Inbound Marketing: 3 ferramentas gratuitas para encontrar ideias de conteúdo

Marketing de conteúdo | Nenhum comentário

O Inbound Marketing é uma definição para as estratégias de conteúdo que tem o objetivo de atrair clientes de forma voluntária para sites ou blogs. Ou seja, quando as pessoas procuram o seu negócio e não o contrário.

Estamos acostumados com o chamado Outbound Marketing, que é o marketing tradicional, onde as empresas criam campanhas para atrair pessoas e prospectar clientes.

Já o Inbound Marketing é muito usado na internet, onde as pessoas procuram produtos, serviços, assuntos ou qualquer outra coisa que interesse elas e, de repente, caem em um conteúdo do seu site.

Esse tipo de estratégia de marketing é muito importante para qualquer empresa que queira aumentar o número de clientes de forma espontânea e, principalmente, criar um relacionamento e fidelizá-los.

ELE É ESSENCIAL PARA EMPRESAS QUE:

  • Querem criar conteúdos de sucesso;
  • Desejam aumentar a visibilidade;
  • Desejam melhorar o processo de vendas;
  • Precisam aumentar o número de clientes;
  • Pretendem diminuir o custo de aquisição.

Hoje, vamos falar especialmente para empresas que querem criar conteúdos de qualidade e aumentar o valor percebido pelas pessoas. Você já ouviu a frase “Conteúdo é Rei”?

Conteúdo é Rei

Nos anos 90, quando empresas americanas começaram a ver que ter um site na internet seria algo obrigatório, não mais opcional, o visionário Bill Gates produziu um artigo chamado “Content is King”.

No artigo, um dos pontos mais importantes é a hora que ele explica sobre a quantidade de informação disponível online, que isso não significa necessariamente ter mais qualidade.

Hoje, apesar da frase ter se tornado um pouco clichê no marketing digital, ela faz parte do vocabulário de muitas marcas e é uma GRANDE verdade.

Na internet vemos muitos conteúdos sobre vários assuntos, mas apenas quem é realmente relevante é que consegue a atenção das pessoas.

E VOCÊ SABE COMO SER RELEVANTE?

Uma das dicas para ser relevante para o seu público é: você precisa criar conteúdos interessantes para sua audiência.

Não adianta você criar um conteúdo que ninguém se interessa ou que ninguém busca por ele.

Sabemos que criar conteúdos diferentes para sua estratégia de Inbound Marketing é muito difícil. Sempre acontece aquele famoso “branco” bem na hora de escrever.

Por isso, separamos 3 ferramentas que todas as pessoas que usam a internet para criar conteúdos precisam conhecer e usar.

São ferramentas simples e gratuitas que vão trazer muitas ideias de conteúdo para você atrair o seu público!

 

3 ferramentas gratuitas para estratégias de inbound marketing 

1. Keyword Planner do Google

Inbound Marketing: 3 ferramentas gratuitas para encontrar ideias de conteúdo

O planejador de palavras-chave do Google é um grande aliado para quem deseja novas ideias de conteúdo em estratégias de Inbound Marketing.

Com ele, você pode descobrir novas palavras-chave, comparar tendências e descobrir o volume de busca no Google para cada palavra.

Tudo isso é importante para que você saiba:

  • Quais são os termos que o seu cliente busca relacionados ao assunto que você está pensando em construir um conteúdo;
  • Se esse assunto é bastante procurado, ou seja, se as pessoas têm interesse nele;
  • Quantas pessoas por mês buscam esse tipo de palavra-chave;
  • Fazer a busca por região, para ver se essa palavra-chave é interessante no seu país ou na sua cidade.

VAMOS VER NA PRÁTICA COMO FUNCIONA:

Um grande exemplo foi a construção desse conteúdo que você está lendo. Uma das primeiras ações que a nossa equipe teve foi procurar por ‘Inbound Marketing’ na ferramenta.

Descobrimos que essa palavra tem uma média mensal de 10 mil a 100 mil pessoas pesquisando. O que é um bom número de pessoas e uma grande oportunidade de gerar tráfego para o nosso site.

