Pixel do Facebook: o que você precisa saber para otimizar e mensurar seus anúncios no Facebook

Facebook | 43 Comentários

Para você que busca entender mais sobre o comportamento dos seus clientes e com isso otimizar a mensuração de resultados dos seus anúncios, o pixel do Facebook é a ferramenta ideal.

Com ele, você rastreia a atividade dos usuários em seu site, blog ou página de captura de leads e consegue analisar as conversões, quais páginas o visitante passou e o número de cadastros gerados pelos seus anúncios do Facebook.

Vamos te mostrar os principais pontos sobre o Pixel do Facebook para que você comece a implementá-lo o quanto antes e comece a ter acesso aos dados para otimizar suas campanhas no Facebook.

O que é o Pixel do Facebook?

O pixel do Facebook é um recurso que permite monitorar conversões em um site e criar públicos para as campanhas de anúncios no Facebook. Com ele, você consegue saber quantas vendas, visualizações de conteúdo ou quantos leads a sua empresa conquistou com os anúncios do Facebook.

Basicamente, o pixel do Facebook é um código que deve ser instalado em todas as páginas do seu site. A partir de então, ele vai começar a registrar as compras, visualizações, cadastros e enviar esses dados para o seu gerenciador de anúncios.

Quem pode usar o Pixel do Facebook?

Esse recurso é destinado para pessoas que possuem site, blog ou páginas de captura. Nesse caso, não é possível instalar o pixel na sua página do Facebook, por exemplo. Isso porque, ele é uma forma de medir resultados fora do Facebook.

Alguns pontos que você precisa saber sobre o Pixel do Facebook

  • O pixel do Facebook é para ser usado em sites, blogs e páginas de captura;
  • Não é possível instalar o pixel na sua página do Facebook;
  • Cada conta de anúncios possui 1 pixel atrelado a ela.

Criando seu pixel do Facebook

O primeiro passo para você começar a otimizar suas campanhas é criar o seu pixel do Facebook na sua conta de anúncios e instalá-lo em seu site.

Para criar o seu Pixel siga estes passos:

  1. Acesse a guia Pixel do Facebook no Gerenciador de Anúncios;

Pixel do Facebook: o que você precisa saber para otimizar e mensurar seus anúncios no Facebook

2. Clique em Criar um pixel;

Pixel do Facebook: o que você precisa saber para otimizar e mensurar seus anúncios no Facebook

3. Dê um nome para o seu Pixel. Escolha um nome que represente seu negócio e a conta de anúncio. Em seguida, clique em Criar.

Pixel do Facebook: o que você precisa saber para otimizar e mensurar seus anúncios no Facebook

4. Agora, chegou a hora de instalar o seu pixel. Nesse momento, se você não possui conhecimentos em programação, sugerimos que converse com alguém que possa te ajudar.

Pixel do Facebook: o que você precisa saber para otimizar e mensurar seus anúncios no Facebook

Nessa etapa, o Facebook gera um código que você deve instalar na raiz do seu site. E para fazer essa instalação, você pode seguir as instruções descritas na opção “Instalar o código manualmente por conta própria” ou enviar o código gerado pelo Facebook para a pessoa que desenvolveu o site da sua empresa.

Lembrando que esse processo não é algo complicado e geralmente funciona em todas as plataformas que hospedam os sites. Nas centrais de ajuda, existem materiais que podem te ajudar a fazer a instalação.

Para te dar uma ajuda-extra , selecionamos alguns tutoriais de como instalar o pixel nas principais plataformas de sites:

Como instalar o pixel do Facebook na Loja Integrada

Como instalar o pixel do Facebook no Wix

Como instalar o pixel do Facebook no WordPress

Como instalar o pixel do Facebook na NuvemShop

Depois que instalar o pixel em seu site, certifique-se que ele está funcionando. Para isso, instale o Facebook PixelHelper, uma ferramenta que te ajuda a identificar os problemas e as possíveis soluções na hora de testar se o pixel está funcionando. Para ver mais sobre o PixelHelper, clique aqui.

COMO MENSURAR AS CONVERSÕES?

Quando o seu pixel está ativo, ele começa a medir o que acontece no seu site. Mas, para você começar a medir conversões, existem duas formas:

Baseadas em eventos: as conversões personalizadas baseadas em eventos permitem que você defina um conjunto de eventos padrão como conversões com base em parâmetros que você insere no pixel. Veja mais aqui.

Colocando os eventos em seu site, blog ou página de conversão, você pode criar públicos personalizados com base no tráfego nestas páginas. Assim, o Facebook vai criar segmentações com o perfil parecido com as pessoas que entraram em sua página de destino.

Por exemplo: nós trabalhamos com páginas de captura para os usuários baixarem nossos e-books.

Por isso, ao instalar o pixel na página de obrigado utilizando o evento de conversão, é como se nós mostrássemos para o Facebook que todo usuário que chegar na página de “obrigado” ele deve marcar essa pessoa como uma conversão, nesse caso um lead.

Baseadas em conversões personalizadas: as conversões personalizadas baseadas em URLs permitem que você defina um conjunto de eventos padrão como conversões com base em palavras-chaves da URL. É uma maneira mais simples para medir as suas conversões. Como, por exemplo, compras ou cadastros. Veja mais aqui.

Se você não conseguir adicionar eventos padrões em seu site, você pode usar as conversões personalizadas baseadas em URLs para equivaler ao evento padrão.

Por exemplo: você pode sinalizar para o Facebook que toda vez que o usuário chegar na página www.seusite.com.br/produto/confirmacaodepedido, o sistema deve registrar essa ação como uma “compra” em seu site.

O pixel do Facebook é uma ferramenta indispensável para quem busca mais controle e otimização em suas campanhas no Facebook. Porém, deixamos claro que não é obrigatório ter um site para anunciar, ok?

E você, já utiliza o pixel do Facebook para mensurar os dados de tráfego, compras e cadastros? Se sim, deixe seu comentário aqui no post 🙂

QUER MAIS?

Quer aprofundar mais os seus conhecimentos em segmentações? Conheça a função de públicos personalizados do Facebook.

Ele pode melhorar as suas estratégias de captação de fãs ou transformar leads em clientes usando os anúncios no Facebook. Saiba mais:

Públicos personalizados: como usar listas de e-mails para segmentar anúncios no Facebook

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43 Comentários

  1. Olá,

    é possível vincular pixel do facebook no meu canal do youtube? e no caso de landing pages, posso atrela-lo para diferentes páginas de captura? (ebook, vídeo, download de livro, etc)

  2. No meu caso, lá no gerenciador de eventos, existe dois pixels da pagina que eu faço anuncio. Será porque? um esta rastreando mas o outro esta quase inativo,mas gostaria de excluir esse que não uso.Isso é possível?

    1. Oi, Carine
      Provavelmente foi criado um pixel a mais sem necessidade
      Para excluir é necessário solicitar ao suporte do Facebook
      Um abraço, #EquipeCP

  3. Bom, eu estou numa dúvida sem fim e não acho resposta em lugar algum. Sabe quando você sabe que fez uma baita de uma besteira e não sabe o que fez nem como fez, muito menos como resolver? É o meu caso! Estou bem confusa, pois criei um pixel pro meu site e outro pra minha Fanpage. Isso pode ocorrer? Outra coisa, acabei por agrupar os dois (agora desagrupei) fiquei meio desesperada pra desagrupar (também não sei se é besteira e se compromete a leitura do pixel). E que me deixa mais intrigada é que quando vou para a página de Gerenciamento de Anúncios, na parte do criativo, lá tem outra ID, ou seja, na minha plataforma tem o pixel da ID do meu site, mas lá no gerenciador (tem a ID do gerenciador) e no criativo aparece outra ID que não corresponde a nenhuma delas. Entendeu essa salada? Estou muito confusa e com medo de meu pixel não coletar dados reais, até pq tudo meu é novo: Fanpage, Site, Instagram….enfim!
    É isso mesmo: ID site é um, ID conta de gerenciador é outro, ID fanpage é outro….só não entendi pq a que aparece na área de criativo é diferente. Por que?

