Significado das cores e sua influência no marketing

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Entenda como o significado das cores pode influenciar a decisão de compra de seus clientes e sua estratégia de marketing

De acordo com o site Grasshoper, 93% dos clientes tomam decisões de compra com base na aparência visual. Por esse motivo, é essencial você entender o significado das cores na hora de fazer seu site, os conteúdos das redes sociais e até mesmo a marca da sua empresa.

Significado das cores: Conceito

Existem centenas de pesquisas e estudos sobre o significado de uma mesma cor em diversas áreas da nossa vida. É claro que no marketing isso não poderia ser diferente. Não é a toa que muitas marcas são reconhecidas pelas suas cores.

Empresas como Coca-Cola, Nubank e Facebook sabem muito bem o significado das cores e as usam a seu favor. Garanto que ao ler esses nomes você automaticamente pensou nas cores de cada uma das marcas.

Você achava que essas marcas escolheram suas cores aleatoriamente? Achou errado! As cores aumentam em 80% o reconhecimento de uma marca e isso está diretamente ligado à confiança do consumidor.

Esse infográfico da We Do Logos mostra o contexto do significado das cores com várias empresas famosas no mundo inteiro:

significado das cores

A Psicologia das Cores

A Psicologia das Cores estuda qual é a consequência que cada cor causa no cérebro. Segundo essa ideia, cada cor possui um significado. Por esse motivo, podem provocar diferentes emoções no seu público.

Além disso, as cores podem representar culturas e serem capazes de incentivar ações. Por isso, separamos abaixo os principais significados das cores mais usadas:

Significado da cor Amarela:

Otimista e jovem. É uma cor que incentiva o consumo, principalmente relacionado a comida. Usada para prender a atenção;

Significado da cor Vermelha:

Energia, paixão, ação e atenção. Essa cor está relacionada ao movimento e encoraja o apetite. Aumenta a frequência cardíaca, cria a sensação de urgência e é muito visto em liquidações;

Significado da cor Azul:

Segurança, limpeza, intelecto e tranquilidade. Cria a sensação de confiança e é muito visto em sites de tecnologia, bancos e negócios. Pode representar conservadorismo e tradição e aumentar a produtividade;

Significado da cor Verde:

Saúde, frescor, responsabilidade e riqueza. É a cor que os olhos processam com mais facilidade. Usado para ajudar no relaxamento em lojas. Remete à natureza, orgânico e  responsabilidade social;

Significado da cor Laranja:

Alegria, confiança e cumplicidade. Cria o apelo à ação (call to action) para inscrições, compras e vendas, pois incentiva compras impulsivas;

Significado da cor Rosa:

Desejo, sensibilidade, beleza, romance e feminilidade. Muito usado para divulgar produtos direcionados para as mulheres;

Significado da cor Roxo:

Criatividade, espiritualidade, mistério e sabedoria. É usado para acalmar e tranquilizar, pois traz sensação de bem-estar. Incentiva a criatividade;

Significado da cor Preta:

Moderno, simples, forte, poderoso e luxuoso. Representa força e luta, além de sofisticação e luxo. Normalmente usado para divulgar produtos de luxo;

Significado da cor Marrom:

Maturidade, seriedade, aconchego e estabilidade. É a cor mais usada para demonstrar experiência e remete a natureza;

Significado da cor Branca:

Calma, equilíbrio, pureza e limpeza. Conhecida por todos por ser a cor da paz, também cria visuais limpos e minimalistas.

SIGNIFICADO DAS CORES NO MARKETING

Quando se faz marketing, demonstrar a emoção pode ser decisivo no momento do cliente comprar algum produto ou serviço. Além disso, é indispensável considerar que os consumidores dão importância para a funcionalidade e aparência do site quando vão às compras.

O site QuickSprout publicou um post completo com vários dados interessantes sobre a psicologia das cores. Voltados principalmente para quem vai fazer ou mudar o seu site ou ecommerce.

Então, resolvemos poupar o seu inglês e também o seu tempo, e trazer aqui as informações mais relevantes sobre os estudos do significado das cores no marketing digital, principalmente na hora da decisão de compra online.

