Hashtag: 10 dicas para você usar com sabedoria

Redes Sociais | 8 Comentários

A hashtag não é uma novidade no mundo virtual. Apesar de ter surgido no Twitter, hoje ela é utilizada em praticamente todas as redes sociais.

No início, era apenas uma forma de classificar assuntos no Twitter e encontrar quem falava do mesmo tema. Hoje, até mesmo as empresas colocam a hashtag em suas postagens.

Mas você sabia que o uso de hashtags têm uma função? Há quem coloque hashtags em suas postagens apenas para “entrar na modinha” sem nem perceber que poderia usar esse recurso a favor de seu negócio.

O que é hashtag

Hashtag é a junção de duas palavras em inglês: hash, que significa jogo da velha e tag que quer dizer etiqueta.

O símbolo # é muito conhecido – e assim chamado por várias pessoas – como jogo da velha, por mais que seu nome verdadeiro seja cerquilha. Ou sustenido, no caso dos músicos.

O fato é que podemos definir a hashtag como uma palavra ou frase antecedida pelo jogo da velha.

Mas por que uma etiqueta? Simples: pelo fato de que todo e qualquer assunto que utilize hashtags está categorizado e organizado. Afinal, a hashtag cria um hiperlink e, quando você clica nele, é direcionado para todas as postagens que também têm essa categorização.

Para que serve a hashtag

Hashtag: 10 dicas para você usar com sabedoria

Apesar de darem um toque diferenciado à postagem, principalmente no Instagram, as hashtags não são apenas um adorno. Seu principal objetivo é ajudar as empresas a alcançarem um público ainda maior.

Além disso, servem também para classificar postagens, de forma a deixá-las categorizadas em um mesmo tema.

Hashtag: 10 dicas para usar com sabedoria

Imagine a seguinte situação: você precisa saber o que vem sendo publicado sobre cães vira-latas. Basta digitar na busca #caesviralatas e você tem acesso a todas as imagens e posts feitos sobre esse tema.

Para as empresas, a hashtag ajuda a descobrir o que vem sendo falado sobre um tema e a atingir novos públicos. Gerar vendas e descobrir o que seu público-alvo gosta também é função das hashtags.

O detalhe é que, em cada rede social, a hashtag tem uma finalidade:

  • No Twitter, o objetivo é a categorização de posts – tanto que temos os Trending Topics sinalizando os assuntos mais falados.
  • No Instagram, é a criação de comunidades e também a descrição curta de um conteúdo de foto ou vídeo.
  • No Facebook, ainda não há uma definição para seu uso e reza a lenda que o uso de hashtags reduz o alcance das publicações #misterio.

Como usar a hashtagHashtag: 10 dicas para usar com sabedoria

O uso da hashtag é simples. Basta colocar a cerquilha (#) seguida de uma palavra, frase ou emoji que represente sua postagem. No entanto, é preciso cuidado. Você não pode colocar qualquer palavra ou inserir hashtags que estão em alta.

Tudo que é colocado em uma postagem precisa se relacionar com o que está escrito ou exibido através de imagens e vídeos.

Isso significa dizer que existem algumas “regras de bom uso das hashtags” e você precisa ter bom senso na hora de fazer suas publicações.

Dentre os principais cuidados ao usar a hashtag estão:

1. Não escrever palavras demais em uma única hashtag

#Vocênãoprecisaescreverumafraseenormeemumaunicahashtag

2. Não colocar uma hashtag para cada frase ou palavra

#você #está #fazendo #isso #errado

3. Nada de exageros

Existe um limite para o máximo de hashtags que você pode colocar em uma postagem, para que ela fique bem apresentável.

No Twitter e em outras redes sociais, o ideal é apostar de uma a três. Já no Instagram, você pode descrever mais detalhes usando esse recurso.

Mas nada de exageros, foque sempre no que é essencial. Bom senso sempre!

4. Apostar em hashtags específicas e não apenas nas genéricas

Hashtags genéricas como #cachorro, #amor, #viagem podem ser utilizadas. Ainda assim, a dica é pensar em algo mais específico, que esteja ligado ao seu negócio e que facilite as pessoas encontrarem você.

