5 Dicas Para Elaborar Uma Estratégia de SEO Eficiente

 Em SEO

Não tem jeito: para o seu site obter maior destaque no Google e deixar a concorrência para as últimas páginas de busca, elaborar uma estratégia de SEO eficiente é fundamental.

Neste post, separei 5 técnicas que ajudam a otimizar os seus conteúdos, o que faz com que eles apareçam bem no ranking de pesquisas em qualquer buscador.

Por que é importante investir em SEO? Porque mais pessoas acessam a sua página e conhecem os seus produtos ou serviços. E o melhor é que muitas delas se transformam em clientes ou leitores assíduos.

Estratégia de SEO Eficiente

1. Defina seu público-alvo

O primeiro passo para elaborar uma estratégia de SEO eficiente é definir o seu público-alvo de uma forma precisa.

Um dos métodos mais eficientes para isso é responder a pergunta: para quem você deseja aparecer?

No Marketing Digital, esse consumidor hipotético é chamado de Persona e é para ele que suas ações serão dirigidas.

Para isso, você deve conhecer todas as suas características, dando especial atenção àquelas relacionadas ao produto e serviço que disponibiliza, como comportamento dos seus visitantes e suas necessidades.

2. Identifique o momento certo para apresentar seu conteúdo

Você precisa identificar como seu produto ou serviço podem ser úteis para sanar as necessidades de sua Persona, de acordo com as informações que conseguiu levantar sobre ela. Com isso, utilizará a segunda técnica fundamental para elaborar uma estratégia de SEO eficiente:

definir o momento de busca do seu público

O que isso significa na prática é: quando uma pessoa encontrar seu conteúdo, ele precisa se apresentar de duas formas. A mais importante é que ele traga informações que ajudarão na decisão de compra dessa pessoa.

Em linhas gerais, seu conteúdo vai ajudar a apresentar o que você vende e ajudar as pessoas a terem mais informações sobre se é realmente aquilo que elas precisam para resolver o problema que elas têm.

O segundo objetivo principal, depois de ajudar na tomada de decisão, é direcionar as pessoas para a compra.

Dependendo das palavras que as pessoas usam para pesquisar sobre a solução do problema, elas podem estar mais ou menos adiantadas na jornada de tomada de decisão.

Por exemplo, uma pessoa que pesquisa por “curso de marketing digital” está buscando conteúdos genéricos sobre o tema. Já quem busca por “curso de anúncios no facebook” já está bem decidido sobre o que deseja.

3. Encontre as palavras-chave relacionadas ao seu projeto

A estratégia de SEO deve ser elaborada também baseada em palavras-chave, pois é por meio delas que a página é localizada. Para atrair mais visitantes ao seu site de forma orgânica, aposte naquelas que são mais procuradas e que tenham a ver com seus projetos e objetivos.

Utilizar ferramentas auxilia nessa tarefa, como é o caso do Google Trends.

Baseado nessa pesquisa, você pode delimitar os temas dos conteúdos e estruturá-los adequadamente de forma que os termos escolhidos apareçam pelo menos três vezes na página.

Seja no texto, no título, elementos HTML (como em descrições de imagens) e meta-description, um “resumo” do seu conteúdo que aparece no Google.

curso de anuncios no facebook -mets-description-Estratégia de SEO

4. Faça conteúdos bem estruturados

Os buscadores possuem sistemas de avaliação automáticos que consideram diversos fatores para ranquear as páginas. Entre eles, estão a relevância do assunto e a qualidade geral da página e do site.

Além de investir em um bom design, com imagens e um layout legal no seu site, é fundamental que os conteúdos publicados sejam bem escritos, demonstrando que sua empresa domina o tema.

Você pode postá-los com frequência e, sempre que possível, colocar links para outros assuntos do seu site.

Isso faz com que as pessoas fiquem mais tempo navegando na sua página e que ela seja linkada por outros endereços, o que aumenta a sua notoriedade e valorização perante o Google. Em linhas gerais:

  • Invista em uma boa navegação em seu site, com um visual agradável e intuitivo;
  • Poste conteúdo com frequência;
  • Link outros textos em posts já existentes, assim as pessoas passam mais tempo em seu site.

5. Identifique as áreas do site a serem otimizadas

Uma boa estratégia de SEO está baseada em fazer com que o site como um todo seja valorizado pelos mecanismos de busca. O sucesso dessa ação depende da identificação adequada de todas as áreas que necessitam ser otimizadas.

Essa tarefa não deve apenas obedecer a regras técnicas, mas também precisa estar de acordo com o perfil e comportamento de sua Persona.

Algumas plataformas de SEO ajudam a obter uma análise precisa sobre o desempenho das páginas, apontando possíveis problemas. Uma das mais recomendadas é a moz.com, mas existem outras que você também pode utilizar.

Com algumas ferramentas, você obtém um panorama das áreas que devem ser melhoradas e como pode fazer isso baseado em seu público-alvo e palavras-chave previamente definidas.

Continue no Blog:

Agora que você já sabe criar uma estratégia de SEO no Google, minha dica é que você aprenda a criar uma estratégia de SEO na sua página do Facebook. Leia o post:

SEO NO FACEBOOK: VÍDEO DE DICAS E COMO FAZER

QUER MAIS?

Descubra como usar todo o potencial das redes sociais para o seu negócio e bombar a sua empresa na internet.

Assista à aula gratuita sobre Os 3 Pilares para o Sucesso nas Redes Sociais.

Nessa aula ensino como começar HOJE mesmo a criar anúncios, conteúdos e a atrair mais clientes e fãs para o seu negócio!


Artigos Relacionados
6 comentários