Mensurando o ROI nas mídias sociais

Redes Sociais | 12 Comentários

Quem trabalha com Mídias Sociais sabe que estabelecer o famoso ROI neste ambiente é complicado. Sabe por quê? O ROI (Return On Investiment) ou Retorno Sobre Investimento é uma medida numérica e não leva em consideração o fator “relevância social” das interações nas redes sociais, em um atendimento de qualidade ou tudo o que envolva quesitos subjetivos.

De forma básica, o ROI seria: eu invisto R$100 em uma campanha e ela me retorna R$1000. Assim, eu tive um ROI de 10 vezes (não sou boa em matemática, se o cálculo estiver errado, me perdoem). Porém, é neste ponto que mora a dificuldade em definir se as redes sociais são bons investimentos ou não.

Contudo, mensurável ou não, as ações nas redes sociais precisam ser viáveis. Por isso, acompanhar a repercussão de postagens no Twitter, Facebook, Blogs, Orkut e email marketing, por exemplo é importante. Pois, de nada adianta investir tempo e dinheiro na manutenção de uma conta em uma rede social se ninguém acessa seu site, clica em seus links ou compra algum produto.

Uma das formas

Há vários serviços gratuitos e pagos de monitoramento em redes sociais, porém eles fazem o monitoramento apenas na rede. Quando a pessoa entra em seu site, dificilmente estas ferramentas sabem quem comprou ou não alguma coisa vindo de um link no Facebook, por exemplo.

Quem tem o Google Analytics como ferramenta de acompanhamento de tráfego, pode ter um acompanhamento um pouco mais completo do caminho feito pelos seus clientes a partir das redes sociais ou de suas campanhas de marketing digital. Uma das formas de saber se seus links estão dando resultado é usar a Ferramenta de Construção de URLs do Google Analytics.

Em linhas gerais, esta ferramenta permite criar uma URL personalizada para o Google Analytics e, a partir dela, extrair relatórios de desempenho de canais. Esta é uma ferramenta gratuita e que pode ser encontrada aqui.

Como o URL Builder do Analytics funciona?

O URL Builder do Google Analytics é muito fácil de usar. Basta seguir as dicas oferecidas pela própria ferramenta para criar uma URL otimizada para o Google Analytics.

Para criar uma URL, basta:

  • Copiar o link da página de destino e colar no campo “Website URL”;
  • No campo “Campain Source” insira onde o link será publicado. Twitter, por exemplo;
  • Em “Campain Medium” defina o tipo de campanha. Email marketing, por exemplo;
  • Em “Campain Name” defina o nome da campanha. Dia dos Pais, por exemplo.

Estes são os três campos obrigatórios para criar uma URL. Os demais podem ser preenchidos de acordo com a necessidade do seu negócio. Depois de preencher os campos, basta clicar em “Generate URL” e ter o link pronto. No caso mostrado acima, o link seria assim:

Repare que temos a página de destino, em “source” está o Twitter, “medium” temos o email marketing e, por fim, “campaign” Dia dos Pais. Agora, você pode usar um encurtador de URLs e divulgar seu link.

Relatórios no Analytics

Depois de criar as URL e as pessoas clicarem, é possível visualizar o resultado de cada link no Analytics. Depois e usar os relatórios personalizados e filtros do Analytics para obter os dados dos links de entrada, a URL criada por você terá este nível de detalhamento:

Cada caso é um caso

Antes de tudo, gostaria de deixar claro que este foi um método de avaliação de resultados desenvolvido para necessidades específicas. Por isso, é necessário realizar testes em seu negócio e adaptar o preenchimento dos dados para a criação das URLs de acordo com as suas necessidades de acompanhamento de dados.

Além disso, é provável que haja outras formas de obter resultados de campanhas realizadas fora do seu site, portanto quem utiliza outro método (melhor ou pior que este) aproveite o espaço e compartilhe com todos :D.

Outro ponto importante que acredito que precise ser levado em consideração é a taxa de conversão. Se seu Twitter leva 200 pessoas ao seu site por meio de um link, mas só 3 compram alguma coisa, na minha opinião, o problema está no site. A função das mídias sociais não é vender, mas sim, levar pessoas ao seu site. Se elas chegam lá e não compram, é bom rever algumas coisas na página.

Obviamente, não é um procedimento fácil de entender, especialmente para quem não entende o funcionamento do Analytics, por isso, quem precisar de ajuda, basta entrar em contato 😉

A intenção deste post foi a de apresentar a ferramenta URL Builder disponibilizada gratuitamente pelo próprio Analytics e que ajuda a obter dados mais completos dos links que são divulgados fora do seu site. Apesar de muito interessante, confesso que é trabalhoso criar uma a uma todas as URLs divulgadas fora do site, porém é um procedimento necessário para àqueles que precisam mostrar que o ROI das mídias sociais precisa ser medido de várias formas e precisa ser viável.

Até a próxima!

Tags:
  • fmds
  • forum de midias sociais e digitais
  • midias sociais
  • redes sociais
  • roi
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...

12 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.