Instagram lança perfil para empresas: como ganhar mais seguidores e turbinar seu engajamento

Instagram | 38 Comentários

Hoje vamos falar sobre o Instagram! Uma das melhores plataformas para as empresas que querem estar presentes nas mídias sociais. Você sabia que atualmente a rede social conta com mais de 500 milhões de usuários e mais de 95 milhões de uploads de fotos por dia?

Esses são alguns dos principais motivos para seu negócio estar lá, já que, provavelmente, o seu público está.

Neste post vamos contar sobre o novo perfil para empresas, como ganhar seguidores e turbinar o seu engajamento.

Por que sua empresa precisa estar no Instagram?

Se a sua empresa ainda não está no Instagram, você pode estar perdendo grandes oportunidades de negócio. O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no Brasil.

Sabe por quê?

Imagine que a maioria das pessoas adora compartilhar fotos e vídeos nas redes sociais, também gostam de saber o que seus artistas favoritos estão fazendo e de estar por dentro das novidades dos seus amigos . No Instagram, é possível ter tudo isso!

Por isso, ele é visto como fonte de inspiração para as pessoas e, geralmente, o público é altamente engajado e envolvido com as publicações. Já são mais de 300 milhões de pessoas que acessam o aplicativo todos os dias e a facilidade de acesso pelo smartphone ajuda neste engajamento.

Desde setembro de 2015 foram liberados anúncios entre as publicações. E sabe o que aconteceu? Segundo o Facebook Business, em apenas 6 meses eles já contavam com 200 mil anunciantes! Não é incrível?

Isso se deve ao poder do Instagram de aproximar as marcas e o público na palma da mão.

De acordo com uma pesquisa de novembro de 2015, divulgada pelo Facebook Business:

  • 60% dos Instagrammers dizem que já descobriram produtos e serviços no Instagram;
  • 75% afirmam já ter tomado uma atitude depois de serem inspirados por um post no Instagram.

Quer anunciar no Instagram? Aprenda aqui

Instagram lança perfil para empresas

Muitas e muitas marcas já possuem perfil no Instagram para alcançar seus clientes. E uma ótima notícia, para quem usa a rede social para sua empresa, é que agora a plataforma está mais aberta para os negócios!

Serão disponibilizados perfis profissionais para empresas, mais ou menos como uma página no Facebook. Hoje, no Facebook, empresas podem ter páginas e com elas se comunicar com seus clientes e ter acesso à informações valiosas e exclusivas sobre o seu público. Como, por exemplo, a idade, a localização, o sexo e muito mais. Tudo isso, também será possível no Instagram.

Esse novo recurso já foi lançado como teste nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. E logo logo chegará no Brasil 🙂

camilaporto-instagram-1
E quais são as vantagens para o seu negócio?

As empresas que tiverem seus perfis de negócios no Instagram, terão várias ferramentas diferentes de um perfil normal. Como um analytics, por exemplo, que dá informações de acesso sobre: quem é o seu público, quando estão online e quais posts engajam mais. Isso já existe há muito tempo no Facebook.

O que muda, basicamente, é a mensuração dos resultados. O que é ótimo para todos nós, que vamos compreender melhor o nosso público e descobrir o funciona e o que não funciona quando postamos conteúdos no Instagram.

Tudo isso, traz um conhecimento mais aprofundado sobre o seu negócio e ajuda nas tomadas de decisão (sabe quando bate aquela dúvida se você posta ou não uma imagem?). Já que com informações mais precisas, você pode testar diferentes posts e saber o que funciona para seus clientes.

O legal é que dá para sempre estar em busca de melhorias para o seu perfil no Instagram!

Por exemplo, digamos que você cuida do perfil de uma Padaria e quis fazer alguns posts com frases de humor. Mensurando os resultados, você percebeu que o seu público não recebeu essas imagens de uma maneira positiva. Então, a melhoria que você poderia fazer é: não usar mais frases de humor em suas postagens.

Isso serve também para vídeos, cores, modelos e muito mais. Esteja sempre fazendo testes e mensurando os resultados dos seus posts.

Algumas outras ferramentas também estarão disponíveis para você, como: um novo botão de contato para conversar com seus clientes (e vice-versa), uma tag de localização (que permite aos clientes que visitarem sua empresa, marcar ela na localização da imagem), categoria para o seu negócio (como na fan page do Facebook) que permite que os clientes identifiquem o ramo da sua empresa, e também o Insights, uma ferramenta onde você vai conseguir descobrir os melhores horários para seu conteúdo atingir mais pessoas.

camilaporto-instagram-2


Agora que já entendemos melhor sobre o novo perfil do Instagram e o que ele terá de novidades que tal descobrir como ganhar mais seguidores e turbinar o engajamento?

