Como converter perfil pessoal em um perfil comercial no Instagram?

Instagram | 114 Comentários

Será que vale a pena mudar um perfil pessoal para um perfil comercial no Instagram? Essa é uma dúvida bem comum, já que muitos negócios começam criando um perfil pessoal na rede social e fazem as postagens de seus produtos e serviços dessa maneira.

Mas, garantimos que vale a pena você fazer essa mudança e ter um perfil comercial no Instagram para seu negócio. Podemos dizer que sua conta será turbinada e terá acesso a informações relevantes para seu negócio.

Você já deve ter visto a frase “quem tem informação tem poder”. Ela é muito verdadeira, lembre-se sempre disso. Se você tem informação, você consegue se sobressair aos seus concorrentes, se antecipar às tendências de mercado e inovar. Todas essas ações ajudam a decolar sua empresa.

Como converter perfil pessoal em um perfil comercial no Instagram

“Eu vou perder todas as fotos do meu perfil, fazendo a conversão do pessoal para o perfil comercial do Instagram?”. A resposta é: não! Fique despreocupado em relação a isso.

Confira o passo a passo para fazer a conversão do perfil pessoal para comercial.

Passo 1: acesse o botão de configuração

perfil comercial no instagram

Toque no botão que fica no canto superior direito.

Passo 2: toque em Alternar para o perfil comercial

perfil comercial no instagram

Logo após tocar na opção “Alternar para pessoal comercial”, vai aparecer uma tela de “Ferramentas de Negócio do Instagram”.

Você deve vincular a conta do Instagram à sua página do Facebook. Toque no botão azul “Continuar como [seu nome do Facebook]”.

Uma nova tela com uma mensagem “Você já autorizou o Instagram” vai surgir, toque em OK.

Passo 3: conecte sua página do Facebook

perfil comercial no instagram

Você vai precisar se logar na sua conta do Facebook. Uma tela com todas as páginas que você possui vai abrir. Escolha a página do Facebook que deseja associar ao perfil comercial no Instagram.

Passo 4: configure seu perfil comercial

perfil comercial no instagram

Adicione o email de contato, o telefone e o endereço. Pelo menos uma dessas informações deve ser preenchida, ok?

A qualquer momento, você pode acessar as configurações da conta e atualizar esses dados.

Passo 5: prontinho!

perfil comercial no instagram

Tudo certo! Uma mensagem de confirmação vai aparecer na tela.

Benefícios de um perfil comercial no Instagram

Quem tem um perfil comercial no Instagram tem acesso a informações e recursos diferenciados. Confira os benefícios de usar um perfil comercial no Instagram:

Adicionar informações sobre sua empresa

perfil comercial no instagram

Você consegue colocar o contato de email, o telefone do seu negócio ou o endereço físico de sua loja. Tudo fica disponível no perfil do Instagram. É importante frisar que pelo menos uma dessas opções deve ser adicionada no perfil comercial, ok?

Fazendo isso, você vai criar botões de ação como: contatar, como chegar, ligar e enviar email. Esses botões são estratégias não invasivas para que você oriente seu cliente a dar um passo seguinte. Ao se deparar com esse botão, seu fã vai reagir a uma ação. Aproveite o recurso.

Métricas do Instagram

perfil comercial no instagram
Imagem: Instagram para Negócios

Com elas, você pode conhecer mais seu público na rede social. As métricas que você tem acesso são:

  • Alcance: apresenta o número de contas únicas que viram sua postagem no Instagram;
  • Impressões: mostra o número total de visualizações que seu post no Instagram obteve;
  • Atividades do seguidor: esse dado é muito importante. Ele mostra a média de vezes que sua base de fãs está no Instagram em um dia;
  • Visualizações do vídeo: mostra o número de vezes que seu vídeo foi visualizado pelos seguidores. Essa métrica pega reproduções que foram vistas por mais de três segundos;
  • Cliques no site: essa métrica mostra para você quantas pessoas tocaram para acessar seu site;
  • Salva: apresenta o número de perfis do Instagram que salvaram o seu post.
  • Respostas: métrica específica para as histórias que expiram em 24 horas. Esse dado mostra o número de pessoas que assistiram ao vídeo e enviaram mensagens para você por meio da função “enviar mensagem”.
  • Saídas: métrica específica para as histórias que expiram em 24 horas. Corresponde ao número de vezes que um seguidor passou de uma de suas histórias para a história de outra pessoa.

Com um perfil comercial no Instagram, você também consegue ter informações sobre seus seguidores, como: idade, gênero e localização. Estes são mais dados que ajudam você a montar sua persona, por exemplo.

