Google e os dados sobre o e-commerce no Brasil.

Google | 4 Comentários

Eu tenho uma relação de amor e ódio com dados. Ao mesmo tempo que penso que eles são extremamente úteis, em algumas situações não dizem nada. Porém, sempre é bom ficar atento aos números, especialmente do e-commerce e do mercado online, afinal, é onde eu trabalho e procuro aprender e melhorar todos os dias.

No dia 15 de junho a Google promoveu uma palestra online sobre suas ferramentas e novidades no mercado de anúncios. Eu não tive a oportunidade de assistir, mas o querido Emerson Vendruscolo, do Compra3, compartilhou os slides da apresentação comigo.

Além das novas ferramentas de publicidade, a empresa apresentou vários dados muito interessantes sobre o varejo online no Brasil, consumidores, uso das redes sociais no e-commerce e perfil do cliente.

Ministrada por Alessandra Levy, gerente de novos negócios Google, a palestra “Pense com o Google e faça a cabeça do seu cliente” começou abordando o mercado online. Em seguida, dados sobre o novo perfil do cliente, concorrência, objetivos de ferramentas de anúncios, soluções para empresas aparecerem mais e, por fim, algumas tendências.

Dados

A seguir, você encontra alguns dados da apresentação que ajudam a entender um pouco melhor o cenário atual do e-commerce no Brasil.

  • O e-commerce no Brasil cresceu 40% em 2010;
  • As vendas foram acima de R$14 bilhões;
  • Hoje temos mais de 23 milhões de e-consumidores;
  • Até 2013, a previsão é que o e-commerce fature R$31.210 mi;
  • As categorias de eletrodomésticos, jogos e brinquedos, móveis e utensílios domésticos, cosméticos, alimentos, vestuário e eletrônicos tem crescimento no faturamento estimado, até 2013, na faixa dos 99% até 151%;
  • O varejo online está crescendo 4 vezes mais rápido que o offline;

Sobre o perfil dos consumidores online no Brasil:

  • 53% se sentem desapontados quando suas lojas preferidas não vendem pela internet (GS&MD);
  • As receitas provenientes de compradores offline aumentaram 200% entre os usuários expostos a anúncios na busca vs. os que não foram expostos (Harvard Business Review)

No que diz respeito à concorrência no mercado online:

  • A internet é o meio que mais cresce em investimentos publicitários no Brasil;
  • O crescimento representa 7 vezes, contra a média de apenas 1 vez de outros meios;
  • O investimento em publicidade online cresceu 715% entre 2005 e 2010;
  • Brasileiros gastam 30% do tempo online, mas os anunciantes investem apenas 4,6% do orçamento publicitário total na web;

Sobre o mundo das buscas, onde o Google é a principal autoridade no assunto, os dados são muito interessantes.

  • No Brasil são realizadas 5,9 bilhões de buscas por mês.
  • Depois do uso do email, usar buscadores é a principal atividade do brasileiro;
  • As categorias de produtos de beleza, roupas e acessórios e eletromésticos, cresceram 54%, 50% e 40%, respectivamente, no interesse nas buscas nos últimos 12 meses,
  • O Google é o líder do mercado de buscadores com 91,5% de share no Brasil;
  • O Google é o site que mais gera tráfego para sites de varejo, seguido do Orkut e Windows Live Mail.

Sobre o assunto do momento, mídias sociais, o Google apresentou seus dados:

  • O usuário do Orkut acessa sua conta diariamente e por mais que o dobro de tempo que seus concorrentes;
  • O usuário do Orkut permanece, em média, por 8,5 minutos no site, contra 3,8 no Facebook, 2,8 no Twitter e 4,6 no Linkedin;
  • A audiência do Orkut é composta por 48% de usuários do sexo masculino, 52% do sexo feminino;
  • Sobre o YouTube, mais de 60% dos –e-consumidores procuram por comerciais relacionados ao produto que desejam comprar.

A partir destes dados, é possível ter um panorama da situação do varejo online no Brasil, bem como a visualização de um cenário próximo. Sem dúvida, o e-commerce vem crescendo de forma indiscutível ano a ano. Por isso, ficar atento às oportunidades e tendências é fundamental.

Tags:
  • dados ecommerce 2010
  • dados ecommerce 2011
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