Livros de Empreendedorismo: 17 livros para todo empreendedor

Empreendedorismo | Nenhum comentário

Em busca de livros de empreendedorismo? Selecionamos 17 opções de leituras obrigatórias para inspirar você a ter o seu próprio negócio

Quem é empreendedor sabe que esse não é um caminho fácil. Envolve muitas habilidades. Os livros de empreendedorismo podem ser uma ótima fonte de conhecimento.

Se você não sabe muito bem por onde começar, ou ainda está procurando histórias para se inspirar, ler pode ajudar você a ter referências. Os livros de empreendedorismo te ajudam a conhecer as novidades e tendências do mercado, além de histórias de luta, erros e acertos de vários empresários.

Neste post, separamos 17 livros de empreendedorismo que oferecem conteúdo de qualidade para sua jornada empreendedora e que poderão fazer a diferença para quem quer ter um negócio.

LIVROS DE EMPREENDEDORISMO: Top 5

1. O MITO DO EMPREENDEDOR – MICHAEL GERBER

Esse livro é daqueles que te dão um “tapa na cara”. O ponto forte do livro é trazer algumas verdades inconvenientes, que muitas vezes não queremos ouvir.

Todo o livro é baseado em um diálogo. Michael Gerber descreve basicamente os três perfis dos empreendedores, que são: o empreendedor, o técnico e o administrador.

Só para dar um “spoiler” do livro, um empreendedor técnico é aquele que pensa, por exemplo: “Ah, eu sei fazer tortas, então vou abrir uma empresa de tortas”. Esse perfil não é necessariamente de um empreendedor, é de um “fazedor”.

Esse tipo de empreendedor é um dos mais comuns, pois acaba criando um emprego, não um negócio, virando um funcionário da sua própria empresa. O grande trabalho do Gerber neste livro é transformar os técnicos e administradores em empreendedores, pessoas que fazem o negócio funcionar.

Além disso, O Mito do Empreendedor, fala um pouco sobre processos de marketing, o que é algo extremamente importante, independente do tamanho do seu negócio.

Para adquiri-lo no site da Amazon, clique aqui.

2. TRABALHE QUATRO HORAS POR SEMANA – TIM FERRISS

Quem lê o título desse livro o considera um pouco “charlatão”. Antes de ler, há quem se pergunte: “como assim, trabalhe 4 horas por semana?” Porém, Tim Ferriss realmente mudou sua percepção sobre o tempo.

Uma das grandes sacadas que ele dá no livro é sobre trabalharmos melhor, o que não quer dizer necessariamente trabalhar mais.

O grande foco do livro não é necessariamente trabalhar pouco, mas sim, trabalhar de forma efetiva, para que você não seja aquilo que chamamos de “falso ocupado”. Ele vai ajudar você a ser mais efetivo, mostrando como o empreendedor conectado pode tocar sua empresa de qualquer lugar do mundo.

Para adquiri-lo no site da Amazon, clique aqui.

3. O PODER DA ENERGIA – BRENDON BURCHARD

Ao ler o título você deve estar se perguntado: “o que esse livro tem a ver com ser empreendedor?” Bom, nós acreditamos que antes de sermos empreendedores, somos seres humanos.

Em O Poder da Energia, o autor traz o lado humano do empreendedor, diferente do Trabalhe Quatro Horas Por Semana. Antes de ser empreendedor, você é uma pessoa.

O livro é uma espécie de guia inspirador para a vida. Ele vai te ajudar a ultrapassar limites, quebrar algumas crenças limitantes e cuidar mais de si mesmo, pontos  importantes para quem quer empreender.

Você pode dominar toda a parte técnica, mas se não souber equilibrar a sua energia e focar em ter resultados extraordinários, infelizmente não conseguirá ter resultado, efetividade e o mais importante: não será feliz.

Para adquiri-lo no site da Amazon, clique aqui.

4. A STARTUP ENXUTA – ERIC RIES

Este livro, sem dúvidas, é um dos livros de empreendedorismo que mais vai mexer com a sua cabeça, principalmente se você quer criar um produto ou serviço.

É desse livro que tiramos uma das melhores definições do que é ser um empreendedor: “todo mundo que trabalha com produtos e serviços, em condições de extrema incerteza”, do pequeno ao grande negócio.

