Marketing 3.0 e as mídias sociais

Redes Sociais | Nenhum comentário

Estou lendo o livro Marketing 3.0 escrito por Philip Kotler, Hermanwan Kartajaya e Iwan Setiawan. Até onde pude conferir, a proposta do livro é a inserção do humano, pessoas e planeta em uma nova forma de usar o marketing. Desenvolver produtos, empresas e profissionais de marketing mais preocupados com ações sociais e deixar de lado o discurso do “compre já porque você não pode viver sem este produto” é uma das mensagens deste grande livro.

Em linhas gerais, os autores apresentam o poder das mídias sociais, da Internet e do compartilhamento de informações para falar a batida frase: “sua marca não é mais sua, é de seus clientes”.  Isso me fez lembrar o caso Nestlé x Greenpeace, um dos casos mais importantes de social media de 2010.

De forma resumida, a Nestlé mostrou como não se comportar nas mídias sociais. Tendo uma postura hostil e arrogante contra seus clientes e fugindo da sua responsabilidade como empresa do século XXI, a qual precisa ser responsável pela produção sustentável dos produtos que vende, a fabricante de alimentos sentiu na pele o poder do boca-a-boca nas redes sociais.

A seguir, compartilho uma ótima apresentação dos resultados da ação das milhões de pessoas que compartilharam e expuseram a fragilidade das corporações globais que estão na era da informação, mas se comportam como se estivessem no início do século passado, querendo ditar as regras e mostrar apenas o lado bonito de suas ações.

Para assistir a apresentação, clique na imagem a seguir:

Segundo o site Prezi, onde a apresentação está hospedada, o autor é ninguém mais, ninguém menos que Michael Moore, autor de Fahrenheit 11 de Setembro, Tiros em Columbine e diretor de clipes de várias bandas como Rage Againste the Machine e System of a Down.

Você e a sua empresa estão preparados para uma crise nas redes sociais?

Até a próxima!

 

Tags:
  • fail redes sociais
  • greenpeace
  • nestle
  • social media
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.