#FestasemCuritiba ou #MaquiagememCuritiba são mais específicos que #festas e #maquiagem

5. Pesquisar quais hashtags se relacionam ao seu conteúdo

Usar hashtags não envolve apenas colocar na prática. Antes de começar a aplicar em seu negócio, você terá que fazer uma boa pesquisa.

Primeiro, liste palavras que representam o que você faz. Em seguida, busque nas redes sociais por elas com a hashtag.

Por exemplo, você é um autor independente que vende seus livros. Pesquise hashtags gerais como #livro, #autornacional #autorescuritibanos (ou de sua cidade), #literaturanacional e por aí vai.

6. Criar uma hahstag para sua marca

Você já reparou o quanto é fácil buscar por postagens de uma determinada marca apenas pesquisando seu nome antecedido pela cerquilha?

Então crie uma hashtag para sua marca, de forma que seus clientes saibam quem é você.

7. Hashtags que têm a ver com sua postagem

Enquanto estiver pesquisando, você vai ver várias hashtags que estão em alta, que são as que têm um alto volume de postagem naquele dia.

Ainda assim, não as utilize apenas porque estão no Trending Topics (no Twitter) ou entre as mais buscadas nas outras redes sociais.

Tudo que você escrever precisa ter a ver com a postagem. Por exemplo, se você está falando sobre uma torta da sua loja pode usar hashtags como #tortademorango #delicia #atorta, mas não #FollowFriday ou #DiadoJornalista. Por mais que estejam em alta, não se relacionam com tortas.

8. Trabalhar com hashtags de localização

Em vez de colocar apenas #Sorvete, por que não inserir #SorveteemCuritiba ou #SorveteemSP em sua postagem? Assim fica mais fácil para as pessoas saberem em que cidade seu negócio está localizado!

Essa dica vale inclusive para bairros e regiões populares: #SorvetenaPaulista #SorvetenoAltodaXV.

9. Olhar as hashtags da concorrência

Quais hashtags seus concorrentes estão utilizando? Eles vêm obtendo retorno em curtidas e comentários? Observe as mais gerais e veja quais você pode adicionar as suas redes sociais.

10. Pesquisar sobre a hashtag antes de postar

Escolheu quais hashtags vão fazer parte da sua postagem? Pesquise um pouco o significado delas. Há casos em que hashtags são utilizadas de forma irônica ou negativa e você não deseja associar essa imagem ao seu negócio, não é mesmo?

Então, pesquise sempre!

Agora, você já sabe o que é uma hashtag e como pode usá-la em suas postagens nas redes sociais! Conte nos comentários como você utiliza esse recurso!

Continue no blog

As hashtags não são as únicas que exigem cuidados em uma postagem. Outros elementos em posts do Instagram também pedem atenção.

Saiba quais são os 4 erros que você pode estar cometendo no seu Instagram:

4 ERROS NO INSTAGRAM QUE VOCÊ NÃO SABE QUE ESTÁ COMETENDO

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Tags:
  • webinar anúncios

8 Comentários

  1. Olá! Gosto de colocar a primeira letra de cada palavra (quando é mais de uma palavra, evidentemente) maiúscula para facilitar a leitura. é correto fazer isso? Influencia em algo negativo em relação ao objetivo ?

    1. Oi, Jones
      Não temos informação sobre isso. Mas se ao pesquisar pela hashtag suas publicações aparecem normalmente, isso não deve influenciar.
      Um abraço, #EquipeCP

  2. Oi, Glaucia, minha dúvida permanece no seguinte. No meu tipo de negócio, vejo # com e sem acento sendo bastante usadas. Mas sempre leio para não colocar pois atrapalharia a pesquisa. Pelo visto, colocar ou não o acento é mais uma questão para facilitar a experiência do usuário, estou certa?

  3. Excelente artigo! Existe alguma ferramenta que sugira hashtags com base em uma palavra ou segmento? Onde eu posso pesquisar as melhores hashtags para usar? Alguma dica? 🙂

    1. Oi, Ana.
      Faça como sugerimos na postagem, liste palavras ou frases que tenham a ver com o seu negócio. Depois pesquise qual o uso delas nas mídias sociais.
      Abraços, #EquipeCP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.