Gestão de mídias sociais: 6 aplicativos para o seu negócio

Redes Sociais | 4 Comentários

Listamos 6 aplicativos essenciais que vão te ajudar a ganhar tempo e ter qualidade na gestão de mídias sociais da sua empresa

Você que é um empreendedor, ou está se tornando um gestor de mídias sociais, usa aplicativos que auxiliam o seu dia-a-dia? Saiba que existem ótimos apps para fazer a gestão de mídias sociais e tornar seu trabalho mais fácil.

Hoje em dia, ter um perfil pra sua empresa em uma rede social é praticamente obrigatório. Mas só isso não é suficiente.

Para se destacar dos concorrentes, é preciso utilizar as redes sociais pra promover seu produto ou serviço. Além de torná-las um canal de relacionamento com seus clientes.

Gestão de mídias sociais: o que postar?

Antes de falarmos nos aplicativos para gestão de mídias sociais, existem algumas etapas que você precisa seguir. Primeiro, é necessário analisar em quais redes sociais a sua marca irá apostar. E também montar uma estratégia de inbound marketing. Para saber como fazer isso, sugerimos a leitura desse post da RD Station.

Outra sugestão de leitura é o ebook 68 Ideias Práticas de Conteúdo para as Mídias Sociais. Nesse caso, compartilhamos os 68 formatos de posts para blogs e redes sociais que mais geram resultados para nossa empresa e para negócios de todos os segmentos.

Você também pode pedir a ajuda de seus clientes e seguidores, fazendo pesquisas e perguntas sobre que tipo de conteúdo postar. Os posts mais genéricos também podem ajudar a completar o seu planejamento de conteúdo. Aqui vão algumas dicas:

Memes e posts divertidos: o Brasil é o país dos memes! Por que não usar esse tipo de conteúdo pra divulgar uma empresa? Utilizar memes são uma ótima maneira de divertir e engajar o seu público. Só tenha bom senso de qual meme utilizar. Tome cuidado com uso de imagens que envolvam direitos autorais;

Datas comemorativas: por exemplo, se você possui um salão de beleza, faça um post em homenagem às manicures no dia delas. Pra ajudar no engajamento, na legenda, peça pra alguém marcar ou enviar o post para sua manicure;

Posts de “isso ou aquilo”: faça o seu publico votar em algo relacionado ao seu negócio. Por exemplo: se sua empresa vende roupas, escolha dois looks, tire foto, poste e peça para as pessoas comentarem qual é o preferido.

Qual o melhor horário para postar nas redes sociais?

Manter as redes sociais sempre atualizadas requer trabalho e dedicação. Mas só isso não é suficiente. Para ter engajamento e uma boa conversão, é necessário planejar a gestão de mídias sociais. E para que o planejamento traga melhores conversões, é muito importante encontrar o melhor horário para postar.

Saber o melhor horário para postar nas mídias sociais é descobrir quando a maioria do seu público está online. Assim, se você programar seus posts para serem publicados nos horários em que as pessoas estão mais ativas, as chances de suas publicações serem mais efetivas aumenta.

Veja esse post do nosso blog para saber porque e como achar o melhor horário para publicar.

Aplicativos para gestão de mídias sociais

Neste post, elencamos alguns dos aplicativos fundamentais para te ajudar na gestão de mídias sociais. Tanto para quem já é e também para quem está se tornando um gestor de mídias sociais. Ou até mesmo quem quer sempre manter suas redes sociais atualizadas.

É importante lembrar: para escolher qual aplicativo de gestão de redes sociais você quer ou precisa ter na palma de sua mão, pense no objetivo e na facilidade que cada um poderá atender.

1. Estúdio de Criação

O Estúdio de Criação do Facebook reúne todas as ferramentas necessárias para publicar, gerenciar, monetizar e mensurar o conteúdo das suas Páginas do Facebook e contas do Instagram. É gratuito e funciona tanto no computador, quanto no celular através do aplicativo Creator Studio, para Android e iOS.

Uma das grandes vantagens do Estúdio de Criação é que não é necessário compartilhar as senhas das redes sociais da sua empresa. Qualquer pessoa que gerencie uma Página pode usá-lo. Contudo, a função administrativa desempenhada determina informações específicas que o usuário pode ver e quais ações ele pode realizar.

