Posts Patrocinados: mais visibilidade para o conteúdo na sua fan page

Facebook | 12 Comentários

2012 está sendo um ano e tanto para os usuários do Facebook, ou seja, para quase um milhão de pessoas. Desde o dia 29 de fevereiro o Facebook não para de lançar novidades. Vamos tentar relembrar algumas:

Agora, a mais recente novidade para as fan pages são os Posts Patrocinados. Na conferência fMC o Facebook revelou um dado interessante. Segundo ele, em média, 16% dos fãs de uma página são impactados pelas publicações que ela divulga. Por isso, o recurso  foi desenvolvido, para que as postagens feitas em fan pages possam ser divulgadas para um número maior de fãs. Além dos Posts Patrocinados, o Reach Generator, que funciona para anúncios, também ajuda a aumentar a visibilidade do conteúdo.

Com os novos recursos que o Facebook lançou, qualquer conteúdo postado em uma página pode ser patrocinado, tanto via Posts Patrocinados ou via anúncios, com os Premium Ads. Mas, falando apenas sobre os Posts Patrocinados, além de permitirem que mais pessoas visualizem o conteúdo, o recurso fornece insights interessantes sobre os melhores horários para postar e média de pessoas que visualizam as postagens diariamente.

Como funcionam os Posts Patrocinados

As fan pages que já receberam o recurso podem começar a utilizá-lo a qualquer momento. Aqui, fica uma dica: para você receber antes as novidades do Facebook, use o seu Facebook pessoal em inglês. Para utilizar, poste o conteúdo que deseja promover ou procure em sua timeline algo interessante para ser patrocinado. Lembre-se, os Posts Patrocinados são pagos, por isso, escolha um conteúdo atrativo e relevante para divulgar, assim seu dinheiro será bem investido.

 Escolha o post e, no canto inferior direito da postagem clique em “Promover”.

 

O Facebook irá sugerir um orçamento e uma estimativa de pessoas que serão impactadas por esta postagem. Assim que escolher orçamento ou objetivo, clique em “Salvar”. O conteúdo será promovido durante três dias. Vale lembrar que é possível promover postagens com até 3 dias de publicação. Depois disso, é possível consultar apenas o alcance.

Alcance das postagens

Abaixo de todas as postagens em sua fan page há (ou haverá) os dados “pessoas alcançadas” e uma porcentagem de alcance. No primeiro link é possível conferir quantas pessoas foram impactadas pelo conteúdo postado.

 

Em orgânico temos os fãs da página que viram a postagem e, em viral, os amigos dos fãs que curtiram ou comentaram. Quando estes fãs interagem em sua página, uma atualização é compartilhada no feed de notícias dos amigos dele.

Nos dados com porcentagem, temos o percentual de fãs que foram impactados organicamente pelo conteúdo e, caso ele seja promovido, quantos por cento viram a postagem.

 

No vídeo a seguir (clique em CC para ativar as legendas) é possível entender melhor como os Posts Patrocinados funcionam.

httpv://www.youtube.com/watch?v=Ry6eCSwnzPU

Uma dica importante que está no vídeo: quando promover uma postagem, fixe-a no topo da fan page para ter ainda mais visualizações.

Depois de promovido, é possível consultar em tempo real o quanto do orçamento foi gasto e quantas pessoas foram impactadas pelo conteúdo depois que ele foi patrocinado.

Quando usar?

Com a chegada dos Posts Patrocinados, certamente fica a pergunta: “Quando usar”. A resposta parece óbvia, mas usar sempre pode não ser uma boa estratégia. Além do custo, no mínimo 5 dólares por post, você corre o risco de inundar o feed de notícias dos seus fãs com mensagens sinalizadas como patrocinadas e isso pode não ser visto com bons olhos por eles.

Por isso, crie alguns critérios para definir o que precisa ou não ter mais visualização. Formato de conteúdo, conteúdo da postagem e necessidade de conversão que não foram visualizadas de forma suficiente organicamente, por exemplo, podem determinar o momento de patrocinar um conteúdo.

Não se esqueça de que produzir conteúdo de qualidade e engajamento em sua página é a melhor de atingir a maioria dos seus fãs. Além de aumentar o Edgerank da sua página, o compartilhamento deste conteúdo pelos seus fãs, gera o efeito viral e alcança mais pessoas de forma orgânica e gratuita.

Gostou da novidade? Vamos torcer para o Facebook não inundar nosso feed de notícias com publicidade, o que seria uma péssima ideia para eles. Muitas pessoas já estão reclamando do volume de anúncios no Facebook. Porém, com o IPO a rede social precisa apresentar resultados financeiros sempre melhores. Como fazer nesta situação?

