Há algum tempo estava iniciando um novo projeto e precisava de mais informações sobre planejamento de marketing. Por coincidência, resolvi ler um livro extremamente relevante para quem não tem conhecimento aprofundado em outras áreas do marketing offline, como a definição de preço, avaliação de mercado, MKT de guerrilha, PDV e outras áreas.
O livro em questão é “Marketing para Leigos”, de Alexander Hiam que, junto ao livro “Marketing na Era Digital”, da Martha Gabriel, sempre recomendo no Treinamento Facebook Essencial. Acredito que seja a combinação perfeita para quem quer começar a trabalhar com marketing e atuar no marcado digital.
Como começar um planejamento de marketing nas mídias sociais
Dados as dicas de leitura, vamos ao que interessa: início de um planejamento de marketing nas mídias sociais. Para mim, um bom planejamento começa com uma cadeira confortável, pois, por mais que a vontade de começar logo a fazer tudo seja mais forte, sentar e planejar é essencial e NECESSÁRIO!
Há várias formas de se começar um planejamento, mas a que vou sugerir hoje é começar com perguntas e respostas. Aqui o livro Marketing para Leigos pode ajudar, especialmente àqueles que não têm conhecimento ou nunca fizeram um planejamento.
Tudo começa pelo Briefing
O autor sugere o preenchimento de briefing (segundo o Aulete: Elenco de informações ou orientações estratégicas que guiam uma ação, uma campanha publicitária), chamado “Segurando as rédeas do seu programa de marketing”. O briefing é dividido em várias partes, como:
- Foco no cliente;
- Atração do produto;
- Métodos mais eficazes;
- Controlando os pontos de contato;
- Itens de ação.
Obviamente, sem uma pesquisa de mercado, algumas perguntas poderão ser respondidas de somente de acordo com a sua intuição de profissional. Porém, parar para pensar em seu negócio, como ele pode ser visto pelo seu cliente, quais seus pontos fortes e fracos já é um grande passo, especialmente para quem nunca realizou um planejamento de marketing.
Por onde começar
Então, o primeiro passo para um planejamento de mídias sociais ou qualquer outro planejamento de Marketing está no entendimento do cliente, dos seus diferenciais e das oportunidades de mercado. Para ajudar, reproduzi o conteúdo do livro em um documento que você pode baixar aqui.
Você também pode baixar um modelo de briefing, aqui. Depois é só imprimir uma cópia para todos da sua equipe, reservar um tempo e buscar preencher todas as perguntas.
Você verá como será mais fácil encontrar formas de divulgar sua empresa.
Boa leitura, bons negócios!
Deixe seu comentário aqui no post. Vou adorar saber o que você achou do texto!
QUER MAIS?
Já imaginou ter mais informações exclusivas e totalmente gratuitas sobre esse assunto?
É só baixar AGORA o material abaixo, aplicar no seu negócio e bombar as suas redes sociais.
Aprofunde os seus conhecimentos com o meu material que é 100% gratuito. Baixe já: