Produtividade: 9 ferramentas e 7 dicas de livros para te ajudar a ser mais produtivo

Empreendedorismo | 2 Comentários

Separamos 16 dicas de ferramentas e livros de produtividade que você precisa usar no seu dia-a-dia da sua vida e do seu trabalho. Confira!

Todo empreendedor tem mil e uma utilidades, atividades e responsabilidades durante o dia da sua empresa. Mas manter sua produtividade no trabalho é fundamental para a saúde dos negócios.

Não basta ter uma boa ideia na cabeça, também é preciso executá-la de forma rápida. Mas o que fazer para que essas necessidades não se percam no meio de tantas interferências do dia a dia?

Você precisa saber que produtividade é diferente de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. É necessário fazer a coisa certa no dia a dia de trabalho e também na vida pessoal.

Existem várias ferramentas e dicas de produtividade que podem contribuir para você, empreendedor, chegar a esse objetivo. Uma das mais usadas ainda, por incrível que pareça, é a agenda.

Sim! A tradicional agenda é essencial ao nosso dia a dia. Pode ser aquela física, feita de papel, ou também a digital. O importante para manter a produtividade é que você tenha tempo estabelecido para a execução de cada tarefa.

Outra ferramenta tradicional, construída na década de 50, pelo então presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, é a Matriz de Tempo.

Eisenhower era uma pessoa que chamava a atenção dos que o conheciam por sua capacidade de produção, mesmo tendo uma agenda bastante complicada.

O ex-presidente tinha uma técnica de priorização daquilo que era realmente importante, que anos depois foi explicada no livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey.

Uma das técnicas do presidente era o preenchimento da Matriz de Tempo, uma ferramenta simples, mas altamente eficiente, conforme mostra esse gráfico abaixo:

matriz-de-eisenhower produtividade
Reprodução: Soften Sistemas

FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE

Com a tecnologia dos dias atuais, o que não falta são ferramentas ou aplicativos de produtividade que ajudam empreendedores a serem mais produtivos no trabalho e na vida pessoal.

Separamos 9 ferramentas para ajudar a melhorar a sua produtividade:

1. TÉCNICA POMODORO

Se você já pesquisou no Google alguma maneira de melhorar a sua produtividade na prática, provavelmente já leu sobre a Técnica Pomodoro, já que ela é amplamente conhecida.

Criada por Francesco Cirillo nos anos 80, ela possibilita alcançar mais produtividade e evitar a procrastinação.

A Técnica Pomodoro consiste no uso de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por intervalos de 5 minutos.

Esse método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.

Existem diversos aplicativos, tanto para celular quanto computador, em que você pode criar sua lista de tarefas diárias e utilizar a Técnica Pomodoro para ajudar na produtividade.

Para dispositivos da Apple, você pode baixar o Be Focused tanto no computador quanto no celular.

Para quem tem celular Android ou outro dispositivo que utilize esse sistema operacional, baixe o Focos To-Do.

Se você sabe que pode melhorar sua produtividade em qualquer computador, basta instalar a extensão para o Google Chrome, chamada Marinara.

2. EVERNOTE

Esse aplicativo de produtividade é o querido de muitos empreendedores. É “o escritório moderno para o trabalho de sua vida”, como o definem.

Com o Evernote, é possível tomar notas, controlar uma tarefa e guardar as coisas interessantes que você encontrar na internet.

Tudo de forma automaticamente sincronizada para que você acesse em qualquer lugar, seja no seu celular ou no computador.

O Evernote é um app que tem uma versão básica grátis que sincroniza com até 2 dispositivos.

3. POCKET

Pocket é um aplicativo de produtividade para guardar matérias da internet para ler depois. É como se você guardasse as matérias “no bolso”.

O interessante é que você pode guardar também vídeos, e não apenas artigos.

E cada vez que você salva no Pocket, a lista de conteúdo fica visível em qualquer dispositivo (celular, tablet ou computador).

Ou seja, você pode visualizá-lo enquanto aguarda na fila, no sofá, no ônibus durante o trajeto do trabalho ou viajando.

O Pocket está disponível para os principais dispositivos e plataformas. Ele possui um plano gratuito e também um premium.

4. MINDNODE

Com o MindNode, você conseguirá desenhar suas ideias de forma clara, linkando processos ou hierarquias.

É uma representação visual de ideias, iniciadas com um pensamento central e que vai crescendo a partir dele, como um mapa mental.

