Como conquistei 500 mil acessos orgânicos por mês no meu blog aplicando 5 estratégias de conteúdo

Marketing de conteúdo | 2 Comentários

Publico textos em meu blog desde 2010. Já são 8 anos estudando e adaptando as melhores estratégias de conteúdo para atrair pessoas interessadas em vender mais usando as redes sociais.

Em 2018, conquistei o número de 500 mil acessos orgânicos por mês em meu blog e a verdade é que esse número não se atinge do nada. Gerar tráfego orgânico, é algo que deve ser estudado e testado. E, como você pode imaginar, essa tarefa demanda muito esforço.

Mas, por que gerar tráfego em meu blog é bom para as minhas vendas?

Acho que você já ouviu falar de um mecanismo de pesquisa chamado Google 🙂

O Google é o maior mecanismo de pesquisa do mundo. Embora a empresa não divulgue seus dados de acesso, estima-se que são realizadas 5,5 bilhões de buscas no Google por dia ou mais de 63.000 buscas feitas por segundo.

Levando isso em consideração, você entende que podem existir milhares de pessoas pesquisando no Google produtos ou serviços como o seu?

Por isso a importância de ter o um blog e usar estratégias de conteúdo para que ele seja exibido nos resultados de busca do Google. Se as pessoas estão diariamente conectadas para solucionar seus problemas, você precisa estar lá para mostrá-las que a sua empresa é a solução.

Agora vem a parte importante, como fazer isso?

Como eu disse no início, não é uma tarefa fácil e ela demanda bastante esforço. Mas, para te ajudar, selecionei os 5 pontos da minha estratégia de conteúdo que vão te ajudar a dar o pontapé inicial e obter mais acessos em seu blog.

AS 5 ESTRATÉGIAS DE CONTEÚDO TESTADAS POR MIM

1. Conteúdo relevante

O primeiro passo para uma estratégia de conteúdo de sucesso é: ser relevante. Isso não é muita novidade.

Conteúdos relevantes são pensados estrategicamente para atrair o seu cliente ideal. Por isso, começar estudando seu potencial cliente é essencial. Conhecendo a sua audiência, você vai identificar facilmente quais são os assuntos que vão chamar a atenção do seu público e atraí-lo para o seu blog.
Aqui na empresa, nós trabalhamos basicamente com 3 formatos de posts para o blog: informação, análise e conhecimento.

Informação

Os posts de informação possuem o objetivo de chamar a atenção da audiência. Geralmente são assuntos que os usuários podem encontrar em qualquer lugar, como notícias e tutoriais. Porém, esse tipo de conteúdo possui um alto volume de buscas no Google, por serem assuntos relacionados ao nosso dia a dia.

Em muitos casos, acabam sendo a porta de entrada do usuário em seu blog.

Por exemplo: Como vincular uma conta do Instagram a uma página do Facebook

Análise

Os posts de análise possuem o objetivo de gerar interesse na audiência.

Nesse tipo de publicação, colocamos nosso ponto de vista sobre o tema, recomendando ou não alguma função, aplicativo ou rede social.

Por exemplo: Como vender mais usando o Facebook Marketplace

Conhecimento

Os posts de conhecimento, possuem o objetivo de reforçar a autoridade em nossa audiência. Geralmente são recomendações baseadas na nossa experiência. São conteúdos onde você mostra para o leitor o seu conhecimento sobre aquele assunto.

Por exemplo: Esse post. Com base na minha experiência, estou aqui recomendando 5 estratégias de conteúdo para você usar em seu blog.

Por meio dessas divisões de conteúdo, conseguimos explorar ao máximo publicações que vão atrair pessoas para o blog, gerar interesse do usuário pelo nosso estilo de negócio e fazer com que ele deseje obter os resultados que apresentamos.

Lembre-se que essa dica está intimamente ligada ao seu estudo de persona e às dores do seu potencial cliente. Assim, ficará mais fácil de descobrir quais são os temas que ele vai procurar.

2. Copywriting para conteúdos

Depois de entender quais conteúdos são os ideais para o seu público, partimos para as técnicas de escrita.

A minha dica é:, aprofunde seus conhecimentos em copywriting. Se você não conhece esse termo, ele é reconhecido por ser uma técnica de escrita persuasiva para vendas.

Ele utiliza de vários recursos na hora da construção do texto, usando gatilhos mentais que levam o leitor a tomar uma decisão específica.

Para começar a estudar mais sobre esse assunto, sugiro que você leia o livro Armas da Persuasão. Esse livro tem uma boa base teórica para você se especializar nessa técnica e começar a criar textos focados em monetizar o seu negócio.

