4 passos para um relacionamento feliz com o seu cliente

Venda mais | Nenhum comentário

Um relacionamento feliz com o cliente impacta totalmente no seu negócio. Quando um cliente é bem atendido, ele tende a voltar mais vezes – e até a gastar mais.

Você sabia que clientes satisfeitos promovem a sua marca? Os consumidores não influenciam somente seus amigos e parentes. Devido às redes sociais, eles ganharam voz e influenciam mais pessoas fora do seu ciclo de convivência.

Não existe uma fórmula mágica que ensine como atender o seu cliente da melhor maneira possível — tenha isso em mente.

O cliente pede e precisa ser atendido de uma forma personalizada. Por isso, compartilhamos insights que podem trazer benefícios para essa relação com o consumidor.

4 passos para um relacionamento feliz com seu cliente

1. Não enrole, pergunte (ou responda) logo

Seja verdadeiro com seu consumidor: se ele te enviou uma pergunta e você não sabe a resposta, diga isso a ele!

Depois, faça o possível para descobrir a solução, mas dê um retorno inicial para seu cliente. Não entendeu o que ele disse? Na dúvida, não tenha medo de perguntar.

Coloque-se no lugar do cliente

Empatize com o seu cliente. Não importa se ele tem razão ou não. Muitas experiências de compra são baseadas em como o cliente é tratado, por isso é importante se colocar no lugar do outro.

Entregue mais do que o esperado

Para entregar além do esperado, não é preciso gastar rios de dinheiro, dar descontos ou brindes, por exemplo.

Basta, muitas vezes, você fazer uma coisa simples: ouvir seu cliente! Mas é preciso genuinamente prestar atenção naquilo que ele está contando e, é claro, responder com base no que ele falou.

2. Não é o que você faz, mas o que você diz

Ações podem valer mais do que palavras, mas as palavras ainda são muito importantes — e como elas são ditas também. Por isso, entenda que a forma como você diz algo para seu cliente vai impactar no seu negócio.

Um recurso que usamos aqui em nossa empresa é o envio de um emoticon junto na resposta, para trazer leveza na comunicação (já que quando alguém lê um conteúdo, pode interpretar da maneira que quiser).

Mas, antes de usar esse recurso, preste atenção no perfil de seu cliente: se ele é formal pode não pegar bem.

3. Não se faça de difícil

O tempo é importante, não faça o cliente esperar. Seja presente e acessível para responder (na medida do possível e conforme a sua rotina, ok).

Priorize as dúvidas. Se você tem uma loja online, por exemplo, as mensagens que chegam falando de problemas para finalizar o pagamento devem ser sua prioridade. No nosso negócio, a mensagem de um aluno relacionada com problemas para assistir à uma aula, por exemplo, é prioridade máxima.

Cuidado com pessoas que querem chamar a atenção de maneira negativa. Se não é grave, responda no outro dia. Respire, saia da frente do computador e  controle a sua energia emocional..

Negócio online não significa ser 24 horas

Um ponto bem importante para ter um relacionamento feliz com seu cliente é deixar claro quais são os seus horários de atendimento. Não é porque você tem um negócio virtual que está 24 horas conectado e pronto para responder o cliente.

Seja transparente nesse sentido para não deixar o consumidor frustrado. Uma dica do nosso time, para quem trabalha com atendimento pelo WhatsApp, por exemplo, é colocar uma imagem no status todo dia (já que a foto dura 24 horas) com os horários de atendimento.

Simples, prático e evita muitos problemas.

4. Todo mundo é especial

Personalize o seu atendimento. A melhor saída é você ajudar cada um dos seus clientes de forma especial, seja no modo que atende, seja no conteúdo da resposta.

Faça a diferença para as pessoas e entenda que cada cliente tem uma história. Cada lead, cada cadastro, cada “@” e cada perfil é alguém, não mais um número. Antes de tudo eles são pessoas!

Tem gente que é mala? Tem! Isso sempre vai existir. Mas, o mais importante nisso tudo é que você observe a proporção de reclamações e elogios. Vamos supor que você tenha 5 mil clientes, mas apenas 1 reclama algo com você… Foque na proporção!

Como não há uma fórmula, pense em trabalhar com uma melhoria contínua: teste e avalie a forma de atendimento. Com isso, você vai observar padrões que possam se repetir nas dúvidas de seus clientes e já saber como se comportar.

CONTINUE NO BLOG

Você sabe a importância do check-in no Facebook? Quando alguém faz um check-in, mesmo sem querer, essa pessoa acaba divulgando o local para os amigos e seguidores.

As empresas só se beneficiam com isso, porque ganham uma divulgação de seu negócio sem gastar nada!

Descubra como atrair mais clientes para seu negócio local usando o Wi-Fi do Facebook:

COMO ATRAIR MAIS CLIENTES PARA SEU NEGÓCIO LOCAL USANDO O WI-FI DO FACEBOOK

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.