    1. Oi, Juliana
      O primeiro ponto aqui é que não há como instalar o pixel na sua página. O Pixel é para ser instalado do site.
      Você pode usar o Pixel Helper que é um extensão para verificar se o pixel está instalado corretamente no site.
      Um abraço, #EquipeCP

  4. Oi, acabei de criar uma conta comercial no gerenciador de negócios do facebook, mas eles avisam: “Você pode criar até 10 pixels com sua conta comercial.”
    Gostaria de saber como posso criar mais de 10 pixels, é apenas com o tempo que eles liberam mais, anunciando ou existe algum outro caminho?
    Obrigado.

    1. Oi, Nicolas
      Até onde sabemos os Pixels estão ligados às contas de anúncio.
      Nesse caso, recomendo procurar o suporte do Facebook para saber sobre esse limite.
      Um abraço, #EquipeCP

  5. Olá!
    Quero colocar pixel no meu site, e fazer com quem entre nele posteriormente veja meus anúncios de facebook e Instagram, como fazem as grandes marcas.
    É possível?
    Obrigada Camila, adoro seu BLOG.

  6. Olá! Tenho uma dúvida. Sou afiliado de um produto. Gostaria de usar o pixel para otimizar os meus anúncios. Uso a página de vendas do produtor. Como devo fazer para que o meu pixel esteja na página de vendas do produtor, contabilizando vendas e otimizado anúncios? Obrigado!

    1. Oi, Como vai?
      Você vai precisar criar uma segunda conta de anúncios para criar um novo pixel. Depois, se quiser, pode compartilhar esse pixel com a primeira conta.
      Um abraço, #EquipeCP

  7. Olá equipe.
    O objetivo da campanha tem que ser realmente conversão? Pq encontrei a opção cadastro como objetivo também, e como quero criar lista de leads, fiquei na dúvida.
    Grato, Igor

  8. Olá, eu posso utilizar esse mesmo pixel em vários sites? Ex: Eu tenho 3 sites de vendas, posso utilizar o mesmo pixel para os 3, isso não vai gerar confusão na hora de fazer um remarketing ou coisa do tipo?

    1. Oi, Fernando.
      Não. Se você usar o mesmo pixel em 3 sites diferentes você não vai saber de quais dados cada um se refere. Cada pixel deve ser usado para um determinado tipo de negócio.
      Nesse caso, o ideal é que você tenha 3 contas de anúncios e, em cada uma delas, um pixel.
      Um abraço, #EquipeCP

  9. Ola tudo bem!
    Eu posso ter mais de um pixel por conta de anuncio? por um erro meu acabei criando mais de um como faço para excluir o que não quero da conta de anúncios?
    Obrigado!

  10. Camila, ótimo artigo!
    Tenho uma dúvida. Tenho um site com a venda de alguns produtos como afiliado. Nesse caso uso o mesmo pixel para produtos diferentes mas que são do mesmo seguimento e do mesmo site?

    1. Oi, João.
      Isso! Você utiliza um pixel para um site. Mas, você pode mensurar as conversões em uma página específica de seu site, como conversões baseadas em eventos.
      Abraços, #EquipeCP

  11. Obrigada pelo post. Mas fiquei com essas dúvidas:
    No caso de uma pessoa gerenciar várias páginas, ela deve criar uma conta de anúncio para cada página e, dentro de cada conta de anúncio, criar o pixel?
    A criação do Pixel não é vinculada à uma página específica?

    1. Oi, Ligia
      Sim, o ideal é você ter uma conta de anúncios para cada página. Já que cada conta só pode criar um pixel.
      Um abraço, #EquipeCP

  12. Boa tarde!!!
    Como eu crio pixels para acompanhar páginas diferentes? Tentei criar e o Facebook diz que posso ter um pixel por Conta de Anúncio.
    Comprei seu livro, Camila.. Muito bom!

  13. Olá Camila. Excelente explicação sobre o pixel do facebook. Mas ficou-me umas dúvidas. Posso usar o mesmo pixel em dois sites diferentes? É possível criar mais do que pixel na mesma conta do facebook? Obrigado.

    1. Oi, Alfredo
      Não, se você usar em dois sites diferentes você não vai saber de quais dados cada um se refere. Cada pixel deve ser usado para um determinado tipo de negócio. Você pode ter 2 contas de anúncios, cada uma delas com um pixel.
      Um abraço, #EquipeCP

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