Esse é um aplicativo que pode ajudar muito mais na sua produtividade e está disponível apenas para dispositivos da Apple.

O MindNode possui o plano de Editor Livre que é grátis e um Plano Plus, com vários outros recursos, que é pago.

5. COLD TURKEY

Com o Cold Turkey, você aumenta sua produtividade e recupera seu tempo livre bloqueando sites, jogos e aplicativos que o distraem.

Segundo a ferramenta, qualquer bloqueador de sites pode bloquear Facebook e YouTube, mas apenas o Cold Turkey Blocker permite bloquear aplicativos.

Com ele, você pode escolher bloquear até um determinado horário ou fazer o bloqueio por período de tempo todos os dias, até uma reinicialização do computador ou até que você digite uma quantidade específica de texto.

Essa é uma ferramenta de produtividade gratuita. Mas a opção de calendários que determinam quando os bloqueios acontecerão e a possibilidade de bloquear programas do computador são recursos da versão paga.

6. TRELLO

Tanto para tarefas pessoais, quanto para as do trabalho, o Trello ajuda a gerenciar seus projetos, mantendo assim a organização e produtividade. Principalmente se você trabalha com outras pessoas.

No Trello, você pode montar quadros para cada processo, criar os cards com cada tarefa, definir prazos e alertas.

Também consegue criar checklists e, se estiver trabalhando com sua equipe, acompanhar o que cada pessoa está fazendo.

Ele está disponível tanto para celular quanto aplicativos para serem instalados no computador. Você também pode entrar no site e acessar do navegador, onde quer que esteja.

7. VIDEO SPEED CONTROLLER

Muitos sites de videos hoje já oferecem o recurso de acelerar videos nativamente, mas muitos ainda não. Por isso, o Video Speed Controller é uma incrível ferramenta de produtividade.

Com esse plugin de extensão para o navegador Google Chrome, é possível acelerar a velocidade de reprodução de qualquer vídeo da internet.

Por exemplo, uma aula que dura 1h pode ser assistida em 30 minutos com essa extensão.

8. NEWS FEED ERADICATOR FOR FACEBOOK

Aqui a gente ama o Facebook, nosso trabalho é totalmente relacionado a ele, mas sabemos também que se ficarmos rolando o feed com dezenas de informações, minutos e horas do nosso dia estarão perdidos e lá se foi nossa produtividade.

Por isso, usamos muito o News Feed Eradicator for Facebook, que é uma extensão complementar que você pode instalar no seu Google Chrome do PC.

Ela “trava” as postagens da timeline do seu Facebook, não liberando a informação naquele momento.

9. GOOGLE WORKSPACE

As ferramentas de gestão comercial do Google valem por 100. Reunidos e conectados por um único cadastro, o que ajuda muito na produtividade no trabalho.

Você terá à disposição e-mail, agenda, drive virtual, ferramentas para edição colaborativa de documentos, de videoconferência, entre outros.

Como são recursos comerciais, o Google dispõe de planos pagos, mas você tem 14 dias para testar gratuitamente. Para conferir todos os detalhes acesse a página Google Workspace.

Se quiser conhecer 13 ferramentas do Google que são gratuitas, acesse esse post do nosso blog.

LIVROS SOBRE PRODUTIVIDADE

Além de ferramentas de produtividade, muitos livros possuem histórias, estudos e conceitos de qualidade que podem ajudar a ter mais produtividade pessoal e também no trabalho.

Por isso separamos 7 livros sobre produtividade para você:

1. TRABALHE 4 HORAS POR SEMANA

Seja você um trabalhador sobrecarregado ou um empresário preso a uma empresa, este livro é a bússola para um mundo novo e revolucionário.

Junte-se a Tim Ferriss e descubra como ensinar seu chefe a dar mais valor ao seu desempenho do que à presença.

Ou como cultivar a ignorância seletiva e gerar tempo com uma dieta de pouca informação. E quais são os segredos de gestão e produtividade dos CEOs por controle remoto. Como preencher o vazio e criar uma vida plena depois de eliminar o trabalho e o escritório.

2. O PODER DO HÁBITO

Charles Duhigg apresenta em O Poder do Hábito um argumento animador: a chave para se exercitar, educar bem os filhos, ser produtivo e ter sucesso e entender como os hábitos funcionam.

Embora isoladamente pareçam ter pouca importância, com o tempo os hábitos causam um enorme impacto na nossa saúde, produtividade, estabilidade financeira e felicidade.

