Os Advergames e a Cauda Longa da Comunicação

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Depois de quase um ano entre idas e vindas, finalmente apresentei meu Trabalho de Conclusão de Curso. O tema proposto foi Advergames e como teoria norteadora, utilizei a clássica Cauda Longa, de Chris Anderson.

Em breve postarei o trabalho, porém ainda preciso realizar as correções propostas pela banca. Para apenas apresentá-lo, hoje disponibilizo os slides da apresentação e o resumo onde aponto a estrutura do trabalho, os dados obtidos em minha pesquisa de campo e algumas considerações envolvendo o objeto e teoria.

Desde já, agradeço a todas as pessoas que me ajudaram a fazer esta pesquisa respondendo ao questionário utilizado na construção da pesquisa. Sem a ajuda de vocês nada disso seria possível. Caso alguém se interesse pelo tema ou deseje obter mais informações sobre a pesquisa, basta entrar em contato. Será um prazer ajudar a produzir um pouquinho mais de conhecimento neste campo ainda tão novo.

Resumo

Slides

Em breve, o trabalho completo 😀

Dados sobre os Advergames

Por ser um campo novo, os Advergames nem sempre são contemplados nos planos de comunicação. Por isso, seguem alguns dados sobre esta ferramenta de comunicação que provam que ela não é brincadeira de criança (apesar de parecer)

  • Em Abril de 2009, de acordo com pesquisa da Ibope Nielsen Online, cerca de 10 milhões e 800 mil internautas residenciais brasileiros (43% da web residencial nacional) acessaram sites de games online;
  • Game da Chevrolet para o Vectra baseado em um game bem simples como o “Resta UM” entre Março e Abril/2009 teve 132.000 acessos quase 60% da audiência do hotsite. O tempo de interação atingiu média superior a 3 minutos. (Meio Digital de Julho-Agosto de 2009);
  • Game Super Volei Brasil – Vulcabras-Azaléia): foi jogado mais de 1,6 milhão de vezes (Meio Digital de Julho-Agosto de 2009);
  • Game Conspiração Pequim – Olympikus: em 3 meses o game foi jogado 100.000 vezes Meio Digital de Julho-Agosto de 2009);
  • Game da AXE – Dark Temptation: atraiu cerca de 250.000 internautas que jogaram em média 4 vezes. Tempo médio de navegação 10 minutos (Meio Digital de Julho-Agosto de 2009);
  • Game Surfínia da Rede Globo: em Fevereiro e Março/2009 teve 200.000 acessos. Tempo médio de interação de 15 minutos.
  • Game 3D da Peugeot lançado em Agosto de 2008 e até Setembro de 2008, teve cerca de 37 mil pessoas cadastradas e 2,4 milhões de partidas realizadas (Meio Digital de Julho-Agosto de 2009);
  • Campanha Chevrolet Prisma Jump: obteve de Junho a Outubro de 2008  411 mil visitantes únicos, 16,9 mil cadastros qualificados, 6’30” de tempo médio de navegação.

This is not a game. 😀

Até a próxima.

 

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