Métricas de desempenho no Facebook: 5 maneiras de avaliar sua fanpage

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Como está o desempenho da sua página no Facebook? Quanto você está crescendo? Será que está no caminho certo ou precisa mudar a rota? Saber usar métricas de desempenho no Facebook é importante para seu negócio.

Por isso, hoje vou compartilhar as 5 melhores métricas para você analisar e saber como está o crescimento da sua página no Facebook.

Métricas de desempenho no Facebook: o que são?

A métrica é uma forma de avaliar ou medir o desempenho da sua empresa na internet. Por exemplo, o número de fãs da sua página é uma métrica. Ele mensura quantas pessoas curtem a sua página ao longo de determinado período.

Uma métrica é a maneira de medir o seu crescimento, seja no Facebook, no Instagram ou em outra rede social.

Separei para você algumas métricas. Com elas, você vai poder avaliar sua página do Facebook sem precisar de nenhuma ferramenta externa ou paga. Basicamente, utilizará apenas o Facebook Insights, ferramenta que todas as fanpages do Facebook têm acesso.

É só entrar na sua fanpage, clicar em Informações (no topo da página) e saber como está o desempenho.

1 – Evolução no número de fãs

Quando pensamos em métricas de desempenho no Facebook, querendo ou não, pensamos primeiramente nos fãs que a página conquistou.

Ter fãs no Facebook é uma métrica importante, pois diz respeito ao quanto de atenção você está conseguindo chamar.

A evolução do seu número de fãs diz respeito a quanto sua página é atrativa, o quanto você é visto e se as pessoas querem receber mais informações suas.

Quando falamos em evolução no número de fãs, é importante pensarmos em quantos fãs você tem agora e qual o período que você vai mensurar depois.

Basicamente, você vai olhar quantos fãs tem hoje e daqui uma semana, 15 dias ou 30 dias, você verá a porcentagem de aumento.

Quando falamos em evolução no número de fãs, eu considero muito importante você estipular metas. Quantos fãs você quer ter daqui 30 dias? Por exemplo: daqui 30 dias, eu quero ter 200 fãs.

É legal ter uma meta para saber o quão rápido você está caminhando (ou não) para o seu objetivo. Mensure quantos fãs você tem hoje, quantos terá daqui 30 dias e defina sempre uma meta para cada uma dessas métricas.

2 – Envolvimento com a publicação

De nada adianta ter fãs se essa galera não interagir com o seu conteúdo. É o que chamamos de engajamento ou envolvimento.

Outra métrica que você pode avaliar é o Envolvimento com a publicação. Essa métrica diz quantas pessoas estão curtindo, comentando e compartilhando suas publicações.

De nada adianta ter 1 milhão de fãs se pouquíssimas pessoas interagem com o seu conteúdo.

Aumentando o número de fãs, naturalmente, seria bom aumentar o número de engajamento. Você pode também estipular uma meta nessa métrica.

Por exemplo: se hoje tenho 1000 pessoas se envolvendo com a publicação, mês que vem quero aumentar 5%. Você pode melhorar a maneira como você se comunica para aumentar esse envolvimento.

Quando você aumenta o engajamento, o que isso quer dizer?

Quer dizer que as pessoas estão curtindo o que você está publicando, estão interagindo e participando.

Esse é um dos principais motivos para você ter uma página no Facebook: para fazer com que as pessoas engajem com seu conteúdo e compartilhem com seus amigos. Descubra 3 dicas poderosas para gerar engajamento no Facebook.

3 – Alcance

Quanto mais engajamento você tem, quanto mais as pessoas interagem com seu conteúdo, maior tende a ser o seu alcance.

Quanto mais pessoas você alcança, mais o seu conteúdo é distribuído dentro do Facebook — seja de maneira orgânica ou paga, ao utilizar os anúncios.

Sempre olho meu alcance para saber quantas pessoas são impactadas pelo meu conteúdo todos os dias, meses ou por um período específico.

4 – Taxa de envolvimento

Outra métrica que você pode acompanhar, semanalmente ou mensalmente, é a taxa de envolvimento. O que é essa taxa?

O Facebook avalia quantas pessoas foram impactadas por um conteúdo versus quantas curtidas, comentários e compartilhamentos ele gerou. Basicamente, você vai ter uma ideia de quantas pessoas foram impactadas por aquilo e quantas delas estão engajando.

Quanto maior essa taxa, maior a qualidade do seu conteúdo e mais engajamento você conseguiu gerar. Essa é uma métrica muito legal para você acompanhar e saber a qualidade do seu conteúdo.

Quanto mais pessoas você conseguir engajar em relação a quantidade de pessoas que você conseguiu impactar, melhor para você e seu negócio.

5 – Engajamento de ação 

O engajamento de propagação é: quantas curtidas, comentários e compartilhamentos um determinado post teve.

Agora, um engajamento de ação é: quantos cliques aquela publicação teve, quantas pessoas visitaram seu site a partir daquele post.

Isso é muito importante para avaliar, dependendo do tipo de publicação que você faz. As métricas de desempenho no Facebook podem ir além do Facebook Insights!

Em muitos casos, você faz uma publicação no Facebook com o intuito de levar pessoas para o seu site ou e-commerce.

O objetivo dele era levar mais pessoas para o seu site, então não faz sentido avaliar quantas curtidas ou comentários essa publicação recebeu. Sempre avalie os posts baseados no seu objetivo com aquele determinado conteúdo.

São métricas diferentes para medir o desempenho específico de cada publicação. Se o objetivo é levar pessoas para o site, mensure quantos cliques sua publicação recebeu.

Mensurar é a chave para um conteúdo valioso! 

De nada adianta querer promover seu negócio se você não avalia seus resultados. Isso não faz sentido e você não sabe para qual caminho está seguindo.

Essas 5 formas de avaliar a sua fanpage irão te ajudar a entender o que funciona e o que não funciona para o seu negócio.

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Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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