Instagram: 3 mitos que podem prejudicar o seu negócio

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O Instagram está cada vez mais investindo em novos recursos para empresas. Com isso, surgem dúvidas e até mesmo mitos sobre a utilização da rede social para negócios. 

Esses mitos podem estar baseados em simples achismos ou até mesmo em interpretações erradas. Por vezes, tudo não passa de um mal entendido. 

O fato é que não podemos nos deixar levar por esses mitos, pois isso pode acabar prejudicando nossa estratégia, engajamento e até mesmo nossas vendas no Instagram. 

Por isso, separamos aqui 3 mitos do Instagram que podem estar prejudicando o seu negócio. Confira:

3 mitos do Instagram para negócios

#1 Likes não importam mais

Esse mito surgiu depois que o Instagram deixou de mostrar o número de likes nas publicações e passou a deixar esse dado disponível apenas para o dono da conta. Desde então, algumas pessoas passaram a acreditar que o número de likes não é mais importante e que não precisam mais se preocupar com isso. 

Mas isso não é verdade, pois:

  1. Likes ainda ajudam a avaliar a relevância do seu conteúdo e a aceitação dele pelo seu público;
  2. Receber curtidas significa ter engajamento. Isso é extremamente importante para o algoritmo do Instagram e é o que determina o alcance orgânico que suas publicações terão. 
  3. Você pode criar públicos personalizados de envolvimento com base em quem interagiu com suas publicações, isso inclui pessoas que curtiram elas. 

Ou seja, não é só porque não aparece para o seus seguidores que deixou de importar. Os likes, na verdade, estão deixando de ser uma métrica de vaidade e assumindo um papel muito mais estratégico, focado na entrega do conteúdo e na construção do público.

#2 Perfis pessoais têm mais alcance 

Há quem acredite que perfis pessoais conseguem um alcance maior que as contas empresariais. Isso também é mito. 

Segundo o Instagram, ambas têm as mesmas possibilidades de alcance. Por isso, as estratégias de crescimento podem ser aplicadas para qualquer tipo de conta. 

O que sempre enfatizamos é que ter um perfil comercial te garante acesso a recursos exclusivos que são essenciais para o seu negócio, como:

  • Métricas;
  • Possibilidade de criar anúncios e promover publicações;
  • Instagram Shopping;
  • Botões de contato na bio.

#3 O Instagram não é bom para empresas, pois não deixa usar links 

Foi-se o tempo em que o fato de não poder usar links nas legendas das publicações no Instagram era um problema. Algumas pessoas ainda tem certa resistência a isso, mas é preciso considerar que a rede social é principalmente um canal de relacionamento. 

Além disso, existem pelo menos 6 opções de link para você usar no Instagram:

  1. Link na bio;
  2. Serviços como o Linktree, que permitem deixar vários links na bio;
  3. Stories, nesse caso apenas para contas com mais de 10 mil seguidores;
  4. Shoppable post, com produtos marcados usando o Instagram Shopping; 
  5. Mensagens Diretas, conversando diretamente com seus possíveis clientes;
  6. Anúncios no feed e no Stories (nesse caso não é preciso ter mais de 10 mil seguidores).

Viu? Basta um pouquinho de jogo de cintura e criatividade para não depender de ter links nas legendas. É possível, sim usar o Instagram como fonte de tráfego para o seu negócio. 

 

Esses são apenas alguns dos mitos que afetam diretamente quem usa o Instagram como um canal de vendas para o seu negócio. A medida que a rede social evolui novos mitos vão surgindo e é preciso estar atento para não acabar caindo em algum deles. 

Uma dica importante é sempre testar. Se você tem dúvidas se algo pode ou não funcionar para o seu negócio, faça testes. Invista um pouco de tempo para descobrir práticas e estratégias que podem trazer bons resultados para o seu negócio.

Conhece algum outro mito? Conta aqui nos comentários.

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