Como ganhar mais seguidores e turbinar seu engajamento no Instagram

Para atrair mais seguidores a nossa dica é: use a criatividade!

Principalmente buscando despertar a curiosidade do seu cliente. Você já percebeu que quando você não sabe de alguma coisa, mas quer conhecer, corre atrás de uma resposta até encontrar?

Essa é a ideia. Assim, você faz com que os clientes vão até você.

Algumas dicas legais para ativar a curiosidade dos clientes são:

1. Postar vídeos ou imagens teaser de alguma ação:

Um exemplo legal foi quando saiu o vídeo  “3 pilares do sucesso nas mídias sociais”, foi um vídeo que bombou no Facebook. Para chamar a atenção do pessoal do Instagram, postamos essa imagem que mostra o título do post e mais de 500 comentários. Isso, despertou a curiosidade dos seguidores que clicaram no link para ler.

 

 

2. Fotos de bastidores:

Há alguns meses nós demos uma aula no Meu Sucesso. Para que as pessoas fizessem a inscrição na aula, fizemos alguns posts mostrando os bastidores da LiveClass. Esses posts tiveram bastante interação, olha só:

Outra maneira legal de atrair seguidores é contando histórias. As narrativas, que são diferentes formas de contar histórias, estão cercando a nossa vida desde a infância.

Elas estimulam o desenvolvimento da imaginação e do emocional das pessoas, criam contextos que nos ajudam a entender melhor sobre produtos, marcas e serviços.

Quando você desperta essa emoção nos seus clientes, a reação deles é interagir com você. Pois quando se sentem emocionadas, seja de maneira triste ou engraçada, as pessoas gostam de comentar, curtir ou compartilhar. E isso é o que você quer, não é mesmo?

O storytelling, como é chamada essa técnica, é uma maneira de criar um link direto com os seguidores.

Então, não esqueça de que uma boa história pode atrair mais seguidores e fazer com que o seu perfil receba mais engajamento.

Uma dica é contar a história da sua empresa ou contar a sua própria história, se a marca da empresa for você. Aqui, com a Camila Porto, nós gostamos de contar sobre o dia a dia dela e da equipe, as pessoas adoram saber sobre isso.

Veja só a postagem abaixo:


Um
conteúdo atualizado e exclusivo também é importantíssimo para você que quer crescer no Instagram. Imagine que você é fã de um grande artista da música, você sempre vai estar de olho no perfil dele. Porque é interessado em saber sobre os próximos shows, novas músicas e o dia a dia do cantor. Se ele ficar muito tempo sem atualizar seu perfil, você com certeza ficará decepcionado e, talvez, pode até parar de seguir.

Com as empresas é a mesma coisa. Atualize sempre seu Instagram para não decepcionar seus fãs e também para não “ser esquecido”.

E quando falo em conteúdo exclusivo, é você criar suas próprias imagens e vídeos e padronizar o tema das suas fotos para identificar essa exclusividade.

Crie um padrão de foto, cores e texto, para que o seguidor reconheça sua marca!

Separei também outras dicas importantes para você que quer mais seguidores e engajamento:

  • Use a Geolocalização em suas postagens, esse recurso pode aumentar a interação dos seus seguidores;
  • Publique fotos de seus seguidores usando os seus produtos, as pessoas gostam deste reconhecimento (Lembre sempre de pedir autorização!);
  • Lembre seus seguidores de datas comemorativas, principalmente se essas datas envolvem o seu nicho de mercado. Por exemplo, se você é dono de uma Cafeteria, lembre seus seguidores do Dia do Café;
  • Promoções também sempre atraem muitas pessoas.

Gostou do post? Pode comentar à vontade, adoro receber seus comentários!

Ah, e compartilhe com seus amigos!

QUER MAIS?

Já imaginou ter mais informações exclusivas e totalmente gratuitas sobre esse assunto?

É só baixar AGORA o material abaixo, aplicar no seu negócio e bombar as suas redes sociais.

Aprofunde os seus conhecimentos com o meu material que é 100% gratuito. Baixe já:

Tags:
  • engajamento

38 Comentários

  1. Amei ! Ótima notícia, meu perfil @aquaglamour é novo e vai ser super interessante ter mais uma ferramenta para que eu possa divulgar meus produtos.

  2. Amei ! Ótima notícia, meu perfil @aquaglamour é novo e vai ser super interessante ter mais uma ferramenta para que eu possa divulgar meus produtos.

    1. Bom dia, Vera, tudo bem?

      Ótimo saber que amou o conteúdo 🙂
      Quando o termo “IG” está dentro do Instagram, ele se torna uma sigla para Instagram hehe

      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.