Instagram IGTV: O que você precisa saber para começar a usar agora essa ferramenta de vídeos

Postado em Instagram 4 Comentários

O IGTV é a aposta do Instagram para pegar sua fatia no mercado dos vídeos, só que com um detalhe: vídeos VERTICAIS.

A ideia da rede social, que em Junho de 2018 atingiu 1 bilhão de usuários, é movimentar o mercado de vídeos mais longos, assim como as plataformas mais consolidadas como Youtube e Facebook. Porém, a proposta do IGTV é a produção de conteúdos em vídeos verticais, para facilitar a experiência na versão mobile.

Para o Instagram, esse é um modelo de conteúdo que vai ao encontro da tendência de mercado que sugere que: a maioria do tráfego de dispositivos móveis será motivada por conteúdos em vídeos.

Em um primeiro momento, pode parecer difícil e trabalhoso incluir um novo formato de conteúdo em sua agenda. Porém, o processo para começar a usar essa ferramenta é extremamente simples e você pode facilmente adaptar alguns dos conteúdos que você já produz para ela.

Esse recurso está disponível para ser usado no aplicativo nativo do Instagram ou no próprio app do IGTV. Você também tem a opção de publicar seus vídeos verticais usando a versão desktop do Instagram, o que torna a utilização da ferramenta ainda mais fácil.

Se você ainda tem dúvidas de como o IGTV pode potencializar a sua estratégia no Instagram, listamos 5 pontos que vão te ajudar a entender melhor esse recurso.

5 coisas que você precisa saber sobre o IGTV

1) O que é o IGTV

O IGTV é mais um canal de conteúdo dentro do Instagram. Com ele, você pode publicar vídeos de até 60 minutos, porém, em formatos verticais.

Na parte superior do app, você verá o símbolo do IGTV (tipo uma televisão) onde entrará no feed de vídeos verticais e mais longos. Então, quando nos referimos ao Instagram, agora temos 3 possibilidades: feed, stories e IGTV. Cada um com suas particularidades.

Instagram IGTV: O que você precisa saber para começar a usar agora essa ferramenta de vídeos

O Instagram também disponibilizou um app próprio para o IGTV e você já pode baixá-lo na Apple Store ou no Google Play.

2) Por que o Instagram lançou esse app?

O IGTV é uma forma disruptiva de consumo de conteúdo, adaptada ao mobile. Já temos o YouTube que é líder desse segmento, também no mobile.

Mas, um dado interessante é que até 2021, 78% de todo o tráfego mobile na internet será com vídeos. Logo, abrir mais um canal de consumo desse formato, com vídeos mais longos do que os tradicionais 60 segundos, é um grande passo do Instagram para ter mais audiência, mais produtores de conteúdo e, para nós o principal: mais um canal para exibir publicidade.

3) Como você pode usar o IGTV?

Se você quiser apenas consumir o conteúdo do IGTV, a forma mais fácil é pelo próprio app do Instagram, como mostramos na imagem do primeiro tópico.

Mas, se você quiser ter um canal no IGTV e se aprofundar mais nas funcionalidades, você pode usar o app disponível para iOS e Android.

A ideia do canal é a mesma do YouTube: criar quadros, divulgar conteúdos, videoclipes. Porém, o que muda é o formato. No IGTV, você pode subir vídeos verticais com duração mínima de 15 segundos e máxima de 60 minutos.

Qualquer pessoa cadastrada no Instagram pode ter um canal do IGTV. E, assim que alguém que você segue no Instagram postar um vídeo, você vai receber a notificação no próprio aplicativo.

Além disso, no IGTV você também receberá recomendações de vídeos, baseados em seus interesses. E claro, compartilhar os vídeos por meio de direct com seus seguidores.

Instagram IGTV: O que você precisa saber para começar a usar agora essa ferramenta de vídeos

Um fato importante é que os vídeos de 60 minutos só estão liberados para grandes canais. Os usuários comuns podem postar vídeos de 15 a 10 minutos até o momento.

4) Um novo terreno

Quando recursos assim saem, é sempre bom estar por dentro para entender como se posicionar neles. Hoje, se destacar no YouTube é muito mais difícil se comparado quando ele surgiu. Temos casos também em outras redes como Snapchat onde pessoas são consideradas influenciadoras porque “surfaram a onda no começo”.

Segundo o CEO do Instagram, Kevin Systrom, “Agora estamos focando em engajamento…Mas, obviamente é um lugar muito interessante para estar. Haverá muitos criadores (de conteúdo) ganhando dinheiro“.

Se seu intuito é ser um criador de conteúdo e viver disso, quanto antes você entender o jogo do IGTV, mais chances de você se destacar. Agora, se você quer entender como o IGTV pode ajudar seu negócio, aí é importante respirar fundo.

5) Por onde começar no IGTV?