Esses dados obtidos na seção “Insights” ajudam você a definir melhor suas estratégias de conteúdos no Instagram, melhorar suas postagens e preparar posts de acordo com sua audiência.

É importante reforçar que você vai ter acesso a esses dados somente após a mudança do perfil. Ou seja, postagens feitas anteriormente no seu perfil pessoal do Instagram não vão aparecer. A vida começa a partir daqui!

Importante ficar atento

Existem peculiaridades nas métricas do Instagram de perfis comerciais que você deve ficar de olho:

  • Mesmo que uma única postagem no perfil comercial tenha mais de uma foto, as métricas serão contabilizadas como se o post tivesse apenas uma foto;
  • O Instagram não oferece métricas sobre transmissões ao vivo feitas na rede social;
  • Impressão não é a mesma coisa que alcance: uma mesma pessoa pode visualizar seu post 5 vezes. Cada vez que ela ver a postagem, será contabilizada uma impressão. O alcance corresponde ao número de pessoas que viram seu post. Mesmo que alguém visualize 5 vezes a postagem, nas métricas de alcance será contabilizada somente um dado de alcance;
  • Se você possui mais de uma loja, tenha em mente que somente um endereço de email pode ser definido no perfil comercial do Instagram;
  • O Instagram não exporta esses dados do Insights em um arquivo compatível com o Excel, por exemplo. É necessário acessar o aplicativo e coletar manualmente os dados.

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O Instagram está se tornando cada vez mais o passatempo das pessoas. Segundo dados de Setembro de 2017, são 800 milhões de pessoas no mundo todo que usam a rede social.

Para aproveitar essa audiência, é muito importante anunciar. Mas você sabe como se destacar no meio de todos os anúncios e postagens no Instagram? Confira as dicas abaixo para descobrir:

6 DICAS PARA BOMBAR SEUS ANÚNCIOS DO INSTAGRAM

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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114 Comentários

  1. Boa tarde!
    Quando dou início a mudança não consigo vincular minha página no Facebook. A conta do Instagram está vinculado ao meu perfil e ele não me dá opção de trocar pela página. O que posso fazer?
    Obrigada

    1. Oi, Andrea
      Aparentemente é algum problema da sua conta, pois contas comerciais precisam estar ligadas a uma página. Se não aparece, recomendo buscar o suporte do Instagram
      Um abraço, #EquipeCP

  2. Olá, não consigo fazer a mudança. Fiz todos os passos até o final. Aperto o botão “concluir” e ele fica carregando e não finaliza. Ai, aperto de novo e de novo e estou 3 dias assim. Já tentei vincular a outra pagina do Facebook, a outro perfil, etc. Mas o problema continua. Camila, você pode me dizer o que fazer ?? Porque o suporte do facebook é um lixo. 3 meses pra responder.
    Atenciosamente,

    1. Oi, Ewerton
      Infelizmente, não temos informação do que pode estar acontecendo. Se você fez todo o processo e não funcionou, deve ser algum problema em sua conta e o caminho é procurar o suporte da rede social mesmo.
      Um abraço, #EquipeCP

  3. Esse post precisa de atualização? Pois, após fazer o passo 1, não aparecem as ferramentas de negócio para mim. E, não indica as páginas que já tenho, diz que tenho que criar uma nova. Ai, o facebook tá uma chatice!! E, ainda teve que comprar o Insta 😞

    1. Oi, Claudia
      Vamos verificar a necessidade de atualização
      Os plataformas mudam rapidamente, o que indicamos é focar na função de se deve clicar e não da posição de cada botão
      Um abraço, #EquipeCP

  4. Oi! Eu já tenho o Instagram vinculado em uma página do Facebook, porém não uso essa página para nada. Posso excluí-la sem problemas? Não vai afetar o perfil que tenho no Instagram vinculado a ela? Tenho interesse em ter apenas o perfil no Instagram (ele é um blog pessoal).

  5. Olá, tenho uma conta pessoal no Insta com mais de mil seguidores, com fotos de viagens e meu dia a dia… Porém, trabalho como músico e Professor de música e quero uma conta comercial para divulgação de meus trabalhos e de minhas aulas. Neste caso vale a pena uma nova conta comercial ou transformo minha conta pessoal em comercial? Muito obrigado!

    1. Oi, Cleyton
      O público que te segue hoje é a persona do seu negócio? Se não for, vale a pena um novo para trabalhar com o público correto
      Um abraço, #EquipeCP

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