Esse livro revoluciona vários modelos de negócio ao propor um novo “manual de instruções”, incluindo a realidade dos negócios digitais. Nascido da experiência do autor de ter sua própria startup, A Startup Enxuta é um convite a pensar “fora da caixa”, sem desperdício de energia, recursos e tempo.

Esse best seller, sem dúvidas, precisa entrar na sua lista de leitura.

Para adquiri-lo no site da Amazon, clique aqui.

5. O JEITO ZUCKERBERG DE FAZER NEGÓCIOS – EKATERINA WALTER

Você gostando ou não do Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, não dá para negar que ele é um verdadeiro empreendedor. Com 36 anos, lidera uma empresa que vale mais de 30 bilhões de dólares. Nada mal!

Ao longo do livro, a autora explora os “5 P’s” do sucesso do Facebook: Paixão, Propósito, Pessoas, Produto e Parcerias. Tudo isso, alinhado com a missão do Facebook: tornar o mundo mais aberto e conectado.

Para adquiri-lo no site da Amazon, clique aqui.

LIVROS DE EMPREENDEDORISMO: atendimento ao cliente e vendas

Todo mundo quer vender, mas nem todo mundo sabe atender um cliente. As empresas negligenciam e não sabem o poder que o atendimento tem nas suas vendas. Não foi à toa que por aqui, quando a empresa começou a crescer, esse foi o primeiro setor criado.

Selecionamos alguns livros de empreendedorismo direcionados para te ajudar no atendimento do seu cliente e fazer a diferença nas suas vendas:

6. SATISFAÇÃO GARANTIDA – TONY HSIEH

Tony Hsieh é o fundador da Zappos, um case internacional de relacionamento com o cliente. Esse livro mostra a história dessa empresa e a criação da “cultura do UAU”. Ele mostra na prática o que isso significa na Zappos.

Para você ter uma ideia do que é a cultura do UAU, quando o livro foi lançado, era possível pedir uma cópia gratuitamente. Nós aqui pedimos um e, para nossa surpresa, algumas semanas ele chegou. UAU!

Acreditamos que a venda tem que ser tão boa quanto sua entrega. Infelizmente hoje, o respeito ao cliente no atendimento se tornou uma exceção. Por um lado, isso é ruim para os clientes, mas por outro é excelente para quem cuida com carinho desse departamento.

Pois qualquer coisa acima do que é o “normal”, vai render muitos UAUs para você. Falamos por experiência própria: invista mais no seu atendimento do que no seu marketing.

Para adquiri-lo no site da Amazon, clique aqui.

7. O JEITO DISNEY DE ENCANTAR OS CLIENTES – DISNEY INSTITUTE

Mesmo se você ainda não teve a oportunidade de visitar os parques da Disney, uma coisa temos certeza que você sabe: eles são a maior referência em qualidade no atendimento ao cliente.

Esse livro é um convite para conhecer como a Disney faz magia todos os dias e o que faz dela um sucesso lendário. Ele é narrado pelo ponto de vista dos membros do elenco (como chamam os funcionários) e de executivos que participaram dos programas do Disney Institute.

Em O Jeito Disney de Encantar os Clientes, os autores contam os bastidores das melhores práticas e filosofias da Disney, proporcionando uma visão dos princípios de atendimento de qualidade na prática.

Desde o primeiro contato até o momento que o cliente sai dos parques, os membros do elenco são treinados para tratar cada um como cliente VIP. Até nos mínimos detalhes.

Um dos livros de empreendedorismo obrigatórios para quem também quer encantar seus clientes.

Para adquiri-lo no site da Amazon, clique aqui.

8. COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS – DALE CARNEGIE

Um dos maiores clássicos de todos os tempos, Como fazer amigos e influenciar pessoas, é considerado a Bíblia quando o assunto é o desenvolvimento das relações humanas, das habilidades sociais e da comunicação eficiente.

Com histórias, exemplos práticos e conselhos, ele é uma leitura fundamental para quem deseja criar bons vínculos, se tornar mais persuasivo, deixar uma marca positiva e inspirar os outros com energia e gentileza.

Embora não seja um livro de empreendedorismo propriamente dito, ele poderá te ajudar a vender mais e melhorar sua relação com as pessoas.

Para adquiri-lo no site da Amazon, clique aqui.