Acreditamos que a primeira coisa a fazer é entrar no IGTV e estudar. Ver o que os primeiros canais estão fazendo, artistas, grandes empresas. Depois, pensar como você pode explorar os recursos do IGTV para o seu negócio.

Se você já usa o YouTube, a lógica é muito parecida: procurar ter retenção dos seus vídeos para ser sugerido quando os usuários entrarem no IGTV.

Mas, o mais importante é ter uma estratégia e ir entendendo o canal. Mesmo que você ainda não esteja pronto para postar, crie seu canal. Assim, você reserva seu espaço e pode ir trabalhando no planejamento.

COMO CRIAR UM CANAL NO IGTV E POSTAR SEUS VÍDEOS

Agora que você já sabe para que serve o IGTV, vamos te ensinar como criar o seu canal e como postar seus vídeos.

Passo 1

Como falamos no início do texto, você tem duas opções para acessar a funcionalidade, pelo aplicativo nativo do Instagram ou pela próprio app do IGTV.

Para acessar pelo aplicativo do Instagram, você deve clicar no ícone similar a uma “TV”, localizado ao lado da opção de direct message do Instagram. Se ele não estiver aparecendo para você, é necessário atualizar o seu aplicativo e aguardar alguns minutos.

Instagram IGTV: O que você precisa saber para começar a usar agora essa ferramenta de vídeos

Passo 2

Tanto pelo próprio aplicativo do IGTV, quanto pelo aplicativo nativo do Instagram, ao entrar na funcionalidade você vai se deparar com os vídeos dos perfis que você segue.

Para criar seu canal, clique na engrenagem acima da aba de vídeos. E, logo em seguida na opção “criar canal”.

Instagram IGTV: O que você precisa saber para começar a usar agora essa ferramenta de vídeos

Passo 3

Com o seu canal criado, no lugar da engrenagem vai aparecer a sua foto. Para acessar o seu canal, clique sobre o ícone do seu avatar.

Instagram IGTV: O que você precisa saber para começar a usar agora essa ferramenta de vídeos

Passo 4

Para postar seus vídeos, basta clicar no ícone (+) e selecionar o arquivo.

Lembrando que o formato dos vídeos no IGTV são verticais. Por isso, se você tem um vídeo em widescreen, por exemplo, você só vai conseguir postá-lo se adaptá-lo para a versão vertical.

Para isso, você pode usar o aplicativo InShot para adaptar os seus vídeos horizontais, para a proporção dos vídeos para o IGTV.

Passo 5

Após selecionar o vídeo, você deve preencher o título, a descrição e também editar a imagem de capa, se necessário.

Instagram IGTV: O que você precisa saber para começar a usar agora essa ferramenta de vídeos

Passo 6

Clique em publicar e pronto! Seu vídeo vai ao ar em seu canal do IGTV e todos os seus seguidores serão notificados. Além disso, ele ficará em destaque no seu perfil do Instagram.

Instagram IGTV: O que você precisa saber para começar a usar agora essa ferramenta de vídeos

O que achou do novo formato de vídeos do Instagram? Se você quer mais conteúdos de como usar o IGTV para potencializar a sua estratégia na rede social, deixe aqui seu comentário.

CONTINUE NO BLOG

Possuir alto engajamento no Instagram é o sonho de qualquer empreendedor, não é mesmo?

Mas, você já se perguntou como funciona o algoritmo do Instagram e como é feita a distribuição do conteúdo dentro dele?

Separamos um texto que vai te explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Saiba mais:

Por que ignorar o Algoritmo do Instagram pode prejudicar seu engajamento

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

E-book Gratuito

Como conquistar mais seguidores no Instagram sem precisar pagar por isso?

Descubra 13 estratégias para acelerar seu negócio no Instagram e lucrar com a rede social que mais cresce no mundo. Baixe grátis.





Tags:
  • instagram

4 Comentários

  1. Eu sou dançarina e gostaria muito de postar vídeos meus dançando no IGTV pra poder divulgar meu trabalho, mas a minha dúvida é o seguinte, no IGTV posso colocar a música de fundo de música famosa, já que o facebook fez contrato com grande gravadoras? Ou pode acontecer o problema dos direitos autorais? Embora eu posto nos meus vídeos normais do feed depois dos contratos, nunca aconteceu nada, porém as músicas são cortadas, no IGTV no caso seria a música completa e fico com medo de ter a conta bloqueada por isso. Agradeço desde já a atenção.

    1. Oi, Angelina
      Acredito que as regras referentes a direitos autorais valem também pro IGTV. É provável que seu vídeo tenha o áudio bloqueado, assim como no feed.
      Um abraço, #EquipeCP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Social Sell esta com as inscrições abertas!

Como usar o Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger para atrair, engajar e converter seguidores em clientes.

O Social Sell esta com as inscrições abertas!