Redes Sociais: a panaceia

Redes Sociais | 4 Comentários

De acordo com o dicionário Aulete, panaceia significa “remédio contra todos os males”. O aumento da popularidade das redes sociais está criando o efeito panaceia na cabeça de muitos médios e pequenos empresários. O fato de muitas empresas estarem usando as redes sociais para divulgar seus produtos, criou uma corrida contra o tempo na rotina destes, onde sem se quer raciocinar, querem porque querem ter um Twitter, um Facebook ou Orkut.

Não é incomum chegarem emails a minha caixa postal de pessoas que querem fazer a “ativação web”, seja lá o que isso signifique. Entrar de qualquer jeito nas redes sociais parece ser a cura para todos os males da empresa, pois assim vamos ter milhares de pessoas retuitando nossas promoções, pessoas falando sobre a marca, divulgando nossos produtos e tudo de graça. É lindo! Aham, senta lá.

A moda

Todos sabem que tudo está girando em torno das redes sociais. Parece que a empresa não está completa se não ter uma conta no Twitter. Entretanto, as redes sociais não vão resolver seus problemas, talvez até criem mais. Se sua empresa não possui um bom atendimento, gerenciamento de pessoas, preço, posicionamento no mercado ou não respeita o consumidor, as redes sociais não vão resolver isso.

Aliás, pode ser que você tenha tudo isso, mas já vi empresas ótimas, que só têm coisas boas a oferecer, não terem nenhum resultado com as redes sociais. A empresa participa de várias redes, mas fala sozinha. Será que a pessoa que gerencia as redes sociais não sabe fazer isso? Pode ser que sim, mas o fato é que por mais correta que seja a participação desta empresa, as pessoas estão saturadas de informação. Além disso, se elas querem encontrar seu produto, fazem uma busca, por exemplo.

Não sou a dona da verdade e você pode não concordar com tudo o que falei. Porém, o fiz de acordo com as minhas experiências. O tão batido planejamento, fugir das “agências sobrinho”, e melhorar o máximo possível o seu produto ou serviço, podem ajudar a ter excelentes resultados nas redes sociais. Porém, de nada adianta apostar todas as fichas no marketing, se seu quintal está uma bagunça. Vá com calma, planeje, inove, avalie os prós e contras da sua participação nas redes sociais. Se seu produto é bom, talvez ninguém repare que você não tem Twitter ou Facebook.

 

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