QR Codes? Como tirar proveito desta tecnologia em sua empresa offline.

Marketing de conteúdo | 8 Comentários

Ninguém duvida que estamos mais conectados. Seja sentado em frente ao PC, com um tablet em um evento ou com smartphone com 3G, a Internet está a cada dia mais presente. Porém, há algumas tecnologias que ajudam a criar uma ponte entre o mundo online e o offline de forma muito simples. Já falamos aqui no blog sobre o “Foursquare e os negócios locais” e hoje apresentarei mais uma alternativa que pode ser utilizada de várias formas.

O QR Code (QR significa Quick Response), por exemplo, nem é uma tecnologia tão nova assim, pois desde 1997 já existem indícios de padronizações desta tecnologia, mas ele ajuda a estabelecer esta conexão. Em linhas gerais, o QR Code é um código de barras 2D que permite o armazenamento de centenas de caracteres ou bytes, facilitando o armazenamento de informações em um pequeno espaço.

Para quem não conhece, um QR Code é representado (de acordo com seu conteúdo) assim:

QR Code

O que ele pode ter a ver com o seu negócio?

Uma das funcionalidades do QR Code, que pode ser utilizada na comunicação das empresas, é o fato dele poder armazenar links e textos. Assim, é possível criar um QR Code com um link do seu site ou Facebook, por exemplo, e colocá-lo na parede do seu bar, restaurante, salão de beleza ou em qualquer tipo de estabelecimento físico.

É aí que a ponte entre o seu negócio offline e o mundo online se estabelece. Pois, basta que o cliente tenha um leitor de QR Codes para que ele possa cair direto no seu link.      Obviamente, ele precisa ter acesso à Internet em seu celular, algo que você também pode fornecer, criando uma rede wi-fi.

Como fazer?

Há várias ferramentas que permitem a criação de QR Codes de forma muito simples. Uma das mais legais e bonitas é o SpotLike, que cria um código para a sua página no Facebook. Com alguns cliques é possível criar um cartaz com um código e uma mensagem para os seus clientes rapidamente.

Porém, se você não tem uma página no Facebook ou quer divulgar outra coisa, basta usar o Kaywa. Com esta ferramenta você cria um QR Code com um link, texto, número de telefone ou um SMS. Ambas as ferramentas são muito legais e criam algo simples, mas efetivo para divulgar a empresa onde seus consumidores estão.

Depois de criar, você precisa imprimir o código e colar em lugares estratégicos. Algumas sugestões são: mesas se você tem um restaurante, caixa, área de fumantes, recepção e outros lugares onde as pessoas ficam paradas aguardando pela prestação do serviço. Apesar de ser tão 1400, impressões ainda são importantes.

Outras formas de uso

Por ser fácil de fazer e oferecer uma informação direcionada, os QR Codes estão sendo usados de muitas formas. Uma das mais originais foi a utilização de QR Codes nas páginas do excelente livro “Marketing na Era Digital”, da Martha Gabriel. Em páginas em que a autora cita vídeos e links, o leitor encontra QR Codes que permitem o acesso, na hora, aos exemplos citados no livro. Genial! Além disso, há quem use QR Codes em cartões de visita, museus e muito mais.

Fonte: Novatec

Apesar de não serem esteticamente bonitos, os QR Codes podem desempenhar um papel muito importante em estratégias de comunicação. Pois com eles, você direciona o consumidor exatamente para algo que você quer que eles vejam. Assim, usando uma mídia não invasiva cria-se uma ponte entre suas estratégias offline e online.

Além do QR Code, há a Microsoft Tag, que desempenha papel praticamente idêntico. Porém, este assunto “rende” e será tratado no próximo post. Até lá!

VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.