9. ARMAS DA PERSUASÃO – ROBERT B. CIALDINI

Do autor e psicólogo Robert B. Cialdini, esse livro de fácil leitura mostra sua busca para entender quais são os motivos que levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido e quais técnicas exploram melhor esses fatores.

Em Armas da Persuasão, Cialdini revela como influenciar pessoas usando gatilhos mentais e, ao mesmo tempo, se defender dos manipuladores, usando exemplos práticos dos diferentes métodos de persuasão.

Cada gatilho mental é discutido pelo autor em termos de sua função na sociedade e de como um profissional da persuasão pode mobilizar seu poder em pedidos de compras, doações, concessões, votos, permissões etc.

Para adquiri-lo no site da Amazon, clique aqui.

LIVROS DE EMPREENDEDORISMO: CASES DE SUCESSO

Seja para começar ou para continuar e não desistir, os livros de empreendedorismo que contam histórias de pessoas como você e eu podem ser uma ótima fonte de inspiração.

Por isso, separamos essa pequena lista de sugestões de livros de empreendedorismo para te motivar:

10. – COMO O GOOGLE FUNCIONA – ERIC SCHMIDT E JONATHAN ROSENBERG

De acordo com o The Wall Street Journal, é um livro que “Todos que gerenciam equipes da área de tecnologia devem ler”. Ele é um mergulho no universo Google e conta as práticas e experiências que funcionaram para a empresa.

É escrito por Jonathan Rosenberg, que foi diretor de produtos do Google e acompanhou o desenvolvimento de lançamentos como o Gmail, o Android e o Chrome. Hoje é conselheiro do CEO Larry Page.

Já o outro autor, Eric Schmidt, foi CEO do Google entre 2001 e 2011 e transformou a pequena startup em uma líder global. Atualmente, é o presidente executivo da empresa.

Como o Google Funciona é fundamental para os empreendedores que querem entender o gerenciamento de uma empresa na atualidade e ter bons resultados.

Para adquiri-lo no site da Amazon, clique aqui.

11. A LOJA DE TUDO. JEFF BEZOS E A ERA DA AMAZON – BRAD STONE

A Amazon foi pioneira no comércio de livros pela internet e esteve à frente da primeira grande febre das lojas online. Mas seu criador, Jeff Bezos, não queria só uma livraria virtual. Ele queria que a Amazon tivesse uma diversidade enorme de produtos, com preços muito baixos.

A Loja de Tudo é a biografia da startup que mudou a nossa maneira de ler e de comprar. É uma descrição de uma das empresas mais emblemáticas da nossa era, bem como um olhar mais pessoal sobre o icônico personagem que a criou.

O livro conta com depoimentos de amigos, familiares, colaboradores e ex-funcionários da Amazon, que revelaram detalhes importantes de todas as atitudes de Jeff Bezos para transformar a Amazon em uma das empresas mais poderosas do mundo.

Para adquiri-lo no site da Amazon, clique aqui.

12. STARTUP BRASIL – PEDRO MELLO E MARINA VIDIGAL

Você vai se aventurar pelo mundo do empreendedorismo? Esse livro é um ótimo guia!

Nele, os autores, Pedro Mello e Marina Vidigal, mostram a história de empreendedores brasileiros que mudaram o país a partir dos seus negócios.

Startup Brasil conta as trajetórias de sucesso, entre erros e acertos, de empresários como Mauricio de Sousa (Turma da Mônica), Romero Rodrigues (BuscaPé), Miguel Krigsner (O Boticário), Alexandre Costa (Cacau Show), entre outros.

Se é inspiração que você precisa, vale a pena a leitura.

Para adquiri-lo no site da Amazon, clique aqui.

13. THE MARY KAY WAY – MARY KAY ASH

Escrito pela Mary Kay Ash, fundadora da empresa global de cosméticos Mary Kay. Nesse livro podemos aprender uma grande lição sobre limites e conquistas.

The Mary Kay Way conta sobre o estilo de liderança e a maneira de conduzir seu negócio, a partir de princípios de valorização das pessoas e dos relacionamentos.

Respaldado nas experiências do cotidiano da empresa e na sua regra de “trate os outros como gostaria de ser tratado”, Mary Kay Ash contou em seu livro como criou novos padrões.

Para adquiri-lo no site da Amazon, clique aqui.

LIVROS DE EMPREENDEDORISMO: MARKETING DIGITAL

É claro que não poderíamos deixar de fora dessa lista de livros de empreendedorismo, algumas sugestões vitais pra quem tem um negócio.

