O varejo do futuro

Venda mais | Nenhum comentário

No post “O futuro das Compras” várias tendências que chegarão ao comércio eletrônico ou que já estão lá foram apresentadas. Porém, outro movimento vem crescendo muito no e-commerce: pessoas influenciando pessoas na hora das compras.

Antes o que era papel do vendedor, está sendo promovido pelos próprios consumidores, os quais ajudam outras pessoas a tomar melhores decisões de compra. Este novo consumidor está sendo chamado de Sellsumer, junção das palavras sell (vender) e consumer (consumidor). Este processo se dá de forma simples, a partir do compartilhamento de experiências de compra em sites de e-commece, redes sociais, fóruns e onde mais for possível.

O vídeo “Modern Retail” produzido pela Good Magazine apresenta vários dados acerca da interação entre as pessoas e os produtos nos EUA. A pesar de ser em outro país, este movimento já está chegando ao Brasil com sites como o ReclameAqui, Buscapé, Ebit e claro, o Compra3, onde você possui uma rede social de compras onde pode compartilhar suas experiências ao comprar em algumas das melhores lojas da Internet.

Vamos ao vídeo (em inglês)?

Alguns dados

No vídeo é possível observar vários dados interessantes. Para facilitar a observação, os extraímos do vídeo e os colocamos abaixo:

  • 83% dos compradores online disseram que querem compartilhar as informações sobre suas compras pela Internet;
  • Em 2008, aproximadamente 83 milhões de usuários da Internet geraram avaliações sobre produtos;
  • 116 milhões de pessoas leram estas avaliações;
  • Entre as pessoas que planejam postar avaliações sobre suas compras na Internet, 88% disseram que elas seriam positivas;
  • 93% dos norte-americanos pesquisam sobre um produto na Internet antes de realizar a compra em uma loja física;
  • 84% disseram que acreditariam em avaliações de outros usuários;
  • 31% das pessoas que contribuem com sites de avaliações de produtos, disseram que fazem isso para se sentir parte de uma comunidade;
  • 28% fazem avaliações para serem reconhecidos por outros usuários;
  • 50% das pessoas que usam redes sociais levam em consideração as informações compartilhadas nas redes antes de fazer uma compra;
  • 86% das lojas online nos EUA possuem uma fanpage no Facebook;
  • Usuários de redes sociais acreditam 3 vezes mais em opiniões de outros usuários do que nos comerciais sobre produtos;
  • As lojas com maior sucesso nos EUA usam as opiniões e sugestões de seus clientes em 80% das ações de venda e merchandising;
  • Em 2009 foi batido um novo recorde, pois 79% dos consumidores online estavam satisfeitos com suas compras.

A partir destes dados é possível afirmar que as pessoas adquirem a cada dia papel mais importante no mundo do e-commerce. Para quem acredita que a Internet é um mundo frio e sem interação, no que diz respeito às compras, isso está longe de acontecer.

Fonte: Good Magazine

PS. Publicado originalmente por mim no Blog3.

VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.