7 dicas para usar as transmissões ao vivo com convidados no Instagram em seu negócio

 Em Instagram

As transmissões ao vivo com convidados tornam sua live no Instagram ainda mais atrativa para quem está assistindo. A boa notícia é que você pode fazer isso diretamente do aplicativo, usando as Stories.

Essa função dá as empresas a chance de deixar suas transmissões ao vivo ainda mais profissionais, podendo inclusive realizar entrevistas.

Isso significa que você não precisa mais trazer o convidado até sua empresa – ou um espaço combinado – para gravar, já que vocês podem estar em locais diferentes. Quase como que em uma videoconferência.

Para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas dicas para dar um toque cada vez mais profissional e garantir que seu público vai continuar assistindo – e se envolvendo com – a live até o final.

7 dicas para usar as transmissões ao vivo com convidados no Instagram

Prepare o celular e boa live!

1. Planeje a transmissão ao vivo

7 dicas para usar as transmissões ao vivo com convidados no Instagram em seu negócio

O primeiro passo para usar transmissões ao vivo com convidados é planejar a sua live. Por mais que ela aconteça ao vivo, é interessante ter um roteiro para não se perder e até mesmo conseguir guiar o seu convidado.

É nesse momento que você também vai escolher quem vai ser seu convidado. E também preparar as perguntas que você quer que ele responda.

A ideia é fazer uma entrevista ou trazer alguém para contar uma experiência. Mas você precisa estar preparado para falar o que realmente vale a pena.

Então anote tudo o que precisa ser dito na live, o que será perguntado ao convidado e até mesmo questões como data e horário. Você pode verificar através do Instagram Insights em qual dia e hora você tem mais fãs online.

Para não pegar seu convidado de surpresa, você pode também enviar as perguntas antes da live efetivamente acontecer, para que ele possa preparar suas respostas.

2. Promova a live no perfil e no Stories

7 dicas para usar as transmissões ao vivo com convidados no Instagram em seu negócio

Você deseja que várias pessoas interajam com a sua transmissão ao vivo, não é mesmo? Então não deixe apenas que o Instagram notifique seus seguidores que você está fazendo uma live.

Divulgue em seu perfil e no Stories algumas informações. Pode ser uma foto do convidado com a frase: “Não perca essa entrevista exclusiva” ou “Saiba mais sobre Marketing Digital com nosso convidado X”.

O importante é que seus seguidores – e até mesmo quem ainda não conhece seu perfil – saibam sobre a live e se interessem em assistir e participar.

Pense na live do Instagram com convidados como uma palestra ou outro evento importante que acontece pessoalmente.

3. Cuide com cenário e gravação

7 dicas para usar as transmissões ao vivo com convidados no Instagram em seu negócio

Cenário e gravação também são importantes, mesmo quando você faz transmissões ao vivo com convidados no Instagram.

É interessante que você opte por um espaço mais profissional, como seu escritório ou mesa de trabalho e deixe o celular apoiado em algum lugar.

Assim, você não precisa ficar segurando o aparelho enquanto grava a live e tem mais liberdade para se movimentar sem que a imagem fique muito tremida.

O ideal é ter tudo pronto antes mesmo de começar. Faça testes com a câmera do celular para ver como está a iluminação e o som. Além disso, ao usar o tripé para o celular, não esqueça de deixar o aparelho em pé, ok? Lives são sempre feitas com o celular na vertical!

Combine com seu convidado que ele também deve estar em um espaço com aquela cara mais profissional e que pode deixar a câmera do celular apoiada.

Outra dica importante para a gravação é: aposte em um aparelho com uma câmera frontal de boa qualidade.

4. Adicione o convidado

7 dicas para usar as transmissões ao vivo com convidados no Instagram em seu negócio

Você pode começar sua live dando boas-vindas a quem entra e então anunciar a entrada do convidado. Para adicioná-lo a sua transmissão, você precisa seguir o perfil dele e ele deve estar assistindo a sua transmissão.

Clique então no ícone representado por duas carinhas, que está logo ao lado da caixa de comentários. Procure pelo nome do convidado e clique em adicionar para que ele possa aceitar o convite de fazer parte da live.

Caso a ideia seja fazer uma transmissão com vários convidados, você precisa também aprender a remover um convidado assim que sua participação na live termina.

Para fazer isso basta clicar no “X” que aparece logo ao lado da tela do convidado e confirmar que deseja removê-lo da sua transmissão ao vivo.

5. Deixe seu convidado à vontade

7 dicas para usar as transmissões ao vivo com convidados no Instagram em seu negócio

Uma gravação ao vivo pode deixar as pessoas um pouco envergonhadas. Principalmente para quem não tem tanta experiência em frente às câmeras.

Procure então deixar seu convidado à vontade. Você pode repassar as perguntas com ele antes do dia da live e até mesmo fazer um ensaio via videoconferência antes da transmissão ser realizada.

6. Compartilhe a live no Stories

7 dicas para usar as transmissões ao vivo com convidados no Instagram em seu negócio

Tenha em mente que nem todos os seus seguidores podem estar online na hora em que você faz transmissões ao vivo com convidados. Ainda assim, dê a eles a chance de assistir a todo o evento.

Para fazer isso, ao terminar a live, escolha compartilhar em seu Stories. Além disso, divulgue também no seu perfil. Para que as pessoas saibam que ainda têm 24h para assistir ao conteúdo.

7. Analise os resultados

7 dicas para usar as transmissões ao vivo com convidados no Instagram em seu negócio

Seu trabalho não acaba com o fim da live. Agora é hora de verificar os resultados e entender o quanto esse formato de transmissão com convidado deu certo.

O Instagram Insights mostra dados dos seus Stories também. Ali você pode saber qual foi seu alcance e número de impressões, além de saber quem saiu e quem voltou a ver a transmissão.

Outras métricas que podem ser analisadas envolvem quem pediu para avançar a live (quando ela já estava no Stories), e o número de respostas recebidas.

Assim, você consegue entender em que parte a live se tornou mais interessante e no que ela precisa ser mudada. Afinal, seu objetivo é alcançar o maior número de pessoas e fazer com que gostem do conteúdo exibido!

Você já sabia que é possível fazer transmissões ao vivo com convidados? Conte nos comentários o que achou dessa nova função das lives e como pretende aplicar isso no Instagram da sua empresa.

Continue no blog

Já que falamos de métricas e do Instagram Insights, você sabia que não são apenas dados dos Stories que você pode obter, mas de todo seu perfil do Instagram?

Esses dados ajudam você a entender melhor o que seu público-alvo gosta e em que tipo de postagens você pode investir sem medo!

Confira nosso artigo sobre o tema e entenda a importância de analisar métricas também nessa rede social:

INSTAGRAM INSIGHTS: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA MENSURAR SEUS RESULTADOS

Quer mais?

Já imaginou ter mais informações exclusivas e totalmente gratuitas sobre esse assunto?

É só baixar AGORA o material abaixo, aplicar no seu negócio e bombar as suas redes sociais.

Aprofunde os seus conhecimentos com o meu material que é 100% gratuito. Baixe já:


banner-final-webinar
Artigos Relacionados