6 ferramentas online e grátis para criar infográficos

 Em Marketing de conteúdo

Quer surpreender na produção de conteúdo para seu blog? Nós recomendamos que você aposte em criar infográficos! O infográfico é um recurso que traduz dados em imagens com significado. É uma maneira de compartilhar um conteúdo claro, super visual e atraente com outras pessoas.

Um infográfico bem produzido vira um conteúdo memorável! Uma “simples imagem” pode gerar acessos para seu blog e também novos usuários para seu site. O legal desse tipo de recurso é que ele pode ser criado e aplicado para qualquer tipo de negócio.

Se você tem uma confeitaria, por exemplo, você pode fazer um infográfico sobre a produção de um bolo. Se você tem uma agência de viagens, é possível ter um infográfico falando sobre um cruzeiro e por aí vai! Não limite a sua criatividade!

Muita gente acredita que, para criar infográficos, é necessário recorrer a um designer. Mas hoje quero te mostrar algo um pouquinho diferente: uma lista de sites que te ajudam a criar infográficos mesmo que você não manje de design.

6 ferramentas grátis para criar infográficos

As ferramentas que vamos sugerir são todas bem intuitivas, a maioria basta clicar e arrastar os conteúdos. Após testar todas, ou algumas delas, você vai ver que é possível criar infográficos simples, mas refinados. Vamos lá?

1. Canva

Nós sempre falamos e indicamos o Canva, e não é pra menos! Esse site contém muitas ferramentas para manipulação de imagens. Além de criar arquivos para compartilhar nas redes sociais, o Canva também tem uma opção para criar infográficos. Vale muito a pena conhecer e passar boas horas escolhendo modelos e fazendo as personalizações.

2. PiktoChart

4 FERRAMENTAS ONLINE E GRÁTIS PARA CRIAR INFOGRÁFICOS

O PiktoChart possui três modelos de artes para você montar. As opções são infográfico, apresentação e printable. Vamos focar nos temas para criar infográficos que, gratuitamente, disponibiliza 11 templates prontos.

Esses templates são totalmente personalizáveis. Você adiciona ou remove os itens que deseja, muda cores, pode incluir seus arquivos de imagem e manipular os arquivos totalmente. O bom de ter esses modelos prontos é que você já encontra inspiração para fazer suas criações.

Existe uma quantidade maior de tema, caso você opte por ter aceso a uma versão PRO da ferramenta.

3. Easel.ly

O Easel.ly é um site bem completo que oferece 15 temas, totalmente personalizáveis. Você tem a chance de mexer e modificar os infográficos para atender a sua demanda. Super fácil de usar, você clicar, arrasta e solta os textos e imagens para a região da imagem que você quiser.

As cores de fundo, o envio de imagens salvas no seu computador entre outras funções avançadas estão disponíveis. Basta soltar a imaginação para fazer a criação de infográficos.

4. Visme

O Visme também possui modelos prontos para você usar. O esquema é o mesmo: basta modificar os itens que você deseja e montar o infográfico de acordo com sua necessidade.

O legal desse serviço é que ele possui uma quantidade boa de fontes e de imagens estilo ícones que podem deixar a produção do infográfico ainda mais elegante.

5. Infogr.am

4 FERRAMENTAS ONLINE E GRÁTIS PARA CRIAR INFOGRÁFICOS

Seja para criar infográficos ou para fazer um gráfico de pizza, por exemplo, o Infogr.am dá conta do recado. O serviço aceita o upload de arquivos do Excel. Ou seja: você pode tabular os dados, enviar para o site que ele gera um gráfico interessante. Você vai encontrar seis temas disponíveis gratuitamente.

6. Venngage

Faça infográficos que as pessoas vão amar! Esse é o slogan do Venngage, um site cheio de opções para você soltar a imaginação e se arriscar no mundo do design, mesmo sem ser profissional da área. Os resultados ficam bem bonitos.

Dicas para te ajudar a criar infográficos

Você já conheceu as ferramentas gratuitas, agora, queremos te recomendar uma sequência simples de organização para que você planeje a produção do seu infográfico:

Dica 1: crie um esboço

O primeiro passo é criar um esboço com as ideias e dados que você pretende trabalhar no infográfico. Separe essas informações (pode ser à moda antiga no papel mesmo) e comece a imaginar como o seu infográfico pode ficar. Leve em consideração quem é a sua persona, porque é para ela que você criar o conteúdo.

Dica 2: organize seu esboço

Agora que você já desenhou, riscou e rabiscou tudo o que tinha direito, passe a limpo esse esboço. A ideia é organizar mesmo as ideias mais relevantes que você teve no passo anterior. Nessa organização, já vislumbre como poderia ser o visual do infográfico.

Nessa etapa, para facilitar, vale a pena você acessar as ferramentas de criação de infográfico, até mesmo mais do que uma, para tentar encontrar um template pronto que atenda a sua demanda.

Dica 3: mão na massa

Se você encontrou um modelo de infográfico gratuito e que se encaixa bem na sua criação, perfeito! Basta começar a manipular o arquivo e criar o infográfico.

Que tal começar a arriscar essas produções para seu blog ou até mesmo na página da sua empresa? Lembre-se que todo tipo de informação pode se transformar em um infográfico, a criatividade é seu limite!

CONTINUE NO BLOG

Sua empresa está no Instagram, mas com poucos seguidores? Esse é um problema de muitos negócios dentro da rede social.

Então, se você quer ganhar seguidores no Instagram, leia agora o texto:

COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM: 3 TÁTICAS PODEROSAS

QUER MAIS?

A produção de conteúdo para blogs tem muitos segredos e táticas para ser matadora.

Se você precisa se especializar nesse assunto, eu recomendo o treinamento Produção de Conteúdos Memoráveis.

Aprofunde seus conhecimentos e aprenda a escrever melhor e mais rápido.


banner-final-marketing-de-conteudo
Artigos Relacionados
6 comentários
  • walmir
    Responder

    Ótimo, post, me serviu muito parabéns. Vou criar alguns infográficos e postar em walmirlima.com.br.

  • David
    Responder

    Boa lista! Uma ferramenta muito boa que eu também incluiria para fazer infográficos é Genial.ly Se gostam da interatividade e da animação nos infográficos, eu recomendo que experimentem. É muito fácil de usar e os resultados vão surpreender-vos pela sua qualidade e originalidade.

    • Camile Woinarski
      Responder

      Obrigada pela dica, David 😉

  • pedro
    Responder

    E como faço para disponibilizar o infografico depois para dowloading?

    • Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Pedro.

      Você pode colocar seu infográfico no seu blog ou subir ele em alguma plataforma (como o Google Drive) e disponibilizar o link.

      Dica: use ele para atrair leads para o seu negócio 😉

      Abraço.

pingbacks / trackbacks