE SEUS ANÚNCIOS DE ACORDO COM SUA PERSONA

Depois de escolher qual o tipo de anúncio você vai divulgar na sua rede social, você deve definir quem irá receber esse conteúdo.

Basicamente, para um anúncio trazer resultados, ele deve ser entregue para pessoas que realmente têm interesse pelo seu produto ou serviço. Por isso, direcionar seus anúncios de uma maneira mais efetiva irá aumentar as suas vendas.

Nesse caso, conhecer a persona, que é o perfil de cliente ideal para seu negócio, pode ser a chave do sucesso para qualquer negócio. No e-book GUIA COMPLETO DE DEFINIÇÃO DE PERSONA, você descobre as técnicas para conhecer seu público e fazer a sua segmentação de uma forma mais assertiva.

4. FAÇA ANÚNCIOS FOCADOS NO MOBILE

Segundo uma pesquisa do Facebook, divulgada em Outubro de 2017, as conversões do ambiente móvel superaram o desktop globalmente pela primeira vez!

Ou seja: você não pode perder tempo e deve apostar em uma boa experiência mobile para os seus anúncios também.

Nossa dica é sempre ver a prévia do anúncio nos dispositivos móveis e incluir um CALL TO ACTION (Chamada para a Ação) que incentive seu comprador a ter uma ação imediata.

Exemplos: Comprar agora ou Reservar agora.

5. INVISTA EM PROMOÇÕES ESPECIAIS

INVISTA EM PROMOÇÕES ESPECIAIS

O Natal é uma ótima oportunidade para oferecer condições especiais para o seu público. Até porque todo mundo quer economizar na hora de comprar os presentes. Não é mesmo?

Criar promoções especiais utilizando cupons de desconto para trocar em alguma loja física, combo de produtos (compre 1, leve 2) ou códigos promocionais para usar no site podem ser uma ótima estratégia para aumentar suas vendas no Natal.

O Facebook conta com uma ferramenta exclusiva para você fazer esse tipo de ação, com códigos promocionais, e temos um passo a passo aqui!

DICA EXTRA: ATENÇÃO COM O PÓS-VENDA

Para finalizar essas dicas de como vender mais no Natal, temos um dos tópicos mais importantes desse post: ATENÇÃO COM O PÓS-VENDA!

Não deixe de manter contato com o seu cliente após ele finalizar a compra. Realize disparos de e-mails, perguntando se ele teve uma boa experiência com o seu produto ou serviço.

É importante verificar também se o cliente ficou com alguma dúvida ou se ele necessita de algum suporte após a venda.

Aplicar as estratégias de pós-venda garante que o seu cliente tenha uma ótima experiência com a sua marca e volte a comprar de você.

Agora, conta aqui nos comentários, quais dessas dicas você vai aplicar no seu negócio.

CONTINUE NO BLOG

Você sabia que existem oito otimizações que podem fazer diferença na hora de vender pelo Facebook?

São ajustes feitos nas configurações da sua fanpage para o conteúdo focado em conversão!

Confira as dicas no link abaixo:

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RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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  • gatilhos mentais

4 Comentários

  1. Oi Camila, oi equipe!

    Preciso da ajuda de vocês. Existe alguma maneira de quando eu for patrocinar uma publicação no Facebook e Instagram, essa mesma publicação ficar salva no meu feed (do Instagram)?

    Pois hoje, quando patrocino uma publicação, e opto por veicular essa promoção no Instagram, a mesma não fica salva no meu feed.

    Conto com a ajuda de vocês!
    Bjs.

    1. Oi Marcela, tudo bem?

      Então, é natural que a postagem quando patrocinada no Facebook, no Instagram apareça apenas durante a veiculação do anúncio. Se você quiser que apareça em sua linha do tempo do Instagram teria que repostar essa mesma imagem pelo Instagram depois de terminar a campanha. Mas enquanto você patrocina uma publicação do Facebook, não tem como ela ficar salva no seu feed do Instagram.

      Espero ter conseguido ajudar,

      #EquipeCamilaPorto

  2. Oi, Camila, tudo bem? Muito legal sua dica de imagens em carrocel. Sempre vejo esse tipo de oferta no Facebook, mas nunca havia atentado para o fato de poder usar também, rsrsrs… Sou muito grato a você pelo empenho em sempre ensinar e te desejo todo sucesso e prosperidade!!

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