Podcasts: porque você deveria ouvir e como usá-los para vender mais

Postado em Marketing de conteúdo 2 Comentários

Você costuma ouvir música enquanto dirige, no ônibus ou até mesmo durante o banho? Se você tem esse hábito, já parou para pensar que poderia aproveitar melhor esse tempo? Essa é uma das propostas dos podcasts.

Eles são como programas de rádio. A diferença é que você pode escolher o que, como e onde escutá-los, sem ficar preso aos horários das emissoras.

Os podcasts são um canal de transmissão de informações por meio de áudio. Costumam ser produzidos sob demanda e abrangem os mais diversos temas, como: cinema, literatura, cultura, religião, entre outros.

O mercado de podcasts está em expansão no Brasil. Eles surgiram em 2004 e a expectativa é que esse tipo de conteúdo ganhe cada vez mais espaço.

Nós inclusive temos um podcast sobre marketing digital, o PortoCast. Ele está disponível no iTunes, Spotify e PodBean.

Por que ouvir podcasts?

Um dos principais motivos para ouvir podcasts é que eles te ajudam a otimizar tempo. Com eles, você pode tornar produtivas as horas que passa no trânsito, no banho ou fazendo tarefas domésticas.

Se você gosta de acompanhar as dicas que a Camila publica em suas redes sociais, mas nem sempre tem tempo para parar e assistir um vídeo, pode aproveitar os intermináveis minutos que passa no trânsito todos os dias, para ouvir o PortoCast.

Outro motivo para ouví-los é que existem uma infinidade de temas que você pode escolher. Isso faz dele um formato democrático, que não demanda muitos recursos para ser produzido ou veiculado.

Onde encontrar e ouvir podcasts?

A melhor forma de ouvir podcasts é por meio dos agregadores. Aplicativos ou sites que reúnem uma biblioteca de programas para você escutar. Neles, você pode assinar os podcasts que deseja acompanhar e sempre que um novo programa for publicado, você será notificado. Mais ou menos como acontece quando assinamos canais no YouTube.

Podcasts: porque você deveria ouvir e como usá-los para vender mais

Serviços de streaming de música, por exemplo, como o Spotify, possuem uma lista interessante de podcasts disponíveis.

Usuários de iPhone encontram um agregador de podcasts nativo em seus aparelhos, o iTunes, e donos de Androids podem facilmente baixar aplicativos com a mesma função na Play Store.

Podcasts: porque você deveria ouvir e como usá-los para vender mais

A maioria dos aplicativos são gratuitos, mas há também opções pagas. No Spotify, por exemplo, se você tiver o plano pago pode baixar os episódios que desejar para ouvir quando estiver sem internet.

Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre esses conteúdos, separamos aqui alguns dos podcasts que o nosso time costuma ouvir:

Essas são algumas indicações do nosso time. Nessa lista, você vai encontrar opções em português e inglês, com temas bastante variados. Vale a pena conhecer!

Mas, além de usar os podcasts para otimizar o seu tempo, que tal usá-los como um canal para entregar conteúdo aos seus clientes?

Use os podcasts para vender mais

Se você acompanha o nosso blog, sabe da importância de produzir bons conteúdos para atrair, engajar e converter clientes online.

Se você já produz conteúdos em vídeos, qual tal apostar também nos podcasts?

Como dissemos, eles demandam poucos recursos, você pode começar usando seu próprio celular e computador para gravar. Além disso, é um ótimo formato para quem tem vergonha de aparecer em vídeos começar a vencer a timidez.

Como criar um podcast

O primeiro passo para criar seu podcast é definir um tema: você precisa decidir sobre o que irá falar. Nesse momento, é importante que você conheça seu público para escolher assuntos que tenham a ver com a sua audiência.

Após escolher o tema, defina a frequência com que irá publicar novos episódios. Assim como os demais conteúdos e canais, é importante manter a consistência. Para isso, inclua o podcast na sua agenda de conteúdo.

Feito isso, decida em quais agregadores irá publicá-lo. Quando iniciamos o projeto do nosso podcast, começamos usando o Podbean e o iTunes. Depois, basta começar a gravar, editar e publicar os seus episódios.

Lembre-se também de divulgar o seu podcast para o seu público. Nosso time criou banners para o site e incluiu links para o PortoCast na nossa capa da página do Facebook.

Podcasts: porque você deveria ouvir e como usá-los para vender mais
Além disso, se você decidir realmente produzir podcasts, lembre-se de:

1. Não ser mais só mais um

Busque formatos e temas diferenciados. Procure fugir do que seus concorrentes já fazem e busque um formato seu. Isso agregará ainda mais valor ao seu conteúdo.

2. Ouvir seu público

Fique atento aos feedbacks do seu público sobre o seu conteúdo. Eles serão o termômetro para você saber se está caminho certo e em quais aspectos precisa melhorar.

3. Persistir

Essa é talvez a principal dica para quem quer produzir podcasts. Por ser um formato de conteúdo novo, muitas vezes os resultados podem demorar a aparecer. Não deixe isso te desanimar, principalmente porque esse é um mercado em ascensão.

Os podcasts despontam como uma ótima opção, seja para quem busca alternativas para otimizar o seu tempo ou para quem procura uma nova forma de entregar conteúdo.
Você quer saber mais sobre esse assunto? Conta pra nós aqui nos comentários quais são as suas dúvidas sobre podcasts.

Continue no blog

Conhecer seu público é muito importante para quem quer produzir podcasts. Se você deseja investir em conteúdos como esse precisa fazer um estudo de persona.

Para te ajudar com isso, separamos um texto com tudo que você precisa saber sobre personas, confira:

Persona: descubra quem é o seu cliente e o que ele realmente quer

Recomendação de especialista

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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  • engajamento

2 Comentários

    1. Oi, Jonas.
      No seguimento de seguros, você pode criar poscasts tirando dúvidas frequentes de seus clientes, por exemplo. O importante é criar um conteúdo relevante.
      Abraços, #EquipeCP

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