Formas de anúncios no Twitter

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Uma onda de melhorias e adaptações está varrendo alguns dos maiores sites do mundo. Você já viu que o Google irá modificar o modelo de anúncios do Adwords, o Facebook permite que o próprio usuário avalie a relevância dos anúncios patrocinados, o LinkedIn também apresentou seu sistema de anúncios e o Orkut implantou várias otimizações em suas páginas que permitem formas mais personalizadas de comunicação corporativa na rede social.

Há alguns dias, o Twitter anunciou oficialmente a inserção dos Promoted Tweets, Promoted Topics e Promoted Accounts em suas páginas. Depois de “quebrar a cabeça” para arrumar uma forma de monetizar a rede social, pelo jeito a empresa encontrou uma forma de fazer dinheiro com tanta popularidade. Além dos promoteds, finalmente saiu o “Analytics” do Twitter, que irá permitir o acompanhamento dos resultados de todas estas campanhas.

O que são todos estes Promoteds?

Promoted Tweets

Os Promoted Tweets são, literalmente, tweets patrocinados por marcas. Porém, segundo o Twitter, eles não são anúncios patrocinados. Eles são considerados como conteúdo normal, mas pago (entendeu? Eu não). A lógica de cobrança dos Promoted Tweets é a CPE, ou seja, Custo Por Engajamento. Sempre que alguma pessoa que recebeu o tweet promovido em sua timeline retweetar ou interagir de alguma forma com a mensagem, ela será cobrada do anunciante.

Fonte: Twitter

Promoted Topics

Ao acessar o Twitter, é possível visualizar o Trend Topic. Basicamente, o TT é um termômetro que mede a popularidade de um assunto em todo o mundo, um país ou uma cidade. Hoje no Brasil é possível visualizar a popularidade de assuntos em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Os Promoted Trends nada mais são do que um assunto patrocinado por uma marca aparecer nos Trend Topics. Ao invés de se tornar popular pelo número de conversas, ele aparece nos TT com uma ajudinha financeira.

Promoted Accounts

Recentemente o Twitter inseriu a ferramenta de sugestão de pessoas que você pode seguir. O “Who to Follow” é uma forma de sugerir pessoas que, de acordo com seu perfil, podem ser interessantes para você.

O Promoted Accounts nada mais é do que uma marca aparecer nas sugestões do “Who to Follow” com um ajuda financeira. De acordo com o Twitter, há toda uma lógica por trás desta ferramenta e apenas marcas que realmente têm a ver com seu perfil serão sugeridas.

Mensuração

Chamado de Advertiser Analytics (algo como, Análise do Anunciante) o Twitter oferece uma ferramenta focada em suas possibilidades de interação na rede. Nesta área, o anunciante pode acompanhar o número de retweets, impressões, cliques, replies e seguidores.

Além das métricas básicas, o Twitter ainda oferece mais um tipo de gráfico, no qual é possível acompanhar o alcance da sua campanha ao longo do tempo. Por meio de uma linha do tempo, é possível visualizar o volume de interações.

E agora? Será que vai?

Todas estas formas de anúncios já estão disponíveis, porém, pelo o que é possível observar, são destinadas apenas às empresas com muita verba. Não sei até que ponto uma empresa de pequeno ou médio porte podem se dar ao luxo de anunciar no Twitter.

Por ser uma rede popular e permitir um espaço e opções pequenas para anunciar, acredito que este canal seja focado em “peixes grandes”. Além disso, acredito que este custo elevado (pelo o que eu vi os valores começam em US$10 mil) seja para evitar uma enxurrada de empresas nas timelines. Já imaginou se todos começam a anunciar? O Twitter iria virar apenas um canal de publicidade.

Com um custo elevado, acredito que a forma “tradicional” de ganhar visibilidade no Twitter seja a mais indicada e possível de ser realizada por empresas de todos os tamanhos.

  • Produzir conteúdo relevante para o seu seguidor;
  • Atendê-lo de forma rápida e responder dúvidas de forma eficiente;
  • Entender a lógica da ferramenta e evitar gafes;
  • Interagir com seus clientes

Podem ser formas mais efetivas e “reais” de obter a atenção do seu consumidor nesta ferramenta onde tudo se dá forma muito rápida e pode tomar grandes proporções.

Para completar, cada um dos formatos de anúncios possuem algumas regras para serem exibidos apenas nas timelines de determinados usuários. Não sei como é feito esta filtragem, mas é possível saber mais sobre o assunto na página do Twitter.

Até a próxima!

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