O que é Pinterest: 5 dicas para usar a rede social criativa

Empreendedorismo | Nenhum comentário

Confira o que é o Pinterest e como você pode usá-lo na estratégia de marketing digital do seu negócio

Já ouviu falar na rede social dos criativos? Nesse texto, vamos te apresentar o Pinterest. Você vai aprender o que é Pinterest e como usá-lo. E o mais importante, como você pode incluí-lo na estratégia de marketing digital do seu negócio.

O que é Pinterest

Fundado em 2009, o Pinterest é uma rede social de descobertas. Ele resgata a ideia dos murais e vem com a proposta de ser um espaço para encontrar inspirações e ideias.

Essa característica faz com que seja conhecida como a rede social dos criativos. É lá que muitos criadores, designers, arquitetos e artesãos buscam referências para suas criações.

O Pinterest é extremamente visual. Seu conteúdo principal são as imagens e, junto à elas, links que levam para fora da rede social, para os sites de onde as fotos vieram.

Nele, você vai encontrar fotos de apartamentos e decorações, ideias do tipo “faça você mesmo”, looks, imagens com frases, receitas etc.

Por ser uma rede de referências, ele acaba sendo um espaço importante para negócios. E é isso que vamos te mostrar nesse texto.

O que é Pinterest e para que serve

O Pinterest é uma rede social voltada para o compartilhamento de ideias. Nele, você pode encontrar, salvar e compartilhar conteúdos em imagem.

Atualmente, mais do que uma rede social, o Pinterest pode ser considerado como um buscador de imagens. Ele é extremamente visual.

Dados de julho deste ano apontam que o Pinterest conta com mais de 400 milhões de usuários ativos mensalmente. Cada usuário tem um perfil e cada perfil possui pastas e pins.

Os pins são as imagens salvas. Sempre que você encontra uma imagem do seu interesse, pode piná-la em uma das pastas do seu perfil. A ideia do pin é uma menção clara aos antigos murais de cortiça, onde as imagens eram presas com tachinhas.

As pastas, por sua vez, são o recurso usado para separar os pins salvos por tema ou categoria. Em seu perfil, você pode organizá-las da forma que desejar. Além disso, é possível configurar a privacidade delas.

Em se tratando de uma rede social, é possível seguir, enviar pins, conversar e compartilhar pastas com amigos.

Além disso, você conta com três feeds: um com sugestões baseadas nas suas preferências, outro com os pins dos perfis que você segue e o último com os principais pins do dia.

Pinterest para empresas

Essencialmente, o Pinterest foi pensado para ser usado por pessoas. Mas, aos poucos, passou também a ser usado por empresas, que viram o grande potencial para negócios que existe nessa rede social.

Com isso, a plataforma lançou ferramentas específicas para negócios, como a possibilidade de criar uma conta Business gratuita e com recursos de mensuração.

Apesar da audiência aqui não chegar nem perto das registradas em outras redes, é preciso lembrar que estamos falando de um nicho de mercado. Enquanto Facebook e Instagram, por exemplo, são muito mais generalistas, o Pinterest tem como característica a proposta de ser mais nichado.

Dessa forma, o foco aqui não é tanto no alcance que os conteúdos podem ter, mas no impacto que eles causam.

Pesquisas apontam que:

  • 83% dos usuários que acessam o Pinterest semanalmente nos EUA fizeram uma compra com base em Pins de marcas;
  • 98% experimentam ideias que encontram na rede social;
  • 89% usam o Pinterest para ter ideias de compras.

A ideia, portanto, é compartilhar conteúdos que influenciem na decisão de compra dos usuários. É ter mais um canal para estar em contato com o seu público e colocar opções de produtos quando ele estiver em busca de inspirações.

Quando falamos em nível de consciência do cliente, o Pinterest seria a rede onde o público vai buscar por soluções para determinado problema. Por isso, estar presente para mostrar como o seu produto ou serviço pode atendê-lo é uma ótima estratégia.

Importante: o Pinterest é uma rede social gratuita que reune imagens, porém ele não é um banco de imagens.

Muita gente comete o erro de pesquisar imagens no Pinterest e usá-las sem autorização. Isso é crime e pode resultar em grandes dores de cabeça.

Se você está em busca de imagens para usar em publicações, não use o Pinterest para isso. Nós já indicamos uma lista de bancos de imagens gratuitos aqui no blog que você pode usar sem se preocupar.

Como criar uma conta no Pinterest

Há duas maneiras de entrar no Pinterest: com uma conta pessoal e como empresa, por meio de uma conta business.

Para criar uma conta pessoal, basta acessar pinterest.com e iniciar o processo de login. É possível usar login e senha ou entrar por meio do Google e Facebook.

Se você pretende criar uma conta para sua empresa, acesse a página de login e siga as instruções na tela, inserindo seu nome, email e idade.

