Métricas básicas do Facebook: dicas do que você pode mensurar

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Você criou a sua página no Facebook e está publicando conteúdos regularmente. Mas, será que o desempenho dessas suas postagens está bom? Será que esse conteúdo está chamando a atenção da sua audiência?

Essas respostas são obtidas se você mensurar seus resultados! Você encontra uma série de informações relevantes sobre sua página diretamente no Facebook, na seção chamada Facebook Insights.

Para acessá-lo, abra sua página e clique na aba Informações.

Você criou a sua página no Facebook e está publicando conteúdos regularmente. Mas, será que o desempenho dessas suas postagens está bom? Será que esse conteúdo está chamando a atenção da sua audiência? Essas respostas são obtidas se você mensurar seus resultados! Você encontra uma série de informações relevantes sobre sua página diretamente no Facebook, na seção chamada Facebook Insights. Para acessá-lo, abra sua página e clique na aba Informações.

Abaixo, nós listamos as métricas básicas do Facebook para você iniciar essa tarefa e mensurar o que funciona (ou não) na sua página.

Métricas básicas do Facebook

1. Engajamento

Essa é uma métrica simples, mas importante mensurar na sua página. O dado de engajamento é uma forma simples de acompanhar o envolvimento das pessoas em suas publicações.

Dentro do Facebook Insights, acompanhe o gráfico de Envolvimento com a publicação. Você vai coletar o número de vezes que as pessoas interagiram com suas publicações por meio de curtidas, comentários, compartilhamentos e muito mais.

Ao acessar a área Publicações, você pode conferir as diferentes formas que os usuários do Facebook engajaram em suas publicações, bem como a Taxa de Engajamento de cada postagem. Essas são métricas básicas do Facebook bem interessantes para ficar de olho.

 

Sobre essas diferentes formas de engajamento, sugerimos dividi-las em duas:

  1. Engajamento de Propagação: pessoas que curtiram, comentaram ou compartilharam sua postagem.
  2. Engajamento de ação: pessoas que clicaram em um link, em uma imagem ou reproduziram um vídeo, por exemplo.

Dependendo do objetivo da sua postagem, esses dados podem ter mais ou menos peso.

Por exemplo, se você faz uma publicação que direciona as pessoas para seu site, loja online ou blog, saber quantas pessoas clicaram no link e visitaram o endereço pode ser muito mais importante do que o número de pessoas que curtiram a postagem. Isso porque, levar as pessoas até essa página era o objetivo do conteúdo.

2. Evolução de número de fãs

Outra métrica interessante para medir a evolução das suas estratégias é acompanhar a evolução do crescimento da sua base de fãs. Você pode acompanhar isso na área Curtidas, e visualizar o valor Total de Opções Curtir.

Se desejar, pode acompanhar a evolução ao longo dos meses ou semanas, basta arrastar a barra de definição do tempo a ser medido.

3. Visitantes únicos

Medir o número de pessoas que visitam sua página no Facebook e quais aplicativos mais despertam o interesse e a origem dessas visitas também são métricas de acompanhamento básicas do Facebook.

Para isso, basta acessar a área Informações e ir até Visualizações da Página.

Nesta área, você tem todas as informações relativas:

a) Ao número de pessoas que visualizaram sua página.

b) As fontes de tráfego que trouxeram pessoas à sua página.

4. Usuários atingidos em um determinado período

Saber quantas pessoas suas publicações alcançam ao longo das semanas e meses também são métricas básicas do Facebook e bem interessantes. Para acompanhar esse dado, basta acessar a área Informações e ir até Alcance.

Você tem todas as informações relativas ao tipo de alcance que seu conteúdo obtém. Alcance orgânico é o alcance obtido a partir da visualização do seu conteúdo pelos seus fãs ou amigos de fãs.

Já o alcance pago é proveniente da visualização do conteúdo a partir de Anúncios, como os Posts Patrocinados, por exemplo.

5. Amigos de fãs atingidos pelo conteúdo da fan page

Conseguir que suas postagens sejam compartilhadas e atinjam mais pessoas é ótimo. Pois, desta maneira, sua marca ganhará mais visibilidade. O engajamento de propagação é um dos grandes responsáveis por isso.

Para mensurar quanto do seu conteúdo é visualizado por pessoas que não são seus fãs, basta ir até Publicações e acessar Todas as publicações enviadas.

Nesta área, você pode filtrar por Alcance Orgânico/Pago ou Fãs/Não Fãs. Desta forma, é possível acompanhar quais conteúdos conseguiram levar sua marca para o Feed de pessoas que ainda não curtem sua página.

6. Taxa de engajamento de postagens

Ao identificar a taxa de engajamento das suas postagens, é possível saber que tipo de conteúdo gera mais Engajamento de Propagação e, consequentemente, mais visibilidade para suas postagens.

Ao acessar Publicações e ir até Todas as publicações enviadas, basta filtrar as postagens por Taxa de envolvimento.

O Facebook dividirá o volume de engajamento gerado pela postagem (Curtir, comentar, cliques e compartilhamentos) pelo número do alcance da postagem. A partir disso, você poderá saber que conteúdo agrada mais seu fã e seus amigos.

7. Pessoas alcançadas

Conhecer o perfil do público que recebe suas postagens é fundamental. Assim, você poderá criar conteúdos mais direcionados às suas necessidades.

Para conhecer qual é o perfil do público dos seus fãs mais impactados pelo seu conteúdo, vá até Pessoas e selecione a opção Pessoas alcançadas. Você terá uma visão geral do público que recebe suas postagens e, também, porcentagem de fãs impactados.

8. Pessoas envolvidas

Apesar de você impactar um perfil de público, é possível que o público que mais interage com suas postagens seja outro. Por isso, é sempre bom relacionar o número de pessoas alcançadas vs. o número de pessoas envolvidas.

Para saber quem são as pessoas envolvidas, vá até Pessoas e acesse Pessoas envolvidas.

9. Melhores tipos de publicação

Você já deve ter ouvido que publicar vídeos no Facebook gera mais engajamento e tudo mais. Porém, não se esqueça que suas postagens podem ter objetivos diferentes, não apenas engajamento.

Por isso, é importante saber que tipo de postagem gera mais alcance ou envolvimento. Para isso, vá até Publicações e acesse Tipos de publicação. Você verá o desempenho de cada formato de conteúdo postado em sua página.

Essas são algumas métricas que você pode mensurar diretamente pelo Facebook Insights.

Elas são o ponto de partida para você começar a montar seus relatórios de análise de resultados!

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Gerar todos esses relatórios do Facebook ficou muito mais fácil!

Você pode usar um plugin para Excel e ter acesso às informações mais rapidamente.

Saiba mais sobre o tema:

FACEBOOK ADS MANAGER FOR EXCEL: GERE RELATÓRIOS DO FACEBOOK COM MAIS FACILIDADE

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Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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