Ninguém pode negar que o Facebook, no quesito recursos, é a rede social que oferece mais alternativas. Desde as opções de personalização, passando pelos aplicativos e anúncios, ele oferece o ciclo do Facebook Marketing com recursos próprios e robustos. Quando falo em ciclo do Facebook Marketing, me refiro ao esquema que começa:
1º Construir e personalizar uma página;
2º Conquistar audiência e seus primeiros fãs;
3º Amplificar a comunicação da sua empresa com o engajamento de fãs e amigos de fãs;
4º Analisar todos esses passos com métricas e dados.
O foco do texto de hoje é na quarta etapa do Facebook Marketing, ou seja, na de analisar e mensurar o desempenho da sua página. Para quem está dando os primeiros passos no Facebook, entender e extrair informações do Facebook Insights é um pouco complicado. Apesar de explicar ao lado de cada métrica o que ela significa, nem todos conseguem decifrar o que os dados coletados ao longo de 28 dias podem esclarecer sobre o desempenho da sua empresa no Facebook.
Para tentar ajuda-lo a começar a entender as informações do Facebook Insights ou trazer mais análises para o seu acompanhamento, trago três ferramentas extremamente simples, gratuitas e que permitem elaborar relatórios e avaliar o desempenho da sua página, especialmente no que tange o conteúdo e engajamento.
Quintly
O Quintly é uma das minhas favoritas. Com ele, é possível acompanhar o desempenho das minhas páginas e comparar com páginas de concorrentes. Ele possui um plano grátis que permite avaliar vários dados de suas páginas no Facebook, comparar com concorrentes, criar análises de crescimento, engajamento, melhor horário para postar no Facebook e vários outros recursos.
O Quintly também oferece a opção para avaliar outras redes sociais. Porém, para isso é preciso contratar um plano pago. No gratuito, apenas o Facebook está incluso.
SimplyMeasured
Das opções que trago aqui hoje, a SimplyMeasured é, de longe, a mais completa. A empresa oferece relatórios grátis não apenas para Facebook, mas para praticamente todas as principais redes sociais.
Sobre o relatórios do Facebook, a SimplyMeasured permite que você faça:
- Um relatório geral sobre a sua página;
- Análise competitiva do seu mercado ou concorrentes;
- Análise do conteúdo da sua página;
- Relatório de duas semanas sobre os Insights da sua página.
Sendo assim, são quatro relatórios grátis e mais completos que ajudarão a encontrar ainda mais informações sobre o desempenho da sua presença online. Com os dados coletados nestes relatórios, combinados com o que você conseguir extrair de informações do seu Facebook Insights, é possível pensar em mais estratégias e opções para corrigir ou melhorar sua presença na rede.
Para completar, você pode exportar os dados para o Excel e criar um relatório mensal, trimestral, semestral e anual do desempenho da sua página e a do seu cliente no Facebook, algo muito importante e que mostra que você está evoluindo (ou não). Se preferir, exporte direto para o PowerPoint para fazer apresentações.
Além do Facebook, é possível levantar dados do:
- Instagram;
- Twitter;
- Google+;
- Vine;
- Seu site ou blog.
Cyfe
A Cyfe é uma das minhas ferramentas favoritas. Além de muito simples de usar, possui conexão com dezenas de serviços online. De Zendesk até PayPal, você pode monitorar muitas coisas usando esta ferramenta. Quando se fala em avaliação de dados do Facebook, ele ajuda muito, pois oferece um painel simples, mas com dados legais de alcance, engajamento e aumento da base de fãs em 30 dias.
A única desvantagem é que só é possível ter um painel por vez no plano grátis. Mas, se você curtir, pode assinar um plano pago e ter acesso a muito mais dashboards.
Atenção
Legal, agora você tem um monte de ferramentas que “mastigam” os dados do Facebook Insights para você e, por isso, você nem precisa se preocupar em acompanhar as informações fornecidas direto pelo Facebook. Não é bem assim.
Os dados coletados por essas ferramentas possuem critérios de qualidade definidos por eles a partir de um padrão do mercado. Por isso, sempre acompanhe os dados da sua página direto da fonte para ter mais clareza e certeza das informações.
Estas ferramentas são extremamente úteis para completar com mais dados e recursos que você talvez não consiga ainda extrair do próprio Facebook Insights. Não é fácil ser como diz o ditado: “cobrar o escanteio e fazer o gol de cabeça”, por isso, se você tem dificuldades com métricas e dados, estas ferramentas simples podem ajudar, mas não substituir 100% a sua dedicação e busca por conhecimento.