Melhores Amigos no Instagram: Como funciona e tudo o que você precisa saber

Instagram | Nenhum comentário

Febre entre os Influenciadores, o Melhores Amigos pode ser um canal a mais para se comunicar com seus seguidores mais engajados. Essa é a promessa do recurso Melhores Amigos do Instagram.

Já pensou em ter uma lista privada de seguidores no Stories? Essa é a promessa do recurso Melhores Amigos do Instagram. Um canal especial, onde apenas seguidores que você selecionar, podem consumir seus conteúdos. 

O que é o Melhores Amigos do Instagram?

Febre entre os Influenciadores, o Melhores Amigos do Instagram pode ser um canal a mais para se comunicar com seus seguidores mais engajados. O recurso foi liberado no ano passado, mas só recentemente caiu nas graças de muitos usuários, principalmente empreendedores e criadores de conteúdo. 

No Melhores Amigos, o Instagram permite criar uma lista especial dentro do Stories. Ao compartilhar algum conteúdo, você pode escolher entre: compartilhar com todos os seus seguidores ou somente com quem faz parte da sua lista de Melhores Amigos. 

Como funciona o Melhores Amigos do Instagram?

De modo geral, funciona como uma lista privada de seguidores. Você pode ter alguns critérios para adicionar as pessoas ali. Por exemplo, você pode pedir para quem tiver interesse em receber conteúdos exclusivos, marque sua @. 

Um exemplo é o empreendedor bilionário Flávio Augusto. Muito engajado nas Mídias Sociais, ele criou uma lista de Melhores Amigos no Instagram. Para fazer parte, é preciso seguir o perfil dele no Instagram e marcar a @geracaodevalor. 

No entanto, o que nem todos sabem, é que muitos influenciadores estão monetizando o Melhores Amigos do Instagram. Há influenciadores que cobram assinaturas, que podem chegar a 3 mil reais por ano, para fazer parte de seus Melhores Amigos no Instagram. 

Há quem ache um absurdo pagar para “ver os stories de alguém”. Mas, não podemos esquecer que as Mídias Sociais criaram novos formatos de consumo de conteúdo. Logo, se o conteúdo for de qualidade e os assinantes verem valor, é simplesmente mais uma forma de monetizar o Instagram

Claro, você não precisa cobrar para compartilhar conteúdo com seus Melhores Amigos, mas é importante oferecer algo diferenciado para que as pessoas vejam sentido em querer fazer parte dessa lista. 

Como criar sua lista de Melhores Amigos no Instagram?

Criar sua lista de Melhores Amigos é fácil. O maior trabalho está em adicionar as pessoas. Esse é um trabalho bem manual e, dependendo do interesse das pessoas em fazer parte, pode levar um bom tempo. 

Já existe uma plataforma que ajuda na gestão dos melhores amigos. O Bume é um app que ajuda a atrair seguidores e também gerenciar seu Melhores Amigos do Instagram. Abaixo dou mais detalhes sobre o Bume. Agora, aprenda abaixo como criar sua lista de Melhores Amigos no Instagram:

1. Acesse o seu perfil do Instagram e clique no menu lateral:

2. Clique em Melhores Amigos:

3. Em pesquisar, digite o usuário que deseja adicionar:

Esse é o processo manual e mais chato. Você precisa anotar a @ do Instagram de quem deseja adicionar, depois digitar no campo de busca. 

4. Ao localizar o usuário, clique em “Adicionar”:


Pronto! Você criou sua lista de Melhores Amigos e pode editá-la quando quiser. Para retirar um usuário, basta clicar em “Remover” ao lado no nome”:

Como postar para os Melhores Amigos?

Depois de criar sua lista de Melhores Amigos no Instagram, publicar conteúdo para eles é bem fácil. Basta fazer seus Stories normalmente e, na hora de postar, escolher a opção Melhores Amigos, sinalizada com uma estrelinha verde. 

O Instagram não manda nenhuma notificação para o usuário quando é adicionado ou removido da lista. O seguidor saberá que está em uma lista quando visualizar Stories identificados como enviados para “Melhores Amigos”. Um círculo verde aparece ao redor da imagem de quem postou um Stories para os melhores amigos.

Gerencie sua lista de Melhores Amigos como um profissional

Como você vai perceber, a gestão da sua lista de Melhores Amigos do Instagram é bem manual se você optar pelos recursos do próprio Instagram. Recentemente, conhecemos o Bume, uma ferramenta que promete ajudar nesse trabalho. Não utilizamos ela, pois não temos essa lista de Melhores Amigos em atividade hoje. Mas, você pode conhecer o Bume, experimentar e nos dizer o que achou.

Com ele, você pode automatizar algumas tarefas e se relacionar com seus seguidores, segmentando o público por perfis, hashtags e localização. Além das interações, com o Bume você consegue agendar posts e Stories, e também enviar mensagens para novos seguidores. Como se não bastasse tudo isso, a ferramenta é uma das primeiras a oferecer um serviço de gerenciamento da lista de Melhores Amigos do Instagram.

Clique aqui e teste gratuitamente o Bume por 5 dias.

Por que o Melhores Amigos está em alta?

Mas, por qual razão esse recurso está sendo explorado somente agora? A primeira hipótese é porque muitos criadores de conteúdo e influenciadores, viram nessa lista uma oportunidade de divulgar seu trabalho. Em alguns casos, até ganhar dinheiro com o recurso: cobrando uma mensalidade para que usuários tenham acesso a conteúdos exclusivos.

Claro, há quem torça o nariz para a ideia de pagar para ver os Stories de alguém. Mas, como dito anteriormente, são novos formatos de conteúdo e geração de valor para quem usa o Instagram. Seja lá qual for a sua opinião sobre isso, o importante é que a lista de Melhores Amigos pode ajudar seu negócio. Sobre essa questão do pagamento de mensalidades, não há nada claro nos termos de uso do Instagram que proíba essa prática. Desta forma, até o momento, a cobrança está “liberada”. 

Só não sabemos até quando ou se o Instagram vai criar algum empecilho para isso. Lembrando que até pouco tempo, era proibido cobrar a participação em grupos do Facebook. No entanto, o Facebook até lançou, de forma nativa, ferramentas para cobrar as assinaturas para participar de grupos. Quem sabe com o Melhores Amigos seja mais um lugar para o Facebook e Instagram ganharem uma graninha? 

Tags:
  • instagram
  • Instagram stories