Agora, se você já tem um perfil e deseja transformá-lo em uma conta business, saiba que isso também é possível.

Para adicionar uma conta business a uma perfil do Pinterest:

Passo 1: Acesse o Pinterest e faça login na sua conta como de costume;

Passo 2: Clique na seta ao lado da sua foto de perfil no canto superior direto da tela;

Passo 3: Selecione a opção Adicionar uma conta business gratuita;

Passo 4: Clique em Começar no pop-up que irá abrir;

Passo 5: Insira as informações pedidas e clique em Avançar;

O que é Pinterest

Passo 6: Nesse ponto, o Pinterest vai pedir que você informe questões como foco da sua empresa, como você a descreve e se pretende veicular anúncios na rede social. Preencha conforme solicitado e clique em Avançar;

Passo 7: Por fim, decida por onde quer começar. Nós recomendamos que inicie configurando todas as informações do seu perfil. Depois, passe para a etapa de criar os primeiros pins da sua marca.

O que é Pinterest

Como criar pins no Pinterest

Pin é o nome dado aos conteúdos publicados no Pinterest. Como marca, você deve criar os seus para que sejam salvos e compartilhados pelo seu público.

Existem, basicamente, 3 formatos de pin nessa rede social: imagem, vídeo e coleção.

Imagem: esse é o formato padrão do Pinterest. Você pode usá-lo para compartilhar fotos, receitas, produtos etc.

Esse tipo de conteúdo deve ser vertical, com proporção recomendada de 2:3 (por exemplo, 1.000 x 1.500 pixels). De acordo com a rede social, imagens com proporções menores podem ter seu alcance afetado.

Uma dica é usar texto na imagem, para que ele se destaque entre os demais. Inserir sua logo também é uma prática recomendada que ajuda no seu processo de construção de marca.

Vídeo: a ideia com os vídeos é compartilhar algo marcante em poucos segundos. Eles rodam automaticamente no feed.

As proporções são as mesmas recomendadas para as imagens. Quanto a duração, devem ter entre 6 e 15 segundos se forem usados como anúncio. Porém, se forem compartilhados de maneira orgânica, não há um mínimo ou um limite.

Coleção: os pins do tipo coleção vem com a proposta de que você possa usar uma imagem para apresentar vários produtos.

Suas proporções são as mesmas recomendadas para pins de imagem.

Agora que você já sabe quais os formatos de conteúdos possíveis, vamos te ensinar a criar um pin no Pinterest:

Passo 1: Acesse sua conta business do Pinterest;

Passo 2: Clique em Criar no menu superior, depois em Criar Pin;

Passo 3: Faça upload do seu conteúdo e insira as informações como título e legenda.

O que é Pinterest

Em Selecionar, ao lado do botão Publicar no canto superior direito da tela, você define em qual pasta seu Pin deve ser publicado.

Você tem um espaço de até 100 caracteres para o título e 500 para a descrição. Além disso, também tem a opção de colocar um link para o seu site.

Por fim, você pode optar por publicar o conteúdo imediatamente ou agendar para uma data futura.

Dica: clicando no símbolo + no canto esquerdo da tela, você consegue criar vários pins de uma única vez.

Recursos exclusivos do Pinterest Business

Reconhecendo a importância das marcas dentro da sua plataforma, o Pinterest está sempre agregando novas ferramentas exclusivas para as contas business. Conheça as principais:

Rich Pins

Os chamados Pins Avançados permitem incluir mais informações aos seus conteúdos, além de título e descrição.

Com ele, é possível que seu pin carregue dados como preço, por exemplo. Isso se dá por meio de metadados que são configurados diretamente no seu site ou ecommerce.

São 4 tipos de informações disponíveis:

  • Pin de produto: preço, disponibilidade e link de compra;
  • Pin de receita: ingredientes, tempo de preparo e porções;
  • Pin de artigo: título, autor e um trecho do texto;
  • Pin de aplicativo: botão instalar (disponível apenas para iOS).

Para aprender como esse recurso funciona, clique aqui.

Shop the look

Esse recurso funciona de forma muito parecida com o Instagram Shopping. Com ele, pontos brancos aparecem em imagens que divulgam produtos.

Ao clicar nesses pontos, o usuário é direcionado para o link daquele produto específico.

Shop The Look
Divulgação/ Pinterest

Para usar esse recurso, as marcas devem clicar no ícone de etiqueta e fazer a marcação das peças, ao adicionar um novo pin.

Pinterest Ads

Essa é mais um recurso exclusivo das contas business, mas infelizmente, ele ainda não chegou ao Brasil. Contudo, é esperado que seja liberado por aqui em breve.

Com ele, é possível transformar pins em anúncios e, dessa forma, melhorar ainda mais o alcance e entrega dos conteúdos nessa rede social.

