Instagram Insights: tudo o que você precisa saber para mensurar seus resultados

Instagram | 4 Comentários

Se a sua empresa investe no Instagram, é muito importante você ficar de olho no Instagram Insights.

O Instagram Insights é uma ferramenta para você acompanhar os seus resultados. Com ela, você pode mensurar dados de alcance, engajamento e impressões das suas postagens e até das suas histórias.

MAS VOCÊ SABE POR QUE É IMPORTANTE ANALISAR ESSES RESULTADOS?

As análises de resultados são importantes para que você consiga saber se suas ações e estratégias estão funcionando e dando retorno para sua empresa.

Por meio dessas análises, é possível entender quais publicações funcionam (ou não) para o seu público e em que partes da sua estratégia é preciso aplicar melhorias.

Vamos conferir como você pode aproveitar hoje mesmo esses dados que o Instagram oferece de forma gratuita para o seu negócio?

COMO O INSTAGRAM INSIGHTS PODE AJUDAR SEU NEGÓCIO

Instagram Insights: tudo o que você precisa saber para mensurar seus resultados

O Instagram Insights oferece dados em 3 áreas da sua conta:

  • Dados dos seus seguidores;
  • Dados das suas publicações;
  • Dados do Stories.

Você pode ter acesso a informações demográficas, faixa etária, localização, novos seguidores, engajamento, impressões, visualizações e muito mais. Logo vamos detalhar todas elas para você.

O importante é você saber o que é possível fazer com todas essas informações:

1. Separar o que funciona e não funciona

Tendo acesso aos dados do Instagram Insights, você pode avaliar os conteúdos que a sua empresa produz.

É possível entender o que funciona e o que não funciona, ou seja, saber com quais tipos de publicações o seu público engaja e com quais ele não engaja.

2. Publicações mais assertivas

Quando você tem dados sobre as suas publicações, você consegue focar em conteúdos mais assertivos.

É possível perceber onde você pode focar, criando mais publicações sobre os produtos ou serviços que mais chamam a atenção.

3. Conhecer o meu seguidor

O Instagram Insights disponibiliza uma série de informações sobre o seu seguidor. Você consegue saber qual é o gênero, faixa etária e localização geográfica do seu público.

Esses dados podem ajudar você a criar anúncios segmentados para públicos com maior chance de seguir a sua empresa e realizar uma compra.

4. Descobrir dados sobre o Stories

Se o seu negócio usa as histórias para divulgar produtos ou serviços, com o Insights você pode ter dados específicos sobre elas.

É possível ter acesso ao número de impressões, alcance, quem saiu da sua história, quem voltou e até o número de respostas que você recebeu para cada uma delas.

Assim, você pode focar em mostrar mais vezes as publicações que funcionaram e analisar a eficácia de todas as suas publicações no Stories.

COMO ACESSAR O INSTAGRAM INSIGHTS

Passo 1. Transforme seu perfil

Instagram Insights: tudo o que você precisa saber para mensurar seus resultados

O primeiro passo para você ter acesso ao Instagram Insights é converter o perfil pessoal em um perfil comercial.

Isso porque, somente com um perfil comercial você terá acesso às métricas do Instagram e também poderá adicionar informações sobre a sua empresa.

Se você quer transformar o seu perfil pessoal em comercial, acesse o passo a passo aqui no blog: como converter perfil pessoal em um perfil comercial no Instagram.

Passo 2. Clique no Ícone do Insights

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Depois de transformar o seu perfil, é muito fácil acessar o Insights. Basta clicar no ícone com três barras na parte superior da tela do seu celular!

MÉTRICAS DISPONÍVEIS

Instagram Insights: tudo o que você precisa saber para mensurar seus resultados

O Instagram oferece várias métricas importantes sobre os seus seguidores, as suas publicações e também sobre as histórias.

Antes de você conhecer quais são essas métricas, é importante você saber que:

  • O Instagram não exporta os dados em um arquivo. Sempre que você quiser visualizar as informações, terá que acessar o aplicativo e coletar manualmente os dados;
  • O Instagram não oferece informações sobre as transmissões ao vivo dentro da rede social;
  • Impressão não é a mesma coisa que alcance: uma mesma pessoa pode visualizar seu post 5 vezes. Cada vez que ela ver a postagem, será contabilizada uma impressão;
  • O alcance corresponde ao número de pessoas que viram seu post. Mesmo que alguém visualize 5 vezes a postagem, nas métricas de alcance será contabilizada somente um como dado de alcance;
  • Se você publicar mais de uma foto em um mesmo post, as informações dele serão dadas como se fosse apenas uma imagem.

