Promoções no Facebook: você está fazendo isso errado?

Facebook | Nenhum comentário

Se você está no Facebook, certamente já curtiu, compartilhou ou fez alguma coisa para participar de uma promoção. Há centenas de formatos possíveis para realizar um sorteio no Facebook, mas saiba que nem todos atendem as Políticas de Promoções dentro da rede social.

Para ajudar a entender as regras e diretrizes de promoções, vamos compartilhar o texto do Jason Jansky, do Social Media Today, onde as Diretrizes de promoções são simplificadas e os principais tópicos estão em evidência.

1)      O que é uma Promoção

De acordo com o Facebook, qualquer competição, sorteio ou que ofereça algo, é uma promoção.

Resumindo: se você pretende escolher um vencedor, você está promovendo uma promoção e, portanto, deve seguir as regras.

2)      O que você precisa informar

Esta é a segunda regra das Diretrizes, em algum lugar da sua promoção você precisa informar:

  • A promoção não é patrocinada, endossada, associada ou administrada pelo Facebook;
  • Que as informações pessoais fornecidas pelo participante são para uso de quem promove a promoção, não para o Facebook.

Resumindo: o Facebook não quer estar ligado ou relacionado, de forma alguma, com a sua promoção. Então, certifique-se de deixar isso claro aos participantes.

3)      Onde você pode promover uma promoção

A diretriz 1 diz: “As promoções no Facebook devem ser administradas por meio de Aplicativos no Facebook.com, seja em páginas normais ou um aplicativo em uma guia da página.”

Resumindo: Não use o Mural! Sim, você pode divulgar a promoção no seu Mural, mas a forma que as pessoas têm para participar, se registrar ou votar, não deve estar ligada aos recursos do Facebook, como: curtir a página, dar um check-in ou comentar.

4)      Como entrar em contato com o vencedor

A regra 6 das diretrizes é muito clara “Você não deve notificar ganhadores por meio do Facebook, seja por mensagens, bate-papo, publicações em perfis (linha do tempo) ou páginas do Facebook.”

Resumindo: você pode enviar um email ao vencedor, ligar, enviar um fax ou qualquer outra forma para informa-lo sobre a promoção.  Porém, você não pode fazer isso pelo Facebook. Crie um formulário de contato para obter os e-mails dos participantes, seus telefones ou formas de contato. Esta é uma regra que considero extremamente tola. Não faz o menor sentido não poder usar os recursos do Facebook para avisar um ganhador, mas regras são regras.

5)      Como o vencedor não pode ser escolhido

Você já deve ter visto algumas empresas escolhendo vencedores de forma aleatória, mas isso TAMBÉM vai contra as regras. Na diretriz 3 você tem: “ […]o ato de “curtir” uma página ou fazer check-in em um local não pode fazer com que um participante registre-se ou entre automaticamente em uma promoção.

Resumindo: As regras que você definir para a promoção deverão informar que o vencedor será selecionado depois que ele decidir entrar no sorteio, sem precisar curtir ou comentar nada.

Você está fazendo isso errado?

As Diretrizes de Promoções do Facebook contemplam oito tópicos, que abrangem desde a utilização de apps, o que você pode e não pode exigir do participante e as consequências se desrespeitar as regras. Por isso, não deixe de lê-las.

Há quem não ligue para isso e busque sempre a forma mais fácil, que traga mais fãs ou entra na onda do “fulano está fazendo, vou fazer também”. Aí que mora o perigo, pois regras são regras e devem ser cumpridas.

Errando que se aprende

Com o intuito de divulgar erros e aprender com eles, o Tumblr Promoção Fail presta um ótimo serviço, ensinando como uma boa promoção deve ser realizada no Facebook. Com humor e aprendendo com os erros, você também pode seguir as regras e se dar muito bem.

Soluções

Para evitar erros, utilize aplicativos para sorteio como o Sorteie.me. Apesar de exigir que a pessoa curta a página para participar da promoção, ele é um dos poucos que respeita todas as regras e ajuda sua empresa a fugir dos problemas. Outra ferramenta é o Easy Promo, mas que é paga, porém vale a pena conhecer.

Para saber ainda mais, confira a apresentação a seguir da Vert, sobre Promoções no Facebook.

Via: Social Media Today

Tags:
  • concursos
  • facebook
  • promoções
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.