3. SEO

O SEO (Search Engine Optimization) significa otimização para mecanismos de busca. Basicamente, ele resume um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Elas tem como objetivo melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de buscas, como o Google.

Está é uma das estratégias de conteúdo mais importante. Isso porque, este tópico está intimamente ligado ao sucesso do seu post. Afinal, se você não aplicar técnicas de SEO em seu blog, você não será encontrado no Google.

Para uma boa estratégia de SEO, fique atento aos pontos abaixo:

  • Defina uma palavra-chave com potencial. Pesquisa no Google Trends as palavras que estão sendo mais buscadas e que são relacionados ao tema do seu post. A escolha da sua keyword vai influenciar muito o comportamento de pesquisa do seu usuário. Por isso, pense como ele geralmente faria a busca para chegar até o seu post.
  • Utilize algum plug-in de análise de SEO. No nosso caso usamos o Yoast, no WordPress. Ele pontua todas as melhorias que devemos fazer no texto, como: imagens, links internos e externos, legibilidade do texto, densidade da palavra-chave, entre outros.

Como conquistei 500 mil acessos orgânicos por mês no meu blog aplicando 5 estratégias de conteúdo

Ao aprofundar seus conhecimentos em SEO e aprender a estruturar um texto com essas técnicas, você pode alcançar milhares de usuários nos mecanismos de busca organicamente, ou seja, sem gastar nada.

4. Agenda de conteúdo

A agenda de conteúdo vai te ajudar a programar os seus posts e manter a consistência em seu blog.

Aqui, a meta do meu time de conteúdo é publicar 4 posts por semana. Por isso, nós sempre programamos a agenda 1 semana antes, para dar tempo do time produzir, revisar e colocar no ar na data correta.

Para manter esse controle, nós usamos 2 ferramentas: o Trello e o SemRush.

No Trello, nós mapeamos todos as sugestões de textos e quais delas estão aprovadas. Depois disso, distribuímos a produção dos conteúdos para os os responsáveis de cada texto. Assim, o time recebe a notificação do próximo texto que irá produzir.

estratégias de conteúdo

Assim que produzido, o texto vai para revisão. Após os ajustes, o texto é aprovado e está pronto para ir para o ar.

Como conquistei 500 mil acessos orgânicos por mês no meu blog aplicando 5 estratégias de conteúdo

Agora, entra a segunda ferramenta, o SemRush. Nele, nós criamos um agenda de publicações que devem ir ao ar nos dias e horários pré-selecionados. Assim, mantemos a periodicidade nas postagens de textos no blog.

Uma dica é: nem toda semana seguimos à risca a meta de 4 publicações por semana. Isso porque, trabalhamos com um sistema de prioridades. Se temos algum projeto importante, adaptamos as demandas e a frequência de publicação.

5. Divulgação

Agora, não adianta publicar textos maravilhosos e não divulgá-los, não é mesmo?

Aproveite as suas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn) e seus canais de comunicação (E-mail, WhatsApp) para divulgar as novas publicações que você fez.

Nossa divulgação é feita no Facebook, Instagram e também por e-mail.

No Facebook, postamos toda semana um post do blog para a nossa audiência. Além de ser uma forma de conseguir mais tráfego para o blog, também criamos um modelo de post para o Facebook que engaja com os usuários.

Como conquistei 500 mil acessos orgânicos por mês no meu blog aplicando 5 estratégias de conteúdo

No Instagram, criamos Stories sinalizando que um post novo foi para o ar. Já salientamos em outro post que o uso do Instagram Stories pode ser um grande aliado na sua estratégia de marketing, veja mais aqui.

Como conquistei 500 mil acessos orgânicos por mês no meu blog aplicando 5 estratégias de conteúdo

Também usamos a nossa comunicação por e-mail para divulgar os últimos posts do blog. Funciona como um “resumão” da semana.

Como conquistei 500 mil acessos orgânicos por mês no meu blog aplicando 5 estratégias de conteúdo

Essas foram as 5 estratégias de conteúdo que eu venho aplicando nos últimos meses e que me fizeram conquistar mais de 500 mil acessos orgânicos por mês no meu blog. Essas dicas são valiosas, pois sei que se bem aplicadas, podem te ajudar a obter muitos resultados para o seu negócio.

Me conta nos comentários se você já aplica alguma dessas estratégias de conteúdo 🙂

CONTINUE NO BLOG

Agora que você já conhece minhas estratégias de conteúdo, aposto que você também quer atrair clientes de forma orgânica para sites ou blog.

Então conheça a estratégia chamada Inbound Marketing,. Uma maneira de chamar a atenção de usuários por meio de conteúdo relevante. Saiba mais:

Inbound Marketing: 3 ferramentas gratuitas para encontrar ideias de conteúdo

Recomendação de especialista

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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