Então, agora que você já conhece esses detalhes, vamos às métricas!

Métricas dos seguidores

Gênero e Idade: descubra se o seu público é composto por mais homens ou mulheres dentro do Instagram. Além disso, você consegue saber qual é a faixa etária do seu público, acessando os dados por gênero: tudo (homens e mulheres), apenas homens ou apenas mulheres.

Localização: confira em quais cidades e em quais países há mais seguidores da sua empresa.

Instagram Insights: tudo o que você precisa saber para mensurar seus resultados

Seguidores por Hora: no Instagram Insights, você descobre quais são os horários, separados por dia da semana, que o seu público está online.

Com isso, você consegue saber quais os melhores horários para postar no Instagram.

Instagram Insights: tudo o que você precisa saber para mensurar seus resultados

Seguidores por Dia: também é possível saber em quais dias da semana o seu público fica mais ativo.

Instagram Insights: tudo o que você precisa saber para mensurar seus resultados

Métricas das publicações

Instagram Insights: tudo o que você precisa saber para mensurar seus resultados

Impressões: é o número total de vezes que a sua publicação foi vista. Cada visualização contabiliza uma impressão, independente se o usuário está visualizando pela primeira vez ou não.

Alcance: o alcance define quantas pessoas únicas visualizaram a sua publicação.

Envolvimento: é o número de curtidas e de comentários que a sua publicação recebeu. Também é possível filtrar somente comentários ou somente curtidas.

Salvo: contabiliza o número de pessoas que salvaram a sua publicação.

Você pode filtrar cada métrica por: tudo (fotos e vídeos), apenas fotos e apenas vídeos. Além disso, você pode mensurar o tempo por: 7 dias, 30 dias, 3 meses, 6 meses, 1 ano e 2 anos.

Métricas das histórias

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Impressões: é o número total de vezes que a sua publicação foi vista por alguma pessoa. Se uma pessoa ver mais de 1 vez, também será contabilizado.

Alcance: o alcance define quantas pessoas únicas visualizaram a sua publicação.

Toques para voltar: é o número de pessoas que voltaram para ver uma foto ou vídeo que você publicou.

Toques para avançar: é o número de pessoas que clicaram para ver a próxima foto ou vídeo das suas histórias.

Saídas: define o número de vezes que alguém saiu da sua história.

Respostas: o número de respostas que uma foto ou vídeo recebeu dentro do Instagram Stories.

Você pode filtrar o tempo por: últimas 24 horas, 7 dias ou 14 dias.

O QUE VOCÊ PODE COMEÇAR A FAZER AGORA

Com o Instagram Insights, você pode melhorar as suas estratégias de marketing dentro da rede social.

Por isso, é muito importante que você comece a fazer relatórios para criar um histórico de todos os dados que você está recebendo. Você vai ver que, a longo prazo, esses dados vão fazer muita diferença para você tomar decisões importantes para o seu negócio.

Você pode criar seus relatórios no Excel, no Google Docs ou até em ferramentas de monitoramento.

CONTINUE NO BLOG:

Você sabia que é possível postar no Instagram pelo seu computador? Isso vai facilitar muito a sua rotina.

Descubra aplicativos para você publicar conteúdos no Instagram direto pelo computador:

COMO POSTAR NO INSTAGRAM PELO COMPUTADOR

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.
Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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4 Comentários

    1. Oi, Mariana.
      O fuso horário do Instagram muda automaticamente. Por exemplo, se você está no Brasil suas postagens e métricas aparecem com o fuso horário brasileiro. Se viajar para a Itália, o mesmo acontece, suas postagens e métricas aparecem com o fuso horário italiano.
      Abraços, #EquipeCP

  1. Quando estamos em fuso horário diferente daquele da maioria dos nossos seguidores, devemos seguir o horário local indicado na métrica ou mudar pro fuso dos seguidores?

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