Nesse livro, entendemos por que algumas pessoas têm tanta dificuldade em mudar, enquanto outras parecem conseguir isso da noite para o dia.

3. MAIS RÁPIDO E MELHOR: OS SEGREDOS DA PRODUTIVIDADE NA VIDA E NOS NEGÓCIOS

Outro livro de Charles Duhigg, Mais rápido e melhor traz oito conceitos que explicam por que algumas pessoas e empresas são tão produtivas.

O autor mostra como todos nós podemos alcançar o sucesso com menos estresse e esforço, sermos mais produtivos sem sacrificar o que estimamos e nos tornar mais rápidos e melhores em tudo o que fazemos.

Estudos recentes sugerem que a produtividade nem sempre está relacionada a trabalhar mais horas por dia e a tentar ser mais “eficiente”. A produtividade tem a ver com as escolhas que fazemos.

4. FAÇA TEMPO: 4 PASSOS PARA DEFINIR SUAS PRIORIDADES E NÃO ADIAR MAIS NADA

Os autores Jake Knapp e John Zeratsky passaram anos buscando maneiras de ajudar as pessoas a otimizar energia, concentração e tempo.

Então reuniram as táticas mais eficientes em uma estrutura diária de quatro passos, para que qualquer pessoa seja capaz de esquematizar o próprio dia de maneira mais produtiva.

Faça Tempo não é um livro com uma fórmula “padrão” sobre produtividade e também não traz soluções irreais, como jogar fora seu celular ou sair de todas as redes sociais ao mesmo tempo.

Ao invés disso, é um guia que proporciona pequenas mudanças na sua vida para que você se liberte da ocupação, da distração constante, tenha mais produtividade e priorize o que é realmente importante ter na sua vida.

5. A TRÍADE DO TEMPO

Considerado o maior especialista em gestão do tempo e produtividade no Brasil, Christian Barbosa oferece nesse livro uma solução definitiva para quem deseja uma vida mais equilibrada, voltada para a realização dos seus sonhos.

Com base em uma pesquisa realizada com mais de 42 mil pessoas em todo o mundo, ele apresenta um inovador método de planejamento pessoal que vai ajudar você a organizar sua vida e ter mais produtividade.

6. PRODUTIVIDADE PARA QUEM QUER TEMPO: APRENDA A PRODUZIR MAIS SEM TER QUE TRABALHAR MAIS

Escrito por Gerônimo Theml, que conhece o segredo da produtividade, a missão desse livro é fazer você ter mais resultados sem trabalhar mais.

Esse livro te ensina a criar tempo para fazer o que você precisa fazer e ainda conseguir cuidar de si mesmo.

Gerônimo consegue ensinar produtividade para quem realmente precisa dela.

Para todas as pessoas que se pegam atordoadas com a própria vida e que querem estruturar seu dia a dia com resultados melhores.

7. SCRUM: GUIA PRÁTICO

Em seu primeiro livro, J. J. Sutherland expôs a estrutura do Scrum, aplicada por quase todas as atuais líderes em tecnologia.

Ele é um método de gerenciamento de projetos para impulsionar inovações rápidas mantendo o foco nos clientes e no aprimoramento contínuo.

O Scrum é a arma secreta por trás de algumas das empresas e dos colaboradores mais bem-sucedidos da atualidade, como Google, Facebook, Amazon e Apple.

Agora que já conhece todas essas ferramentas e livros que podem te ajudar na produtividade do seu negócio, dos seus colaboradores ou também se você trabalha home office, conheça nossa caixa de ferramentas completa do marketing digital.

Depois, conta nos comentários qual sua técnica ou ferramenta preferida de produtividade e qual dos livros você vai ler!

Tags:
  • social sell
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...

2 Comentários

  1. Ótima lista de ferramentas de produtividade. Eu gostaria de sugerir mais uma ferramenta para sua lista. O ProofHub é uma ferramenta de gerenciamento de projetos e colaboração on-line equipada com recursos de produtividade incrivelmente poderosos. Você pode criar projetos para organizar seus esforços de escrita. Por exemplo, você pode criar um projeto para a escrita que você faz para clientes e um separado para seus escritos pessoais. Há notas que você pode usar para anotar seu conteúdo. Além disso, há um calendário embutido que você pode usar para criar um calendário editorial. Além destes, há recursos como bate-papo embutido, quickies, quadros de horários e integrações de terceiros, o que o torna uma ferramenta perfeita que pode ajudá-lo a aumentar a produtividade e manter sua vida profissional nos trilhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.