Gostando ou não, o marketing digital veio para ficar e, em tempos como esses, a máxima: “quem não é visto não é lembrado”, nunca fez tanto sentido para as empresas.

Quer começar a entender a importância do marketing digital para o seu negócio? Essas sugestões de livros de empreendedorismo são ótimos começos:

14. MARKETING 4.0 – PHILIP KOTLER, HERMANWAN KARTAJAYA E IWAN SETIAWAN

Considerado o pai do marketing moderno Philip Kotler, juntamente com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, fala sobre as transformações importantes da passagem do marketing tradicional para o digital.

Considerado por muitos um guia do marketing digital, Marketing 4.0 é uma obra que mostra um estudo do consumidor atual e o do futuro.

O livro traz uma abordagem direta e simples, repleto de exemplos que podem ser aplicados nos mais variados tipos de negócios.

Para adquiri-lo no site da Amazon, clique aqui.

15. NOCAUTE: COMO CONTAR SUA HISTÓRIA NO DISPUTADO RINGUE DAS REDES SOCIAIS – GARY VAYNERCHUCK

Em Nocaute, Gary compara as vendas a um ringue de luta de boxe (por isso o nome). Antes, o marketing tradicional “golpeava” consumidores com propagandas em rádio, televisão e mídias impressas, até a conclusão da venda.

Agora, as redes sociais mudaram a luta para um novo ringue, onde os clientes podem desafiar as empresas, dando opiniões e mostrando interesses antes de comprar algo.

Usando metáforas de boxe, Gary ensina no livro que as empresas precisam se adaptar. Para isso, precisam antes criar um relacionamento com os consumidores e ofertar conteúdos de valor para só então fazer a oferta do produto ou serviço.

Um dos livros de empreendedorismo essenciais para quem quer fazer marketing nas redes sociais!

Para adquiri-lo no site da Amazon, clique aqui.

LIVROS DE EMPREENDEDORISMO: MINDSET

Nem só de histórias de sucesso e questões técnicas vive um empreendedor.

Por isso separamos essas sugestões de livros de empreendedorismo que podem te ajudar na vida pessoal e nos negócios:

16. QUAL É A TUA OBRA?: INQUIETAÇÕES PROPOSITIVAS SOBRE GESTÃO, LIDERANÇA E ÉTICA – MARIO SERGIO CORTELLA

Nesse livro, Mario Sergio Cortella traz suas reflexões sobre gestão, liderança e ética. Ele não é um livro de filosofia. Contudo, ele te fará pensar, não só no mundo corporativo, mas em questões da vida pessoal também.

Se você está com vontade de empreender, é um dos livros de empreendedorismo primordiais na sua lista de leitura.

Qual é a tua obra? te fará refletir sobre a sua vida e sobre a forma que a conduzimos.

Para adquiri-lo no site da Amazon, clique aqui.

17. O PODER DO HÁBITO – CHARLES DUHIGG

Não, esse não é como um dos livros de empreendedorismo típicos, mas está nessa lista porque também pode ajudar no seu negócio. Nele, Charles Duhigg conta o poder que os hábitos têm na vida das pessoas. E pessoas são = consumidores!

Esse livro vai te ajudar a entender o seu comportamento e de seu público, já que para o autor a chave do sucesso está em entender como os hábitos funcionam.

Para adquiri-lo no site da Amazon, clique aqui.

BÔNUS: FACEBOOK MARKETING – CAMILA PORTO

É claro que não podemos deixar de recomendar nessa lista de livros de empreendedorismo, a leitura do Facebook Marketing, pois ele pode te ajudar nessa jornada para se tornar um empreendedor de sucesso.

Todo empreendedor precisa aprender sobre marketing digital e o Facebook é uma das plataformas mais efetivas para isso. Recomendamos muito a leitura desse livro para aprender o que é possível fazer no Facebook e como, você e seu negócio, podem usar essa rede social para aumentar as vendas.

Modéstia à parte, acreditamos que o Facebook Marketing também pode ajudar você a se tornar um empreendedor de sucesso.

Para adquiri-lo no site da Amazon, clique aqui.

Agora queremos saber de você: quais livros de empreendedorismo você recomenda e não estão aqui nessa lista? Já leu algum desses?

Tags:
  • social sell
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.