Prova social: como e porquê usar esse gatilho mental em suas estratégias de marketing

Marketing de conteúdo | 3 Comentários

Já imaginou ter seus clientes vendendo por você? É isso o que acontece quando você torna as provas sociais uma parte da sua estratégia de marketing.

O bom uso de provas sociais é um dos segredos de quem alcança o sucesso nas mídias sociais. Elas são um valioso gatilho mental que usa a experiência positiva dos seus clientes para conquistar novos.

Pense em quantas vezes você procurou saber qual era a opinião de outras pessoas antes de comprar algum produto.

Principalmente em compras realizadas pela internet, as provas sociais são muito importantes. E é por isso que empresas que querem se destacar nas mídias sociais, precisam incluí-las em suas estratégias de marketing.

O que são provas sociais?

Chamamos de provas sociais todo tipo de conteúdo gerado pelo cliente a respeito de determinada marca, serviço ou produto. São as avaliações, feedbacks, críticas positivas e recomendações que os clientes fazem.

As pessoas estão cada vez mais conectadas e quanto mais a sua marca for mencionada positivamente, maiores as chances de você ser reconhecido como autoridade naquilo que faz.

É o famoso boca-a-boca. Quanto mais falado e recomendado o seu negócio é, mais você tende a se destacar e vender.

É claro que não adianta ter milhares de avaliações sobre o seu produto, se elas forem negativas. Mas não se engane, as avaliações ruins e as críticas podem ter um papel de extrema importância aos olhos dos consumidores. Mais a frente você entenderá o motivo.

Como gerar provas sociais

As redes sociais facilitam muito a geração de provas sociais. Qualquer espaço no qual seu público possa publicar, é uma oportunidade para receber feedbacks e avaliações.

Ao criar uma página no Facebook, por exemplo, você já tem a disposição um espaço reservado para que os clientes possam avaliar o seu negócio. Existem também sites e grupos específicos para que as pessoas possam fazer avaliações sobre empresas e serviços, como o Google Local Guides e o Não Recomendo Curitiba.

Mas você não precisa – e nem deve –  somente sentar e esperar que seus clientes façam essas avaliações sobre o seu negócio. A ideia é que você incentive o seu público a opinar.

Peça para que as pessoas tragam feedbacks sobre sua empresa. Torne isso uma prática do seu pós-venda. Deixe claro que espaços como e-mail e inbox estão abertos para elas compartilhem com você como foi a experiência delas com o seu negócio.

Quando receber feedbacks positivos, salve-os e use como prova social em suas mídias. Por aqui, sempre procuramos divulgar os resultados de nossos alunos, os Social Sellers.

Fazemos isso em nossas mídias sociais, blog, por e-mail e até mesmo nosso atendimento usa esse tipo de conteúdo para matar objeções de quem se interessa por nosso treinamento.

Para ficar mais claro, confira algumas formas de transformar as provas sociais em conteúdo para o negócio.

Como usar as provas sociais

Assim como é possível receber as provas sociais de várias formas, é possível incluí-las de várias formas em sua estratégia. Aqui, vamos te mostrar como nós temos feito isso.

Um ponto importante é: tome cuidado para não expor a imagem de seus clientes. Procure sempre censurar nome, foto e dados sensíveis de quem fez a avaliação. Só divulgue esse tipo de informação se tiver autorização.

1. Publicações para mídias sociais

Uma das formas mais simples de divulgar provas sociais no seu negócio é por meio de prints de tela das avaliações que você recebe. Use-os como publicações em suas mídias sociais.

2. Vídeos

Por aqui, temos uma série de vídeos de entrevistas com alunos que se destacaram no treinamento. Neles, eles contam como foi sua experiência com o curso e os resultados que obtiveram.

Esses vídeos ficam disponíveis no YouTube e também são usados em anúncios e para matar objeções.

Um exemplo é quando alguém tem dúvidas se o treinamento funciona para determinado negócio. Nosso atendimento pode enviar o depoimento de alguém do mesmo ramo da pessoa para mostrar que o curso é eficaz.

3. Blog

Agora, se você acha que conseguir esse tipo de depoimento em vídeo é difícil, também tem opção de criar conteúdos em texto. Em nosso blog, temos uma seção exclusiva para os cases de sucesso do treinamento Social Sell.

Lá estão reunidas as histórias de vários de nossos alunos e seus resultados. Assim como os vídeos, esse material pode ser amplamente divulgado para nossos potenciais clientes.

4. E-mail

Uma outra forma de usar as provas sociais é na construção dos e-mails de relacionamento com a sua lista.

Semanalmente a Camila compartilha, via e-mail, o depoimento ou história de um dos alunos do Social Sell com quem faz parte na lista dela.

Feedbacks e avaliações negativas

Um grande medo de muitos empreendedores é que, ao abrir espaços para as pessoas opinarem, nem sempre o resultado será positivo. Isso realmente acontece, mas está tudo bem. É normal.

A chave para essa questão está na forma como você vai lidar com esses feedbacks e avaliações ruins. A maneira como você soluciona e atende os clientes que não tiveram uma boa experiência ao comprar com você, mostra muito sobre o seu negócio.

Por isso, separamos algumas dicas para que você saiba como lidar com os feedbacks negativos:

  • Sempre que receber um feedback negativo dê atenção ao cliente, responda e procure solucionar o problema;
  • Nem sempre o cliente está certo e alguns são até mesmo rudes, porém você não deve ser. Procure ser sempre cordial e respeitoso;
  • Resolva no privado. Principalmente em casos mais complexos, procure levar a conversa para um canal privado.

Essas ações, apesar de muito simples, muitas vezes não são colocadas em prática pelas empresas. Quando você deixa de responder a uma crítica ou é rude com um cliente, mesmo que você esteja na razão, acaba passando uma má impressão para quem está de fora.

Agora, quando você demonstra cordialidade e disposição para resolver os problemas, isso passa credibilidade para o público.

Dicas extras para aumentar sua credibilidade

O testemunho de seus clientes ajuda muito a melhorar a credibilidade do seu negócio. Mas existem outros meios de fortalecer a visão que seus potenciais clientes têm da sua empresa.

Perfil verificado

Ter selo de conta verificada nas suas redes sociais pode ajudar a fazer com que as pessoas confiem mais no seu negócio. Isso, pois a verificação demonstra que a empresa realmente existe, é influente e confiável.

Prêmios, palestras e reconhecimentos

Publicar em suas mídias que você ou sua empresa receberam algum tipo de prêmio ou reconhecimento também é uma forma de agregar valor ao seu negócio.  

Além disso, divulgar sua participação em eventos importantes da sua área também ajuda a mostrar que seu negócio é confiável e que você é autoridade no assunto.

Essas são algumas formas de incluir provas sociais na estratégia de marketing do seu negócio. Conhece alguma outra? Me conta aqui nos comentários.

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Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

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3 Comentários

  1. Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse. Parabéns!

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