Para saber mais sobre o recurso, consulte a ajuda do Facebook para os Posts Patrocinados

Abaixo o conteúdo das legendas no vídeo.

 Olá, eu sou a Marian e estou aqui para conversar sobre os Posts Patrocinados.

Quando você posta em sua fan page, você só consegue alcançar um número limitado de pessoas que curtem a sua página a cada semana.

Os Posts Patrocinados ajudam a aumentar o número de pessoas alcançadas por qualquer postagem.

É uma forma fácil e rápida de atingir a maioria das pessoas que curtem a sua página e os amigos delas.

As pessoas podem ver seus Posts Patrocinados como se fossem histórias patrocinadas em seu feed de notícias no desktop ou no celular.

Quando as pessoas curtem, comentam, compartilham ou reivindicam uma oferta, os amigos dela verão esta postagem também.

Veja como promover os seus posts.

Escolha um conteúdo atrativo. Quando você promove um post de sua página, ele é visto por mais pessoas do que postagens convencionais.

Então, seu conteúdo precisa ser realmente bom.

Alguns exemplos de Posts Patrocinados são os posts das Ofertas no Facebook que dão destaque a ofertas ou descontos para quem curte sua página.

E geram vendas em sua loja ou site.

Simplesmente poste em sua página e clique no botão “Promover”.

Selecione um valor que melhor se encaixa no seu orçamento e objetivos.

Quando você promove um post, ele aparecerá no feed de notícias das pessoas que curtem sua página e será marcado como “Patrocinado”.

Você pode promover qualquer postagem nova ou posts que já foram publicados em sua fan page.

Qualquer post com até 3 dias pode ser promovido.

A partir da promoção de um post, ele pode ser pausado ou encerrado a qualquer momento.

Para melhores resultados, nós recomendados fixar seu post promovido no topo da timeline da sua fan page.

Obrigada por investir seu tempo aprendendo mais sobre os Posts Patrocinados.

Para aprender mais sobre este recurso, visite facebook.com/help/promote

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12 Comentários

  1. Lendo todo esse post vemos o quão era difícil o alcance no facebook antes. Em um tempo que ainda não era um pivor tão grande assim para divulgações.
    Mas quando olhamos os dias de hoje onde o facebook ficou mercenário, levando vc a uma extrema dificuldade em obter alcance para que pague mais e mais.

  2. Lendo todo esse post vemos o quão era difícil o alcance no facebook antes. Em um tempo que ainda não era um pivor tão grande assim para divulgações.
    Mas quando olhamos os dias de hoje onde o facebook ficou mercenário, levando vc a uma extrema dificuldade em obter alcance para que pague mais e mais.

  3. Cara, esse lance de que antes apenas 16% dos fãs de uma página eram impactados pelas publicações que ela divulga, é pura balela.

    Falo pq tenho e conheço proprietários de páginas que, antes dessa nova ferramenta, tinham um alcance muito maior com suas postagens.
    Ou seja, antigamente o alcance delas era muito maior e agora foi diminuído para forçar a compra de promoções. Mais uma bola fora da rede de Zuckerberg, lamentavelmente.

    1. O que o Facebook apresentou era que EM MÉDIA, as fan pages alcançam 16% de seus fãs, não que isso seja uma regra. Há quem alcance mais e menos.

      1. Os créditos são descontados em seu cartão de crédito. Lembrando que ele precisa ser internacional. O clique varia de acordo com seu público-alvo, porém nos Posts Patrocinados, você paga por alcance, não por clique. Os anúncios são pós-pagos, você paga depois que o período da campanha se encerrar.

  4. Cara, esse lance de que antes apenas 16% dos fãs de uma página eram impactados pelas publicações que ela divulga, é pura balela.

    Falo pq tenho e conheço proprietários de páginas que, antes dessa nova ferramenta, tinham um alcance muito maior com suas postagens.
    Ou seja, antigamente o alcance delas era muito maior e agora foi diminuído para forçar a compra de promoções. Mais uma bola fora da rede de Zuckerberg, lamentavelmente.

    1. O que o Facebook apresentou era que EM MÉDIA, as fan pages alcançam 16% de seus fãs, não que isso seja uma regra. Há quem alcance mais e menos.

      1. Os créditos são descontados em seu cartão de crédito. Lembrando que ele precisa ser internacional. O clique varia de acordo com seu público-alvo, porém nos Posts Patrocinados, você paga por alcance, não por clique. Os anúncios são pós-pagos, você paga depois que o período da campanha se encerrar.

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