Magazine Luiza: uma grande aposta no Social Commerce

Empreendedorismo | Nenhum comentário

Vamos ser francos. Quando se fala de Social Commerce, é difícil encontrar um grande varejista online brasileiro que seja referência neste modelo de negócio. Grandes e-commerces até oferecem espaços para comentários, trocas de experiências, mas nada muito grandioso. Porém, acabamos de conhecer uma referência de Social Commerce no mercado nacional.

O Magazine Luiza, uma das primeiras lojas físicas nacionais a vender pela Internet, com início das operações em 2000, saiu na frente e agora alia o F-commerce, O-commerce (e-commerce no Orkut) e o Social Commerce em suas ações de varejo online.

Magazine Luiza, Maria, João, Zézinho…

O Magazine Você, é um canal de vendas pelo Facebook e Orkut. Funcionando como um aplicativo, será possível criar uma loja personalizada e, qualquer pessoa, vender os produtos do Magazine Luiza pelas duas redes sociais.

Em linhas gerais, o Magazine Você funciona como os banners de afiliados, comuns em blogs e sites. Ao clicar no banner, a loja identifica a procedência do clique e, se compra for realizada, o dono do blog recebe uma porcentagem do valor da compra.

Porém, ao invés de um banner, o “afiliado” cria uma loja dentro da sua rede social favorita, escolhe quais produtos deseja inserir em sua vitrine e inicia o processo de personalização da loja. Todo o procedimento de compra, pagamento, entrega e cobranças ficam sob responsabilidade do Magazine Luiza.

Cada categoria de produto possui uma taxa de comissão, que varia entre 2,5% e 4,5%.  Assim, é possível criar lojas únicas, de acordo com a preferência de seus criadores.

Para entender melhor como o Magazine Você funcionará, assista ao vídeo a seguir:

Soluções para empreendedores

Sem dúvida, o Magazine Você é uma solução interessante para quem quer utilizar as redes sociais como uma ferramenta de receitas, mas ainda não quer ou não pode investir em um negócio próprio. Para quem deseja montar um e-commerce, o Magazine Você pode ser uma ótima escola.

Além o Magazine Você, outra ferramenta que permite a criação de um F-commerce (e-commerce no Facebook) é o Facebook Storefront do Bloompa. Uma das maiores vantagens do Storefront é o fato de você não precisar ter um e-commerce para vender online. Caso você seja inexperiente neste mercado, pode criar sua loja diretamente no Facebook e vender pela rede social.

Assim como o Magazine Você, o Facebook Storefront do Bloompa é uma ótima opção para quem quer fazer parte do Social Commerce, mas conta com poucos recursos ou experiência.

Resta-nos torcer para que o Social Commerce do Magazine Luiza, não se torne apenas F-commerce ou O-commerces como comentamos neste post.

Para saber mais sobre o Magazine Você acesse o Facebook do Magazine Luiza.

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