Facebook muda a regra dos 20% de texto em imagens

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Até pouco tempo, o motivo n°1 para um anúncio ser reprovado no Facebook era não respeitar a regra dos 20% de texto nas imagens. Isso mesmo, ERA! Agora, para a alegria de muitos, o Facebook mudou esta regra de texto.

Isso não significa que ela não existe mais. Ela ainda é aplicada, mas sofreu algumas mudanças importantes para quem faz anúncios com imagens para Facebook.

SAIBA MAIS SOBRE A NOVA REGRA DE TEXTO EM IMAGENS DE ANÚNCIOS NO FACEBOOK

É isso mesmo, você pode esquecer a Ferramenta de Grade Facebook que funcionava para estimar a quantidade de texto em imagens de anúncios. Nessa ferramenta, você podia verificar se a sua imagem estava dentro dos padrões solicitados pelo Facebook, e também se o seu anúncio seria aprovado ou reprovado para rodar.

O fato de usar uma imagem que ultrapassasse esse limite de porcentagem de texto poderia reprovar a sua campanha ou até mesmo bloquear a sua conta. Diversas pessoas, infelizmente, sofreram com essas penalidades.

O QUE MUDOU NA REGRA DE 20% DE TEXTO NO FACEBOOK?

Uma coisa importante para você saber é que estas regras se aplicam apenas as imagens utilizadas em anúncios. Posts que você fizer em sua página, que não forem utilizados para anúncios, não estão sujeitos a estas regras.

No lugar desta ferramenta, surgiu um guia visual mais moderno e fácil de entender. Esse guia vai classificar suas peças em categorias que definirão o alcance que a publicação pode ter.

São 4 categorias, vamos conhecer um pouco mais de cada uma delas:

  • Texto da Imagem: OK
  • Imagens para Facebook classificadas como OK terão os anúncios rodando perfeitamente e alcançando a maior quantidade de pessoas possível. Isso porque, é o estilo de imagem que o Facebook recomenda, ou seja, com pouco, ou nenhum, texto.regra de texto img_cp_post_regra_20%_01
  • Texto da Imagem: Baixo
    Neste caso, o seu anúncio já terá o alcance um pouco prejudicado. O Facebook considera a sua imagem com texto além do que o recomendado, mas continua entregando seus anúncios.
    regra de texto img_cp_post_regra_20__02
  • Texto da Imagem: Médio
    Anúncios com imagens classificadas na categoria “Médio” irão atingir menos pessoas que o ideal. Dependendo do seu objetivo com o anúncio, é melhor mudar a peça!
    regra de texto img_cp_post_regra_20__03
  • Texto da Imagem: Alto
    No caso de sua imagem ser classificada com alto índice de texto, o Facebook não irá exibir o seu anúncio ou você irá alcançar um público bastante restrito. Se possível, considere sempre alterar a imagem. Afinal, você irá desembolsar uma quantia para patrocinar um anúncio que quase não será visualizado.
    regra de texto img_cp_post_regra_20__04

Basicamente, quanto menor a quantidade de texto, mais público você conseguirá atingir com seu anúncio. Então, ainda vale muito a pena cuidar com a quantidade de texto em suas imagens e testar elas no guia visual antes de patrocinar.

COMO O FACEBOOK ANALISA OS ANÚNCIOS COM VÍDEO?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona a análise da porcentagem de texto nos anúncios com vídeo.

Nesse caso, o Facebook analisa apenas a miniatura do vídeo (a thumb da imagem). Se no momento de fazer o upload você configurar uma miniatura que respeite a regra dos 20%, mesmo que seu vídeo tenha várias informações em texto, ele será aprovado normalmente.

VOCÊ SABE O QUE NÃO É CONSIDERADO TEXTO?

Muitas vezes é difícil manter a sua imagem na categoria OK. Afinal, qualquer logo com texto, independentemente do tamanho, é considerada pela ferramenta. Assim como imagens com marcas d’água e números.

Então, confira algumas exceções. São casos nos quais a política do Facebook não conta como texto na imagem:

  • Imagens de produtos que incluam texto no produto real, como por exemplo: pôsteres de filmes, capas de livros, capas de CDs e embalagens;
  • Textos inseridos em imagens de aplicativos e jogos;
  • Texto jurídicos;
  • Infográficos;
  • Capas de revistas e jornais.
VALE LEMBRAR QUE ESTA REGRA DE TEXTO TAMBÉM VALE PARA ANÚNCIOS NO INSTAGRAM E NO AUDIENCE NETWORK.

Você já teve problemas com excesso de texto em algum dos seus anúncios? Conta aqui nos comentários!

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A regra de texto em imagens para o Facebook é uma das especificações para quem quer anunciar e conquistar mais clientes com a rede social.

Se você está começando a anunciar e quer saber mais sobre anúncios no Facebook, leia:

COMO ANUNCIAR NO FACEBOOK – GUIA PARA INICIANTES

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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148 Comentários

  1. Este é um grande problema para mim pois eu divulgo meu trabalho e eu sou poeta, preciso colocar texto nas imagens de qualquer forma. Alguma dica ou sugestão do que eu posso fazer?

  2. Boa tarde Camila
    No meu caso, fiz o anuncio ficou algumas horas no ar e depois bloquearam. O anuncio era para 05 dias (R$ 50,00), mas não teve o alcance esperado e o mesmo não está sendo impussionado. Aparece um valor gasto de R$ 4,06 do total de R$ 50,00.
    Gostaria de saber se, serei cobrado em R$ 4,06 ou em R$ 50,00? Obrigado!

  3. Boa tarde Camila
    No meu caso, fiz o anuncio ficou algumas horas no ar e depois bloquearam. O anuncio era para 05 dias (R$ 50,00), mas não teve o alcance esperado e o mesmo não está sendo impussionado. Aparece um valor gasto de R$ 4,06 do total de R$ 50,00.
    Gostaria de saber se, serei cobrado em R$ 4,06 ou em R$ 50,00? Obrigado!

    1. Oi, Vanessa.

      O Facebook faz algum aviso para você?
      Provavelmente isso pode acontecer por você usar logo ou falar de outras marcas no post. Você faz isso?

      #equipecamilaporto

    1. Oi, Vanessa.

      O Facebook faz algum aviso para você?
      Provavelmente isso pode acontecer por você usar logo ou falar de outras marcas no post. Você faz isso?

      #equipecamilaporto

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