2. Hootsuite

Foi um dos primeiros aplicativos para gerir redes sociais que surgiu. Com ele, você pode facilmente adicionar contas, agendar e monitorar postagens nas principais redes sociais.

O mais bacana dessa ferramenta é que, no site, você encontra uma plataforma de treinamento com aulas que não só ensinam a usar seus recursos, mas também sobre marketing social.

O Hootsuite possui um plano gratuito para um usuário e até 3 perfis em redes sociais. Além de outros 3 planos pagos, com recursos de acordo com a necessidade da sua empresa.

O app já conta com versões para celular, seja Android ou iOS. Para baixar, clique aqui.

3. Mlabs

Aqui na empresa, a ferramenta de gestão de mídias sociais que usamos é o Mlabs. Ele ajuda a gerenciar diversas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn Pinterest e YouTube.

Com o Mlabs, é possível criar, agendar e publicar posts nas redes sociais, gerar relatórios, monitorar concorrentes, além de responder comentários e mensagens privadas direto na ferramenta. Há ainda uma integração com o Canva, que pode agilizar ainda mais o seu processo de produção de conteúdo.

O Mlabs é uma ferramenta paga, mas que conta com um período de teste gratuito. Infelizmente ele ainda não possui aplicativo específico para o celular.

4. Etus

O Etus é mais uma opção de aplicativo para agendar publicações e acompanhar os relatórios na gestão das mídias sociais. Originalmente desenvolvida para desktop, o Etus é uma ferramenta bem completa para quem quer gerenciar as redes sociais na palma da sua mão.

Se você trabalha com uma equipe pequena, poderá utilizar o Workflow para colaboração e revisão de posts em equipe.

Além da versão para computador, está também disponível para Android e iOS.

5. Canva

Embora não seja um aplicativo para gestão de mídias sociais, se você está no universo do marketing digital já deve ter percebido que imagem é essencial. Por isso, o Canva está nessa lista. É aquela velha história de que “uma boa imagem vale mais que mil palavras”.

Exageros à parte, o visual precisa ter uma ótima apresentação e uma ferramenta que pode auxiliar para esse objetivo é o Canva. Ele cria gráficos e outros elementos com designs variados. É de fácil uso, principalmente para quem não é profissional da área de design.

Sem falar que é possível fazer muita coisa no plano gratuito. Além da versão online, o aplicativo funciona no Ipad e celulares Android e iOS. Para baixar o aplicativo do Canva, clique aqui.

6. Trello

O Trello é um aplicativo para gerenciamento de projetos e ele pode ajudar muito na gestão de mídias sociais. Com ele, você cria quadros com as listas de tarefas que deve fazer. Ele tem diversas opções para marcá-las como feitas, incluir imagens, marcar o prazo de entrega, criar checklists e muito mais.

Os quadros podem ser usados individualmente ou compartilhados com outras pessoas. Por isso, se você tem mais membros que cuidam das suas mídias sociais, pode criar um quadro com eles para saber, por exemplo, qual tarefa cada um está realizando.

Ele funciona tanto online, quanto em aplicativos para PC e celular. Para baixar a versão que deseja, clique aqui.

Dica importante: responda os comentários e mensagens

Não tem nada pior do que você se interessar por um produto ou serviço, mandar uma mensagem para a empresa e não receber uma resposta. Acredite, isso acontece! E muito!

Então não adianta pesquisar, planejar, postar, ter uma gestão das redes sociais em dia, se as pessoas não conseguem obter as informações que precisam.

Para te ajudar com isso, separamos duas formas fáceis e gratuitas de responder seu cliente no Facebook e Instagram.

Agora conta pra gente nos comentários se você conhece esses aplicativos que ajudam na gestão de mídias sociais. Tem alguma outra dica? Conta aí!

Tags:
  • social sell
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4 Comentários

  1. Postagem muito legal, eu recomendaria o uso também dos APPs twitter para acompanhar as novidades e o Pinterest ótimo para se isnpirar e divulgar o trabalho.

  2. Postagem muito legal, eu recomendaria o uso também dos APPs twitter para acompanhar as novidades e o Pinterest ótimo para se isnpirar e divulgar o trabalho.

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