Pinterest Analytics

Mensurar as ações de marketing digital é de extrema importância para o sucesso do seu negócio nas redes sociais. No Pinterest, isso não é diferente.

Por isso, outro recurso que é imprescindível para as marcas é o Pinterest Analytics. Com ele, você consegue mensurar os dados dos seus pins.

Pinterest Analytics

Dessa forma, você consegue analisar e avaliar se sua estratégia está trazendo os resultados esperados e se vale a pena continuar investindo na produção de conteúdo para essa rede social.

Com esse recurso, você tem uma visão geral da sua conta e acesso a dados sobre impressões, cliques no link, pins salvos, engajamento e público. E pode filtrá-los por período, dispositivo e formato de conteúdo.

Outros recursos interessantes

Há ainda outras ferramentas interessantes que podem ser aproveitadas pelas marcas, mas que também estão disponíveis para perfis pessoais.

Pin Code

O Pin Code é código customizado que, ao ser escaneado, leva o usuário diretamente a um perfil ou pasta no Pinterest. Ele é muito semelhante ao QR code do WhatsApp e tem a mesma proposta.

Esse código pode ser usado para compartilhar seu perfil Pinterest com facilidade em outras redes sociais ou até mesmo em materiais impressos, como cartões de visita ou embalagens.

Pin Code

Qualquer usuário tem acesso a um Pin Code personalizado. No aplicativo da rede social, basta clicar sobre a sua foto de perfil e fazer o download do código.

Pinterest Lens

Esse recurso é um das grandes apostas dessa rede social. Ela faz com que o Pinterest desponte como um importante buscador de imagens.

Ao ativar o lens no aplicativo, você aponta sua câmera para um objeto e o Pinterest irá te retornar com imagens semelhantes ao objeto que você está buscando. Não é legal?

Veja no exemplo abaixo. Fotografamos uma luminária e ele logo retornou com imagens semelhantes.

Pinterest lens

Assim, fica ainda mais fácil unir as inspirações do mundo offline, com as online. Em português, o recurso é chamado de Busca pela Câmera.

Dicas para otimizar o uso do Pinterest

Para te ajudar a iniciar as ações da sua marca no Pinterest de maneira assertiva, separamos aqui algumas dicas importantes. Confira:

Foco no SEO

Já que o Pinterest é considerado um buscador, usar estratégias para que seus pins sejam encontrados com mais frequência é necessário.

Ao criar os seus pins, foque em usar palavra-chaves condizentes no título e descrição. Se possível, utilize também os metadados.

Lembre-se de preencher todos os campos na parte de criação. Quanto mais informações você der para o algoritmo, mais fácil ele irá rankear seus conteúdos.

Essa preocupação não deve parar nos pins. Cuide também das informações das suas pastas, para que elas possam ser encontradas com facilidade.

Qualidade

Já falamos aqui que o Pinterest é extremamente visual. Por isso, se você quer ter sucesso nessa rede social, precisará investir na criação de conteúdos esteticamente bonitos e de qualidade.

Se você não tem um designer na sua equipe, pode recorrer a ferramentas de edição para te ajudar nessa tarefa. Uma que é muito simples de usar e permite resultados incríveis é o Canva.

É claro, preocupe-se também com o tema e com adequar os pins à sua persona.

Consistência

Para se manter em alta no Pinterest, você precisará ter consistência. Não adianta postar um conteúdo hoje e esquecer que a rede existe.

Insira essa rede social na sua agenda de conteúdos e se comprometa a publicar pelo menos um conteúdo por semana.

Para fazer isso, você pode, por exemplo, recorrer ao recurso nativo de agendamento de pins. Assim, em apenas um dia, você consegue deixar suas publicações prontas para o resto do mês.

Tráfego

Prepare o seu site para usar e abusar dos links no Pinterest. Saber usar esse recurso pode fazer com que ele se torne uma importante fonte de tráfego para o seu negócio.

Por isso, sempre que postar um pin, já deixe preparado um link de apoio. Não perca a oportunidade de garantir acessos para o seu site.

Divulgue seu perfil

Se você já tem uma presença em outras redes, como Facebook e Instagram, e vai começar agora no Pinterest, não deixe de divulgar o seu perfil. Use suas outras redes sociais para que mais pessoas comecem a seguir e acompanhar seus conteúdos.

Essa troca de tráfego é importante para garantir bons resultados para a sua marca.


E aí, agora que você já sabe o que é o Pinterest e como pode utilizá-lo na sua estratégia de marketing, vai começar a usá-lo?

Essa rede social está trazendo resultados significativos para os ramos como o de moda, beleza, construção e artes. Ela também pode ser um diferencial para seu negócio.

Tags:
  • social sell
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.