 

Inbound Marketing: 3 ferramentas gratuitas para encontrar ideias de conteúdo

Além disso, é possível descobrir palavras-chave relacionadas ao termo que pesquisamos e a quantidade de busca delas.

Com base nessas palavras relacionadas, podemos abordar dentro desse texto assuntos como outbound marketing, por exemplo.

Inbound Marketing: 3 ferramentas gratuitas para encontrar ideias de conteúdo

Essa ferramenta é gratuita e pode ajudar (e muito!) na criação de novos conteúdos para o seu negócio.

2. Keyword Tool

Inbound Marketing: 3 ferramentas gratuitas para encontrar ideias de conteúdo

A ferramenta Keyword Tool também funciona com palavras-chave. Porém, com ela você consegue achar pesquisas relacionadas ao termo que você procurou no formato cauda longa, ou seja, palavras-chave mais específicas.

POR EXEMPLO:

Palavra-chave normal = inbound marketing

Palavra-chave cauda longa = inbound marketing e marketing de conteúdo

A versão gratuita da Keyword Tool gera mais de 750 sugestões de palavras-chave para cada termo de pesquisa. Além disso, você pode usar a ferramenta de graça, mesmo sem criar uma conta.

VAMOS VER NA PRÁTICA COMO FUNCIONA:

Digamos que você tenha uma empresa do ramo fitness e quer criar um texto falando sobre os sucos detox.

Você pode usar a Keyword Tool para descobrir quais são os interesses do seu público quando o assunto é ‘Suco Detox’ e novas ideias de conteúdo para o seu negócio. Olha só:

Nesse caso, você poderia criar um conteúdo sobre como o suco detox pode ajudar no emagrecimento. Também é possível criar vários outros conteúdos com receitas de suco detox de vários sabores diferentes.

Dessa forma, você consegue descobrir as necessidades, desejos, interesses e problemas do seu público relacionado ao tema.

3. SEMRush

Inbound Marketing: 3 ferramentas gratuitas para encontrar ideias de conteúdo

A SEMRush é uma das ferramentas de análise mais poderosas. Usamos em nosso negócio para gerar relatórios, criar estratégias de SEO e também para encontrar novas ideias de conteúdo.

Quando você busca uma palavra-chave no SemRush, a ferramenta traz informações completas para você.

VAMOS VER NA PRÁTICA COMO FUNCIONA:

Digamos que você é dono de uma loja de instrumentos musicais e vai criar um post sobre Guitarra Acústica.

Ao buscar Guitarra Acústica no SEMRush, você vai receber detalhes sobre as pesquisas feitas por essa palavra. Para você, o mais importante é conhecer 3 recursos:

1. TENDÊNCIAS

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As tendências vão mostrar para você se essa palavra pode ser uma boa aposta para a sua empresa aproveitar futuramente.

Afinal, conteúdos feitos em blog, por exemplo, podem trazer tráfego para o seu site durante anos.

2. PALAVRAS-CHAVE

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A área de palavras-chave é também é muito importante. Já que nessa parte você vai descobrir outros termos que são relacionados ao que você procurou.

Você vai entender quais são os assuntos que pode abordar no seu conteúdo ou para a criação de novos.

Por exemplo, no seu texto sobre “Guitarra Acústica”, você pode abordar: o que é uma guitarra semi acústica, o que é uma guitarra acústica, marcas de guitarra acústica, músicas fáceis de tocar com guitarra acústica e outros.

3. BUSCAS E ANÚNCIOS

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A parte de resultados de pesquisa vai te ajudar a encontrar quais são os seus maiores concorrentes na busca do Google. Você pode aprofundar a sua pesquisa e descobrir o que eles estão fazendo.

Além disso, você vai ter acesso aos textos dos anúncios relacionados à palavra-chave que procurou — o que pode te ajudar a ter inspiração de headlines para os seus conteúdos.

Todas as informações do SEMRush podem ser exportadas!

Curtiu conhecer mais sobre o Inbound Marketing e as ferramentas gratuitas para encontrar ideias de conteúdo? Conte nos comentários!

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RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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  • marketing de conteudo

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