Alguns dados importantes para se levar em consideração:

– Vários estudos sobre psicologia das cores sugerem que clientes fazem um julgamento subconsciente sobre um produto 90 segundos após a visualização inicial. Até 90% dessa avaliação é baseada apenas na cor;

– 85% dos compradores colocam a cor como a principal razão pela qual compram um determinado produto;

– As cores não são universais por natureza. As que atraem na América do Norte são diferentes daquelas que atraem na Índia, por exemplo. Por isso é importante sempre testar;

– Os psicólogos sugeriram que a impressão da cor pode ser responsável por 60% da aceitação ou rejeição de um produto ou serviço;

– A cor não é o único elemento que influencia o comportamento do consumidor. Para os compradores online, o design, os termos que estão moda e a conveniência também afetam a necessidade de fazer compras.

Alguns exemplos de como saber o significado das cores, fez a diferença:

– A Performable, uma plataforma de email marketing que foi adquirida pela HubSpot, teve um aumento de 21% nas conversões. O que eles fizeram? A empresa simplesmente mudou a cor do botão de chamada para ação de verde para vermelho;

– A empresa Heinz mudou a cor de seu ketchup exclusivo de vermelho para verde e vendeu mais de 10 milhões de garrafas nos primeiros 7 meses, resultando em vendas de US$ 23 milhões;

– A Ript Apparel aumentou em 6,3% suas vendas alterando a cor do botão de compra de verde para amarelo;

– Um estudo descobriu que os leitores de revistas reconhecem os anúncios coloridos com 26% mais frequência do que os anúncios em preto e branco.

Lógico que não estamos dizendo para você mudar já suas cores de vermelho para verde ou de verde para amarelo como essas empresas fizeram. Antes dessas alterações, essas empresas fizeram testes com o público dos seus sites.

Por isso, é importante ressaltar que só saber o significado das cores e usá-las a seu favor não será garantia de aumento de vendas ou inscrições. Primeiro, você precisa conhecer sua persona e depois fazer testes para entender como eles “funcionam” e quais produzem melhores resultados.

SIGNIFICADO DAS CORES: FERRAMENTAS ÚTEIS

Agora que já explicamos um pouco sobre o significado das cores e a sua importância para o seu negócio, separamos alguns sites e ferramentas úteis que vão te ajudar a escolher não só a cor principal, mas as que mais se combinam entre si também.

1. TESTE: QUAL DEVE SER A COR DA SUA MARCA?

Mesmo depois de ler as informações sobre o significado das cores, você está com dificuldades de escolher ao certo qual cor usar no seu ecommerce, por exemplo?

Bom, o site Grasshoper vai te dar uma ajudinha! Ele criou um teste de apenas 7 perguntas para te auxiliar a determinar quais cores são as certas para sua empresa.

Para fazer o teste, clique aqui. O site é em inglês, mas você pode utilizar o recurso de tradutor de sites do seu navegador.

2. COLORZILLA

É um plugin disponível para os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox que grava uma cor de um site que você esteja navegando e gostou.

Para instalar o plugin, de acordo com seu navegador, clique aqui.

3. ADOBE COLOR, PALETTON E COLOUR LOVERS

Além de saber o significado das cores para o seu site e conteúdos, é interessante saber quais cores harmonizam melhor entre elas.

Para isso, indicamos esses 3 sites que fornecem paletas prontas baseado na cor principal que você escolheu.

Os sites são em inglês, mas são de fácil compreensão. Caso seja necessário, sempre utilize o tradutor do seu navegador.

Para acessá-los, clique no nome da ferramenta nesse tópico.

4. COLOURCODE

Outra opção de site com cores como os do item anterior, porém nele você tem acesso a cores aleatórias. O diferencial é que ele tá dá o código RGB instantaneamente.

Para acessá-lo, clique aqui.

QUER SE APROFUNDAR MAIS SOBRE O SIGNIFICADO DAS CORES?

LIVRO: PSICODINÂMICA DAS CORES EM COMUNICAÇÃO – MODESTO FARINA, CLOTILDE PEREZ E DORINHO BASTOS

Existem muitos materiais online que podem te ajudar a entender mais a fundo o significado das cores. Hoje vamos indicar um livro que abrirá as portas desse mundo pra você, com linguagem fácil e didática.

No livro Psicodinâmica das cores em comunicação, os autores explicam desde o processo da visão e os efeitos fisiológicos das cores, até a semiótica da cor. É um material fundamental para a criação de produtos, embalagens, logotipos, cartazes, comerciais, anúncios e até mesmo ambientes com atmosferas adequadas.

Para adquirí-lo no site da Amazon, clique aqui.

Agora que você já sabe um pouco sobre o significado das cores e como elas podem ajudar no seu site e redes sociais, conta aqui nos comentários qual é a cor da sua marca?

Tags:
  • social sell
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